O que significa a Solenidade de Corpus Christi e como preparar a liturgia?

No especial Preparando a Liturgia, o missionário redentorista, padre Henrique Maciel explica o significado da Solenidade de Corpus Christi e sugere algumas ações práticas, para que as equipes de liturgia preparem com carinho essa importante celebração. 

A Solenidade de Corpus Christi será celebrada no dia 3 de junho. Neste dia, a Igreja professa a fé no Santíssimo Sacramento e é o único dia em que o Santíssimo sai em procissão pelas ruas. 


"Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia."

"A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc."
Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com