Quanto tempo demora o tratamento com implantes dentários?

A técnica mais eficiente e moderna para repor um ou mais dentes perdidos é o implante dentário, afinal, o procedimento é imbatível quando a ideia é substituir as raízes dos dentes para devolver plenamente todas as funções deles. Porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre como é feita a cirurgia de implantes e quanto tempo o paciente demora para poder ver o trabalho concluído e o seu sorriso renovado.

Primeiramente, é importante lembrar que os implantes dentários são instalados em um processo cirúrgico bem simples e rápido, além de praticamente indolor. Basicamente, o implante é composto por um pino de titânio, que é instalado diretamente na estrutura óssea da cavidade bucal. Simulando uma raiz artificial, o implante serve como ponto de sustentação para um prótese que consegue, assim, substituir perfeitamente todas as funções de um dente natural, de forma segura e duradoura.

Mas afinal, quanto tempo demora todo esse processo? “Devemos lembrar que trata-se de um procedimento com várias etapas, desde a avaliação preliminar e o planejamento feito pelo dentista, até a cirurgia em si e o tempo de recuperação”, diz o Dr. Sergio Lago, Cirurgião Dentista, Implantodontista, Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “Existem, portanto, variáveis que podem alterar o tempo total em cada caso”, conclui.

Após uma avaliação e um planejamento cuidadoso, feito por um dentista especializado na colocação de implantes, a cirurgia em si é agendada. Ela é muito rápida e indolor, feita em poucas horas e sem a necessidade de que o paciente seja internado. Porém, após realizado o procedimento de instalação do implante, geralmente, existe um período de recuperação até que a prótese seja colocada e o dente novo esteja pronto para ser usado. Em geral, este tempo é de cerca de três a seis meses, independentemente se a técnica cirúrgica foi a convencional ou a guiada. “Após a conclusão do processo de osseointegração, a prótese é, enfim, colocada sobre o implante. E nesta etapa, o dentista faz uma cirurgia de abertura da região implantada”, explica o Dr. Lago.

Existe, ainda, a técnica conhecida como carga imediata, na qual o dentista realiza a instalação da prótese logo após a cirurgia de implantação do pino de titânio. Não são todos os pacientes, porém, que podem se submeter a esta técnica. “Em geral, a carga imediata pode ser realizada quando a quantidade e a qualidade óssea estão normais e quando o dentista avalia que não haverá sobrecarga da mastigação sobre o local”, destaca o especialista. 

Acima de tudo, os principais pontos que impactam no tempo total do tratamento com implantes são a quantidade de osso disponível na boca, o tipo de implante utilizado, além das condições sistêmicas do paciente. Vale lembrar que, pacientes com pouco osso disponível podem precisar de um enxerto ósseo, o que acarreta em um processo mais demorado. Além disso, condições sistêmicas, como diabetes, osteoporose e tabagismo, também podem tornar o pós operatório mais longo do que em outros casos.

Porém, a nova geração de implantes veio para diminuir ainda mais o tempo total de todo o tratamento com novidades que também tendem a  tornar o procedimento mais seguro e previsível. Por exemplo, a Superfície Plus, tecnologia exclusiva presente em implantes premium da S.I.N. Implant System, usa um processo que envolve nanotecnologia para fazer a osseointegração acontecer com agilidade, diminuindo e simplificando o pós operatório.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. 

Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.