A Inteligência emocional (EQ ou EI) é um dos mais fortes indicadores de sucesso nos negócios. Por quê? 

EQ não é apenas a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções, mas também a capacidade de reconhecer as emoções dos outros. 

Este estudo da Johnson & Johnson mostrou que os funcionários com maior desempenho na força de trabalho também eram aqueles que exibiam uma inteligência emocional mais alta. 

E de acordo com o Talent Smart, 90% dos funcionários de alto desempenho no local de trabalho possuem EQ alto, enquanto 80% dos de baixo desempenho têm baixo EQ. 

Simplificando, sua inteligência emocional é importante.

Algumas pessoas muitas vezes me vêm frustrados com seus gerentes, prontos para desistir por causa do mau relacionamento que têm com seu chefe. 

O que está acontecendo, geralmente esses líderes não estão demonstrando altos níveis de inteligência emocional. 

Não deixe que seja você!

Aqui estão cinco maneiras de desenvolver sua inteligência emocional.

1. Gerenciar suas emoções negativas. Quando você consegue gerenciar e reduzir suas emoções negativas, é menos provável que você fique sobrecarregado. Mais fácil falar do que fazer, certo? Tente o seguinte: se alguém estiver incomodando você, não tire conclusões precipitadas. Em vez disso, permita-se olhar a situação de várias formas. Tente olhar para as coisas de maneira objetiva, para que você não fique irritado com a facilidade. Pratique a atenção plena no trabalho e observe como sua perspectiva muda.

2. Esteja atento ao seu vocabulário. Concentre-se em se tornar um comunicador mais forte no local de trabalho. As pessoas emocionalmente inteligentes tendem a usar palavras mais específicas que podem ajudar a comunicar as deficiências e, em seguida, trabalham imediatamente para resolvê-las. Teve um encontro ruim com seu chefe? O que fez tão ruim, e o que você pode fazer para corrigi-lo da próxima vez? Quando você consegue identificar o que está acontecendo, você tem uma probabilidade maior de resolver o problema, em vez de apenas pensar nisso.

3. Pratique empatia. Centrar-se em pistas verbais e não verbais pode lhe dar uma visão inestimável dos sentimentos de seus colegas ou clientes. Pratique o foco nos outros e ande em seus sapatos, mesmo que apenas por um momento. Declarações empáticas não justificam um comportamento inaceitável, mas ajudam a lembrá-lo de que todos têm seus próprios problemas.

4. Conheça seus estressores. Faça um balanço do que o estressa e seja proativo em ter menos dele em sua vida. Se você sabe que checar o e-mail do seu trabalho antes de ir para a cama o deixará em uma pirueta, deixe-o pela manhã. Melhor ainda, deixe para quando chegar ao escritório.

5. Recupere-se da adversidade. Todo mundo encontra desafios. É como você reage a esses desafios que o colocam para o sucesso ou o coloca na faixa para o máximo no modo de fusão. Você já sabe que o pensamento positivo irá levá-lo longe. Para ajudá-lo a se recuperar da adversidade, pratique o otimismo em vez de reclamar. O que você pode aprender com essa situação? Faça perguntas construtivas para ver o que você pode tirar do desafio em questão.

A inteligência emocional pode evoluir com o tempo, desde que você tenha o desejo de aumentá-la. Cada pessoa, desafio ou situação enfrentada é uma excelente oportunidade de aprendizado para testar seu QE. Isso requer prática, mas você pode começar a colher os benefícios imediatamente.

Ter um alto nível de inteligência emocional lhe servirá bem em seus relacionamentos no local de trabalho e em todas as áreas de sua vida. Quem não gostaria disso?

Postagem Anterior Próxima Postagem


Increase Alexa Rank