Saudações Amados

Podem acreditar a U7 esta psicologicamente gravida?

E cachorra tem isso? É descobrimos que sim:

Também conhecida como pseudociese, a gravidez psicológica em cadelas é uma ocorrência bastante comum, e que pode acarretar em diversas complicações na vida das pets. 

Afetando mais da metade das cadelas não castradas, o problema pode acontecer, inclusive, em cachorras que nunca acasalaram; sendo que a fêmea que sofre com esta ocorrência uma vez tem grandes chances de passar pela situação em outras ocasiões.

Gerada em função de alterações hormonais no corpo do animal, a gravidez psicológica em cadelas pode ser explicada como um “engano” no organismo das fêmeas, desencadeando mudanças que afetam tanto a parte psicológica quanto a física do animal.

Embora o quadro seja mais comum em cachorras não castradas, ele também pode se desenvolver em fêmeas que forem castradas em um período de até três meses após o começo do cio, promovendo mudanças de comportamento que tornam a pet mais maternal e podem até influenciar o desenvolvimento do tecido mamário.

Variando em cada caso, os sintomas da gravidez psicológica em cadelas podem ser bastante leves – fazendo com que o quadro nem ao menos seja notado pelos donos da pet – ou graves; sendo que, em muitos casos, a cadela que desenvolve a pseudociese pode passar pelo problema de maneira recorrente, apresentando sinais da situação em todas as vezes que ocorre o cio, apresentando sintomas mais claros como leite nas mamas, adoção de objetos como se eles fossem filhotes, entre outros.


Como ocorre a gravidez psicológica em cadelas


A pseudociese começa a dar os seus primeiros sinais nas fêmeas entre dois e quatro meses após o fim do cio, quando é possível perceber comportamentos e sinais físicos alterados no animal. Mesmo sem ter acasalado, a cadela com gravidez psicológica passa a organizar ninhos pela casa, adotando objetos, brinquedos ou mesmo outros animais como se fossem suas crias.

Quase qualquer coisa pode ser adotada pela cadela como um filhote imaginário – desde um pedaço de pano até um bichinho de pelúcia, um brinquedo, uma bolinha ou o controle remoto da televisão – sendo que esse item específico passará a ser o foco de toda a atenção da fêmea, que encherá de carinhos e cuidados o “filhote” de sua escolha

Podendo se tornar bastante agressiva, a cadela passa a rosnar, avançar para cima e até morder seus próprios donos quando se aproximam do seu “ninho”; já que, para ela, os brinquedinhos e itens colocados em seu cantinho especialmente preparado são os seus filhotes, e devem ser protegidos a todo custo. Falta de apetite, agressividade, depressão e carência de contato físico também são sinais típicos nas cadelas com gravidez psicológica, assim como a posse e a proteção extrema e exagerada em relação aos objetos adotados como cria.

Além das mudanças psicológicas e comportamentais, sinais físicos também podem ser notados nesta fase, e muitas cadelas ficam com seus tecidos mamários mais desenvolvidos, chegando, inclusive, a produzir leite (fator que, em muitos casos, pode evoluir para problemas mais sérios, como tumores na região). Esse quadro também pode favorecer o aparecimento da endometriose e de inflamações graves nas camadas do útero da cadela, fazendo com que a fêmea canina tenha muitas dores e possa desenvolver complicações.

Na maioria dos casos, as fêmeas passam a retomar seu comportamento normal após cerca de duas semanas de “gravidez”; no entanto, há casos em que a ajuda medicamentosa ou até cirúrgica como a castração pode ser indicada e, como o tratamento varia de acordo com os sintomas da cada fêmea, não há uma fórmula correta que possa indicar se haverá essa necessidade e nem se a cadela em questão desenvolverá os sinais físicos e psicológicos da pseudociese de maneira recorrente.

Para saber mais sobre a gravidez psicologica em cadelas clique aqui.

Bem amados, primeiramente como de costume coloco a vida da minha cadela U7 nas mãos do Senhor nosso Deus e, será preparado então o que e como vamos fazer para superar e passar essa gravides psicologica da U7 sem que afete sua saúde no presente e no futuro.

Veja outros artigos da U7 em nosso blogue clicando aqui

Um forte abraço.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!



Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee