Imagem Ilustrativa

Na superfície, parece um momento terrível para as grandes potências militares do mundo negociarem um acordo sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço.

No mês passado, o chefe da ONU, Antonio Guterres, advertiu que a arquitetura do desarmamento global estava "entrando em colapso", citando vários fracassos diplomáticos, incluindo a decisão de Washington de cancelar um tratado crucial de armas nucleares com a Rússia.

Enquanto isso, o Pentágono elaborou planos para uma nova "Força Espacial" sob as ordens do presidente dos EUA, Donald Trump, que declarou o espaço como um "domínio de guerra".

Apesar dos ventos contrários, especialistas de 25 países - incluindo China, Rússia e EUA - abrem uma reunião de 10 dias em Genebra na segunda-feira, com o objetivo de estabelecer as bases para um tratado que mantenha o espaço pacífico.

Mesmo contra o sombrio cenário diplomático, especialistas dizem que pode haver razões para otimismo.

"Espero não estar apenas nos dando vontade, mas vejo algumas iniciativas positivas contra esse cenário sombrio", disse Paul Meyer, ex-embaixador do desarmamento do Canadá e especialista em segurança espacial na The Simons Foundation, em Vancouver.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee