Pensando a Modernidade: Filósofos e Ideias
Reprodução Divulgação Ilustração

Olá, amigos do Seja Hoje Diferente! Hoje vamos mergulhar no fascinante período da Filosofia Moderna, que abrange os séculos XV ao XVIII. 

Essa era foi marcada por uma profunda transformação no pensamento humano, culminando no estabelecimento da ciência tal como a conhecemos hoje.

Um nome que ecoa nessa época é o de René Descartes, considerado o pai da filosofia moderna por sua inovadora abordagem do método cartesiano. Com ele, surge a valorização da razão como ferramenta capaz de proporcionar respostas para as indagações humanas.

Dentro desse amplo espectro filosófico, diversas correntes se destacam, como o Humanismo, Cientificismo, Racionalismo, Empirismo e Iluminismo, cada uma trazendo suas próprias contribuições para o desenvolvimento do pensamento moderno.

Vamos explorar alguns dos principais filósofos desse período:

- Nicolau Maquiavel, autor de "O Príncipe", delineou uma visão da política que desassociava a moral do Estado da moral individual.

- Michel de Montaigne dedicou-se ao questionamento do comportamento humano e da educação.

- Francis Bacon é reconhecido como um dos pioneiros da ciência moderna, sua abordagem empirista contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento.

- Immanuel Kant, com seu idealismo transcendental, buscou conciliar o racionalismo e o empirismo, deixando um legado marcante na filosofia moderna.

- Montesquieu defendeu a separação dos poderes como forma de assegurar um sistema político mais equilibrado.

- Rousseau, um dos grandes pensadores iluministas, propôs a ideia do "bom selvagem", argumentando que a sociedade corrompe o homem.

- Voltaire, precursor da liberdade de expressão, criticou o poder absoluto e a influência da igreja na política.

- Denis Diderot, precursor do materialismo científico, defendeu ideias de ateísmo e anarquismo.

- Thomas Hobbes, autor de "Leviatã", enfatizou a importância da sociedade como uma entidade superior aos indivíduos.

- John Locke, cujas ideias sobre o direito natural à propriedade influenciaram o liberalismo.

- Spinoza, com sua concepção inovadora de Deus como natureza, desafiou as visões tradicionais e sofreu excomunhão tanto do cristianismo quanto do judaísmo.

Cada um desses filósofos deixou sua marca indelével na história do pensamento humano, contribuindo para moldar o mundo moderno em que vivemos hoje. 

Um forte abraço,

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee