Marketing de influência: parcerias estratégicas para o sucesso


O marketing de influência tem se tornado um dos elementos mais utilizados dentro de uma lógica empresarial nos dias de hoje e, por isso, é fundamental entender o porquê desse favoritismo e como orientar uma boa dinâmica a partir disso.

Saber como lidar com os mais diversos desdobramentos do marketing pode ser um fator bastante relevante para qualquer empresa, o que, via de regra, assume um caráter ainda maior dentro da perspectiva digital.

Cada passo dado nesse sentido pode ajudar a orientar um crescimento cada vez mais segmentado, qualificando de forma bastante evidente os leads de uma empresa.

O que é marketing de influência?

Todo mundo que usa redes sociais, em algum momento, já teve que lidar com a ideia do influenciador como um dos elementos centrais para entretenimento e, do ponto de vista empresarial, para elevar as dinâmicas com os clientes.

Seja através de um conteúdo de DIY com uma inserção de uma empresa de retifica de virabrequim ou em uma perspectiva de decoração doméstica com propaganda de um arquiteto, a influência acaba sendo determinante nesse sentido.

O influencer como divulgador é uma estratégia que tem como base a parceria entre empresas e influenciadores a fim de estabelecer uma conexão de consumo com o seguidor, tornando-o cliente.

Benefícios do marketing de influência

Por ser uma estratégia que visa lidar com um público que já gosta do conteúdo, é fundamental entender que há uma série de benefícios que podem ser considerados nesse sentido:

  • Posicionamento da marca;

  • Maior empatia dos clientes;

  • Elevação da parceria;

  • Produção de curiosidade.

Esses são elementos que podem demonstrar uma inclinação importante do mercado em todos esses aspectos, uma vez que, ao ver uma porta de madeira grande, na casa de um influenciador, a pessoa poderá ter uma curiosidade para saber mais a respeito da empresa.

Formatos para usar o marketing de influência

Diante desses pontos, é possível pensar em algumas formas que poderão dar sustentação para uma dinâmica de marketing de influência, gerando uma variedade bastante grande de possibilidades.

Inserção em conteúdos 

Nesse caso, uma empresa que produz capa térmica para piscina sob medida pode colocar o seu produto como base do cenário do influenciador, criando uma inserção em um conteúdo já produzido por ele.

Produção própria

Há, também, a possibilidade de lidar com conteúdos próprios feitos pela empresa em que o influenciador é convidado para participar, agregando mais valor ao que está sendo dito pela empresa.

Cocriação

A cocriação é um elemento onde uma marca de rastreador de carros via satélite poderá sentar-se com um influenciador desse universo e pensar maneiras de produzir de forma conjunta um conteúdo.

3 dicas para marketing de influência

Baseando-se em todos esses aspectos e formatos, é fundamental entender como lidar com uma dinâmica de marketing de influência de forma bem elaborada.

Definir objetivos

Nenhuma empresa deve investir em marketing de influência sem que haja uma percepção sólida a respeito de seus objetivos dentro desse universo.

Desta forma, torna-se possível a elaboração de uma diversidade bastante grande de elementos que podem ou não passar por uma dinâmica de marketing de influência.

O importante, nesse caso, é compreender o que a empresa está esperando para que, assim, haja a consideração a respeito dos influenciadores.

Entender o segmento

É muito comum um influenciador possuir um recorte de público bastante parecido com o da empresa, mas é fundamental que haja a compreensão a respeito dos contextos estabelecidos.

Assim, um conteúdo que possui um caráter mais humorístico pode fazer sentido com algumas empresas, mas com outras não. Tudo vai depender da abordagem de cada segmento.

Ouvir o influenciador

Não há ninguém que conheça melhor a empresa do que seus gestores e o mesmo vale para o público do influenciador.

Por isso, é essencial entender com ele quais são os métodos de abordagens que podem fazer mais sentido.

Considerações finais

Com o desenvolvimento do universo digital, o marketing de influência se tornou um elemento central dentro dessas orientações.

Portanto, é fundamental entender como criar a estratégia mais perfeita para esse tipo de interação.

Seja na escolha do influenciador ou em outras dinâmicas mais objetivos, é fundamental que haja uma visão estratégica.

Desta maneira, é possível garantir um impacto qualificado dentro de todas essas instâncias mercadológicas.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee