Os implantes dentários são dispositivos de titânio que substituem a raiz do dente.

Você está preocupado com a perda de dentes? Saiba que não está sozinho. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34 milhões de brasileiros adultos perderam 13 ou mais dentes. Além disso, outras 14 milhões de pessoas estão totalmente desdentadas e vivem sem nenhum dente na boca.

Se o tema lhe parece familiar, provavelmente você já se perguntou sobre implantes dentários. Eles são, hoje, a melhor solução para repor um ou mais dentes perdidos, afinal, ficam idênticos aos elementos naturais e podem durar por toda a vida. Mas será que a cirurgia é dolorosa? E quanto tempo leva para a cicatrização acontecer, após o procedimento?

Para ajudar a esclarecer essa e outras dúvidas sobre implantes dentários, reunimos aqui oito perguntas fundamentais. Quem responde é o Dr. Sergio Lago, Cirurgião Dentista, Implantodontista, Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System, uma das líderes mundiais em implantes dentários.

1. O que é um implante dentário?

Os implantes dentários são dispositivos de titânio que substituem a raiz do dente. Uma vez colocados, eles permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.  São indicados para pessoas com perda unitária, parcial ou total dos dentes.

2. A cirurgia de implante é dolorosa?

Não, durante a cirurgia, é aplicada anestesia local, então, geralmente a pessoa sente pouca ou nenhuma dor. No entanto, uma leve sensação de desconforto ou dor é normal depois do tratamento. É possível que haja inchaço, hematomas ou certa sensibilidade por alguns dias após o procedimento. Essas condições geralmente desaparecem rapidamente e podem ser controladas com o uso de medicamentos e cuidados prescritos pelo cirurgião dentista. Na ocorrência de quaisquer desses sintomas, é importante sempre consultar o profissional para orientações.

3. Quanto tempo dura um implante dentário?

Com uma boa higiene oral e cuidados regulares, os implantes podem durar por muitos anos e, até mesmo, por toda a vida. Em geral, os cuidados com o implante são praticamente idênticos ao que devemos ter com os dentes naturais. Além dos bons hábitos no dia a dia, quem tem implantes deve ir ao dentista, no mínimo, duas vezes ao ano. 

4. Quem pode se submeter a cirurgia de implante?

O tratamento com implantes é uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes e desejam uma solução duradoura e com aparência natural. Ele pode ser colocado por qualquer pessoa maior de dezoito anos que tenha boa saúde bucal. Além disso, é importante que o paciente tenha uma estrutura óssea adequada para sustentar o implante, por isso, em alguns casos, enxertos ósseos podem ser necessários para preparar a cavidade bucal para receber o tratamento. Quando se tem a intenção de colocar implantes, é preciso, ainda, passar por uma avaliação com o cirurgião dentista.

5. Existe limite de idade para a colocação de implante?

Não. É comum mesmo pessoas com idade muito avançada realizarem o procedimento com segurança. Por isso, vale a pena procurar o dentista e pedir uma avaliação.

6. Como é o processo de cicatrização após a cirurgia?

A recuperação está cada vez mais rápida, já que hoje contamos com implantes altamente tecnológicos. Em geral, a cicatrização de um implante dentário pode ocorrer entre três semanas e seis meses. Já nos casos em que existe a necessidade de enxertos ósseos, a recuperação leva em média de quatro a oito meses.

7. Como um implante dentário beneficiará minha saúde bucal?

Os implantes dentários trazem muitos benefícios para a saúde bucal. Para começar, a ausência de dentes representa risco para a saúde, tornando a cavidade  oral mais propensa a inflamações e infecções. Os implantes também previnem a perda óssea na região e fazem com que as estruturas ósseas se mantenham fortes, contribuindo para a preservação das estruturas faciais. Além disso, eles restituem a função mastigatória em sua totalidade, evitando a ocorrência de déficits nutricionais e desordens digestivas.

8. Implantes dentários são seguros?

A cirurgia de implante é um dos procedimentos mais seguros na odontologia e é o único método de reabilitação que estimula o osso natural abaixo do dente perdido. Vale lembrar que a taxa de sucesso de um tratamento com implantes é muito elevada, acima dos 90%.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo

Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com