Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente

Imagem ilustrativa divulgação internet

A escolha da bolsa ideal contribui para uma postura adequada reduzindo os problemas e dores na coluna.

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que 80% da população terá dor nas costas durante a vida, sendo fundamental minimizar esses riscos com costumes adequados. 

Segundo o órgão, os motivos mais frequentes desses problemas são predisposição genética, má postura, falta de atividade física, excesso de peso, trepidação e problemas psicológicos, como estresse.

A seguir, saiba a influencia da bolsa feminina na coluna e como evitar danos que causem dores nas costas.


Quais danos podem acometer a coluna?

A coluna é dividida em quatro partes e, por aguentar o peso do corpo, está mais vulnerável a problemas relacionados com má postura e excesso de peso, que pode ser causado por obesidade, bolsa pesada e outros. As estruturas da coluna e os problemas mais comuns são:

cervical: a lordose é uma curvatura normal do corpo causada pelo movimento da coluna, entretanto a hiperlordose, que deixa a região do pescoço e cabeça acentuada deve ser corrigida;

torácica: carregar o peso sempre do mesmo lado provoca a hipercifose, que é quando a coluna fica torta. O problema pode provocar dor e desalinhar os ombros;

lombar: um dos problemas mais sérios é a hérnia de disco, quando faz o disco sair do lugar e pressionar as raízes nervosas;

sacrocóccix: a parte final da coluna que pode causar dores intensas principalmente quando fica sentada em uma superfície dura por longos períodos. 

Dados os diversos problemas que podem acometer a coluna e a gravidade deles é preciso ficar atenta a todos os fatores que podem influenciar o surgimento deles, inclusive o excesso de peso na bolsa.


O que acontece ao carregar uma bolsa muito pesada?

Hábitos ruins, em geral, proporcionam consequências negativas para a saúde e para o corpo e carregar uma bolsa pesada, que não seja ideal e de forma errônea também causa danos à saúde, principalmente à coluna. Veja quais são eles!


Passada desequilibrada

A passada, também chamada de marcha, que é como os braços e pernas movimentam-se enquanto você caminha é um elemento importante para o equilíbrio do corpo. 

O uso de uma bolsa em um dos ombros impede o movimento do braço, de forma a balançar mais o outro e descompassar o ritmo natural da passada.


Problemas musculares

Ao carregar o peso da bolsa em um dos ombros causam-se problemas na postura. É comum que a bolsa seja usada no lado dominante (direito para destros), mas esse peso causa o aumento e enrijecimento do músculo trapézio, causando o crescimento de um lado em relação ao outro.

Essa assimetria na postura provoca uma carga na coluna que faz com que ela tente compensar o peso provocando espasmos no lado oposto. De acordo com a intensidade e recorrência, pode haver consequências para a lombar e o sacro.

Outra consequência dessa situação é afetar os músculos da base do pescoço, provocando dor e rigidez, e podendo resultar, inclusive, na deformação da curvatura do pescoço.


Dor de cabeça

Essa carga pesada nos músculos, provocando tensão, pode resultar em dores de cabeça que têm início na parte posterior do crânio e estende-se até à parte frontal.


Como evitar os danos na coluna causados pela bolsa?

Os danos na coluna podem ser evitados com a escolha de uma bolsa mais apropriada para quem tem dores. Mesmo se você não tiver esses problemas é importante atentar-se às dicas para evitar o surgimento deles. Confira!


Peso da bolsa

O indicado é que uma bolsa ou mochila não tenha um peso superior a 10% do peso da pessoa. Dessa forma, se você tem 60kg a sua bolsa deve ter no máximo 6kg (no máximo, ok?).
Assim, uma opção é escolher uma bolsa com um material mais leve, como tecido, para que depois de colocar seus itens pessoais ela não fique mais pesada que o indicado.


Alça

A alça é um aspecto determinante no conforto proporcionado pela bolsa para a coluna e na postura. O ideal é optar por uma alça mais larga e que assim distribui melhor o peso, sem machucar o pescoço.
Outro aspecto é que alça seja comprida. Bolsas curtas prejudicam o movimento dos braços e as muito compridas os quadris. Assim, escolha a bolsa que fique na altura correta para não interferir na passada. 


Troque o lado

Uma bolsa com alça transversal é bastante indicada, pois permite dividir o peso no corpo, não concentrando a carga em apenas um dos lados. Ela também é indicada por permitir a troca de lado com frequência. 

Independentemente do modelo usado, alterne o lado da bolsa evitando a sobrecarga. Quando possível, opte por uma mochila, pois ela permite dividir o peso igualmente nos ombros.


Não use o celular enquanto caminha

Atualmente, as pessoas alegam não ter tempo para nada, o que motiva o uso do celular mesmo enquanto caminha. Além do risco de acidentes, abaixar a cabeça para digitar é um dos motivos que causa a deformação na curvatura do pescoço, podendo eliminá-la completamente.

Dessa forma, é imprescindível ter cuidado com a escolha da bolsa ideal e tomar as precauções necessárias para evitar que uma definição errada ou um uso incorreto desse acessório prejudique, até permanentemente, a coluna.

Caso sinta dores recorrentes na coluna, principalmente há mais de dois meses, deve-se procurar um ortopedista para realizar um exame de imagem da região para verificar os motivos do problema. Nesses casos, o uso da telerradiologia pode viabilizar um diagnóstico mais rápido para dar início imediato ao tratamento.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Comente este artigo

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops