O amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, é parente do feijão, lentilha, ervilha etc. 



Iremos explorar a seguir os benefícios do amendoim, mostrando as propriedades para saúde e boa forma.


O nome científico da planta que produz o amendoim é Arachis hypogaea. Ela é nativa da América do Sul e cultivada desde a antiguidade, quando era muito importante para a dieta de populações nativas na América do Sul e no México, como os astecas. O amendoim se tornou bastante popular em todo o mundo quando passou a ser cultivado em larga escala nos Estados Unidos, no século XIX.

Neste artigo abordaremos os benefícios do amendoim para a saúde humana, quais as suas principais propriedades e para que serve.


Para que serve o amendoim?


O amendoim pode ser consumido de várias formas e vêm ganhando espaço no mercado na forma de pasta ou manteiga de amendoim. Como petisco pode ser consumido torrado e salgado ou sem sal. Pode ser adicionado a saladas e receitas doces e também salgadas, como por exemplo o frango xadrez, um prato oriental que leva amendoim.

A pasta de amendoim pode ser consumida com pão (o sanduíche de pasta de amendoim é extremamente popular nos Estados Unidos), em diversos tipos de receitas doces como recheios de bolos e tortas, cookies, sorvetes e misturada com banana e outras frutas. Para quem treina e consome whey protein, a combinação da proteína com a pasta de amendoim também é muito boa, algumas marcas inclusive já comercializam a pasta de amendoim incrementada com a proteína do soro do leite.

A partir do amendoim é também extraído o óleo de amendoim e pode ser produzido um tipo de farinha.


Quais as propriedades do amendoim?


O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas. Por ter grande proporção de gorduras o amendoim pode ser considerado um alimento com perfil calórico alto.

Uma porção de 100g de amendoim fornece cerca de 560 calorias, sendo distribuídas da seguinte forma: 49 g de gorduras, 26 g de proteínas e apenas 16g de carboidratos. Entre as gorduras, a maioria é monoinsaturada (52%), as poli-insaturadas são 33% e as saturadas 15%. O amendoim não contém colesterol.

O amendoim ainda é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis.



Veja também:
Quais os benefícios do amendoim

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee