Beto Baterias Ermelino Matarazzo e Região

A bateria de automóvel é formada por seis pilhas ou células eletroquímicas ligadas em série de 2 volts cada, o que significa que ela possui uma força eletromotriz de 12 V.

Essa bateria automotiva é também chamada de acumulador ou bateria de chumbo, isso porque ela é formada por placas de chumbo metálico intercaladas com placas de chumbo revestidas de óxido de chumbo IV (PbO2) e separadas por papelão ou plástico. Essas duas placas estão mergulhadas em uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) de 30% em massa. Por essa razão, essa bateria também é denominada de bateria de chumbo-ácido.

As placas de chumbo metálico (Pb) constituem o ânodo ou polo negativo da bateria, o que significa que elas sofrem oxidação, perdendo elétrons, conforme a semirreação a seguir:

Semirreação do ânodo: Pb +HSO41-+ H2O ↔ PbSO4 + H3O1+ + 2e-

Por outro lado, as placas de chumbo revestidas de óxido de chumbo IV (PbO2) compõem o cátodo ou polo positivo da bateria. Elas recebem os elétrons perdidos pelas placas de chumbo metálico e reduzem-se:

Semirreação do Cátodo: PbO2 + HSO41-+ 3H3O1+ + 2e-↔ PbSO4 + 5 H2O

Na bateria de automóvel, o conector positivo fica ligado ao negativo e assim por diante, o que caracteriza uma bateria montada em série. Os conectores das extremidades fornecem a ddp (diferença de potencial) mencionada (12 V).

Portanto, a equação global (soma das equações parciais) dessa bateria de carro, em que a energia química é transformada em enegia elétrica, é dada por:

Reação global: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O

Essas reações correspondem à descarga da bateria, mas elas são reversíveis, bastando apenas aplicar uma corrente elétrica contínua e uma diferença de potencial que inverta os polos, tendo em vista que as reações reversíveis não são espontâneas e a ddp é negativa. 

Isso pode ser realizado por meio de um dínamo ou alternador do automóvel. 

As baterias recarregáveis são chamadas de baterias secundárias.



Trabalhamos com as melhores marcas!

Teste grátis: Alternador e Bateria

Whatsapp 11 95949 0634

Av. Danfer 239 - Jardim Danfer

Inscreva-se no Perfil Oficial do Administrador do SHD no Youtube, Não esqueça de clicar no SININHO para receber notificações de novos vídeos, deixe seu like e junte-se a Nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee