1994 XD tem diâmetro estimado entre 370 e 830 metros e é do tipo binários

O asteroide 1994 XD passará a uma distância potencialmente perigosa da Terra nesta segunda-feira, 12, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, que também acrescentou que esses asteroides têm chance de um dia acertar o planeta, mesmo os que demonstram baixa probabilidade. 

O 1994 XD recebe esse nome por causa do seu ano de descoberta e tem diâmetro estimado entre 370 e 830 metros e é do tipo binário, ou seja, composto por dois objetos que giram em torno de um centro de massa comum. Devido ao seu tamanho, se um dia ele realmente colidisse com a Terra, teria um potencial destrutivo devastador. Conforme informações do portal Virtual Telescope Preject, que monitora o asteroide, o 1994 XD não apresenta nenhum risco para os terráqueos, pois ele passará a 3,1 milhões de quilômetros.

A classificação de potencialmente perigoso se deve ao fato de que os observatórios passam a monitorá-los constantemente por risco de colisões futuras, em caso de mudanças gravitacionais que possam colocá-los em rota de colisão com o nosso planeta. A próxima passagem dos 1994 XD pela Terra está programada para acontecer no ano de 2041.

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.