Imagem divulgação internet

Você entra em um obra e começa a perceber que as pessoas que estão trabalhando usam capacetes com cores diferentes. 

O que isso significa? 

A norma regulamentadora 06 é responsável pela normatização do uso do EPI (Equipamento de proteção individual) onde considera-se EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Por isso, o capacete é considerado um EPI e portanto é obrigatório nas seguintes circunstâncias (item 6.3 da NR-06):

 a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; 

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; 

c) para atender a situações de emergência.


Existe uma norma regulamentadora padronizada pela CIPA para as cores dos capacetes na construção civil.

– Engenheiros: Capacete Cinza /  Branco com 3 ranhuras

– Mestre-de-Obras, Encarregados: Capacete Branco

– Pedreiro: Capacete Azul

– Serventes e Operários: Capacete Verde

– Carpinteiros de Forma: Capacete Vermelho

– Eletricista: Capacete Laranja

– Técnico em Segurança do Trabalho: Capacete Preto

– Visitantes: Capacete Marrom / Amarelo

Este artigo é uma edição exclusiva para o News SHD: Seja Hoje Diferente. Caso deseje copiá-lo para publicar em seu blog, é necessário incluir o News SHD como fonte e fornecer um link para este artigo e não esqueça se puder contribuir ou retribuir com 50 centavos nos ajuda e nos incentiva a continuar.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee