Acompanhados por professores da UFG, representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) puderam conhecer detalhes do projeto para maior aeroporto de negócios do Centro-Oeste, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia
Oficiais da Aeronáutica Brasileira e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) fizeram, na última quinta-feira (23), uma visita proveitosa ao escritório comercial do Antares Polo Aeronáutico, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia. Na oportunidade, com o apoio visual da maquete do empreendimento, eles conheceram detalhes sobre o projeto por meio de uma apresentação feita por alguns dos sócios-empreendedores do Antares.
Representando o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o coronel-aviador Plinio da Silva Becker, o tenente-coronel especialista em comunicação Silas Martins da Costa, o major-engenheiro Leonardo Marini Pereira, o capitão especialista em controle de tráfego Cristiano Perez Garcia, o capitão Jean Pierre Benevides e o também capitão Robson Batista Cunha dos Santos foram recepcionados pelos empresários e sócios-empreendedores Marcos Alberto Campos, Rodrigo Neiva e Fábio Bastos e ainda o engenheiro responsável pelas obras, Breno Rojas.
Também participaram da visita os professores e doutores Ronaldo Martins da Costa, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento e Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira, que integram o Núcleo de Pesquisas em Inteligência Artificial da UFG. Mais cedo, os docentes haviam sido os anfitriões dos oficiais da Aeronáutica em cerimônia que marcou a assinatura de memorando de entendimento, entre a universidade e o ICEA, para a realização de um projeto de inteligência artificial aplicada ao controle de tráfego aéreo.
Sobre o Antares
Com investimentos da ordem de R$ 100 milhões e início das primeiras operações previsto para o fim de 2024, o Antares Polo Aeronáutico é um projeto capitaneado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações. Ocupando uma área de 209 hectares, o aeroporto de negócios promete ser um marco na infraestrutura aeroportuária do país, tornando-se um hub logístico para transportar pessoas e cargas para todo o Brasil.
Privilegiadamente localizado no centro do Brasil, o polo aeronáutico está sendo construído na cidade de Aparecida de Goiânia (região metropolitana de Goiânia), às margens da BR-153, principal rodovia de ligação entre a região Centro-Oeste e o Meio-Norte do Brasil. O Antares será construído em cinco fases e a primeira etapa do empreendimento contará com a pista de pouso já operando, terminal de embarque e desembarque, estacionamento e 72 lotes de 1.000m² a 1.500 m² com toda a infraestrutura necessária para receber empresas ligados a diversos segmentos da aviação, como carga aérea, táxi-aéreo, UTIs aéreas, aviação agrícola, aviação regional, manutenção aeronáutica, formação de pilotos, além de empresas de logística e indústrias.