Dirigente também afirmou que os reservatórios estão no maior nível desde 2007 e que o país deverá passar pelo período de secas sem problemas

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hélvio Guerra, disse à Jovem Pan que são grandes as possibilidades de termos bandeira verde na conta de energia em 2023 e 2024. 

A bandeira verde significa que não haverá nenhuma cobrança adicional na conta de energia dos brasileiros. Essa semana, o diretor do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi,já havia sinalizado para a possibilidade de bandeira verde neste ano. 

O motivo foram as chuvas registradas no período que termina em abril, o que fez com que os reservatórios ficassem cheios. Além disso, está sendo ampliada a oferta de energia renováveis, especialmente a eólica e solar. “Mantidas as condições atuais, há uma grande probabilidade que a bandeira seja verde ao longo do ano”, disse Guerra à Jovem Pan

A expectativa do setor elétrico é que o reajuste médio na conta de energia seja de aproximadamente 4% segundo analistas e especialistas. A perspectiva é de que o Brasil vá chegar ao final do período chuvoso com o melhor nível de reservatórios das hidrelétricas desde 2007, atravessando com tranquilidade o período seco do ano.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee