Com a proximidade do Carnaval, é comum que exista toda uma preparação para essa grande festa popular, o que envolve desde a sua programação de viagem, sobre quais blocos visitar e até qual roupa vestir, existindo um destaque para as fantasias geeks.

Essa popularidade da cultura pop hoje em dia faz com que um baile de Carnaval possa estar repleto não apenas de piratas, princesas e mágicos, como ocorria antigamente, mas também de super-heróis, elfos da Terra-Média e personagens direto dos games.

Esse é um tipo de realidade que acompanha não apenas o apelo que esse tipo de universo passa a conquistar mundo afora, mas também o gosto pelo Carnaval, que segue a crescer, chegando até mesmo a um público que antes não era conhecido por curtir essa festa.

Na verdade, o que podemos encontrar hoje é uma combinação bastante popular entre essa festa e a cultura geek, o que faz com que as fantasias sejam cada vez melhor trabalhadas, com uma gráfica usando de papel para sublimação para imprimir decorações específicas.

Isso não tira a simplicidade do Carnaval, pois mesmo com essas fantasias cada vez mais profissionais, ainda existe valor nas roupas que são feitas de forma artesanal, sendo possível até mesmo colocar sua criatividade e identidade no seu traje feito para a festa.

O bom do Carnaval não ser uma festa de um único dia é que se torna possível criar uma peça decorativa para cada dia de celebração, sendo possível voar como um super-herói na sexta, se portar com um cavaleiro no sábado e nadar como uma sereia no domingo.

Todo esse apelo faz até mesmo com que as empresas, como uma que atua junto de uma fresadora CNC, possam realizar uma festa interna em suas companhias, dando aos seus funcionários a chance de celebrarem ao lado das mais diversas peças criativas.

Diante de tudo isso, o que realmente pode ser visto como uma mudança entre o Carnaval de hoje e o dos últimos é esse maior apelo que vem sendo dado às fantasias, seja inspirado em memes da internet ou então pela diversidade da cultura geek.

Agora, para que seja possível se aproveitar de todas as opções que esse tipo de universo é capaz de oferecer, primeiro é importante entender sobre o que ele se trata.

Do que se trata a cultura geek?

Por muito tempo o gosto por histórias de super-herói e universos mágicos não era algo visto com bons olhos por todo mundo, sendo motivo de implicância nas escolas, além de ser um tipo de preferência voltada apenas a crianças, com os adultos escondendo esse apreço.

Com o tempo essa situação vem mudando a ponto de que franquias como Vingadores e Harry Potter terem se tornado fenômenos que atraem a atenção não só de crianças, como também dos seus pais, com esse gosto sendo algo que ultrapassa gerações.

É graças a esse tipo de situação que hoje podemos ir ao shopping e encontrar roupas com imagens de super-herói em sua estampa, com isso indo além do setor infantil, tratando-se de uma preferência que passa a ser reconhecida como algo para todas as idades.

Todo um mercado passou a crescer em cima dessa popularidade da cultura geek, com os brindes personalizados a serem oferecidos em uma festa podendo ter algum tipo de inspiração nesse mundo, tudo graças a variedade existente de universos fantásticos.

Além da indústria de games, cinema e roupas, o cenário geek já pode ser visto hoje também em móveis, itens de decoração, toalhas de banho e tudo mais o que possa ser oferecido ao público, aproveitando-se da atenção que esse tipo de cultura pode receber.

Quando falamos sobre os espaços onde a cultura geek é capaz de chegar, podemos alcançar até mesmo as populares festas de Carnaval.

Os geeks também pulam Carnaval

A partir do momento que reconhecemos que a cultura geek não é mais algo isolado, podemos então ver que esse tipo de apelo pode chegar também aos mais variados tipos de espaço, e isso inclui aqueles que curtem se divertir na festa mais popular do Brasil.

Tal combinação faz não só com que diversas fantasias diferenciadas sejam vistas pelas ruas durante esse período, mas também com que existam tanto festas como blocos populares que tratam especificamente desse tipo de cultura em especial.

O problema é que muitas vezes esse tipo de fantasia pode contar com uma etiqueta de preço de valor bastante elevado, a depender da complexidade da peça. Frente a isso a solução pode ser então recorrer à produção da sua própria fantasia inspirada no estilo geek.

E caso você esteja em busca de uma inspiração nesse sentido, o que não faltam são opções a serem consideradas nesse sentido.

Opções de fantasias geek para o seu Carnaval

A popularidade do universo geek vem muito também da diversidade de personagens e histórias que ali podem ser encontradas, sendo essa pluralidade uma ponte para encontrar as mais diversas opções de fantasias para você arrasar no seu bloquinho.

Na verdade, são tantas alternativas que é comum que alguém possa ficar na dúvida sobre que tipo de roupa vestir. Caso esse seja o seu caso, vale a pena ficar atento à lista de opções a seguir:

Super-heróis

O universo dos super-heróis é um pedaço essencial do universo geek, contendo uma série de personagens que fazem parte de grupos como Vingadores e Liga da Justiça. Caso você queira se inspirar neles para a sua fantasia, existem alguns que se destacam:

Super-Homem

Conhecido por ser um dos primeiros e mais importantes heróis do quadrinho, o Super-Homem pode acabar sendo uma boa opção para a sua fantasia de Carnaval, tratando-se também de um personagem que conta com diferentes modelos de uniforme para se inspirar.

Da mesma forma que alguém pode se divertir colocando uma cueca vermelha em cima da calça, para quem não quer sair pelos blocos com uma capa pesada nas costas é possível colocar um óculos, passar gel no cabelo e se vestir de Clark Kent, sua a identidade secreta.

Mulher-Maravilha

Para as mulheres existe uma heroína que é a mãe das fantasias de heroínas. A popularidade da Mulher-Maravilha se tornou ainda maior após o seu filme, trazendo uma atenção tal como uma bandeirola de sinalização usada em uma corrida.

O positivo da Mulher-Maravilha é o uso de uma saia ou shortinho, opções refrescantes para quem quer pular o Carnaval de forma livre. E se essa é uma festa para todos, isso significa que a fantasia não chega a ser exclusiva das mulheres, cabendo tudo à sua criatividade.

Homem-Aranha

Algumas fantasias se destacam também por causa dos seus acessórios, como é o caso do Homem-Aranha, onde a compra de uma spray de espuma permite simular o lançador de teia do personagem. O mesmo pode ser dito sobre o uso de serpentinas.

Hulk

O incrível Hulk consegue ser uma fantasia bem simples, sendo preciso apenas pintar o seu corpo de verde e colocar um short roxo ou cinza. A realidade dessa concepção vai depender dos seus músculos naturais, sendo uma fantasia que exige tempo na academia.

Só é importante estar atento à qualidade da tinta usada para se pintar, pois assim como uma impressora jato de tinta precisa de um material adequado, o mesmo pode ser dito sobre o produto que será aplicado na sua pele, fugindo do uso de materiais tóxicos.

Vilões

Nem só de heróis é formado o universo geek, existindo então uma grande lista de super-vilões para sair tocando o terror no bloco, de forma figurativa no caso, com seus ataques se resumindo ao lançar de confete e purpurina nos heróis do bloco.

Opções bastante populares nesse sentido são as maquiagens dos vilões da Disney. Para quem vai sair de casal, a dupla Coringa e Arlequina é uma alternativa ideal para marcar presença nas ruas do desfile.

Games

O cenário dos videogames também conta com diversas opções para a sua fantasia, sendo possível ficar ligado aos mascotes conhecidos como Pikachu e os irmãos Mário e Luigi, com a dupla inclusive precisando apenas de um simples chapéu e macacão verde e vermelho.

Se vestir de personagens do jogo The Sims também é uma opção, bastando apenas um símbolo verde em cima da sua cabeça, trazendo para si um destaque tal como o uso de letra caixa consegue ficar em evidência na fachada de uma loja.

Após se inspirar nessas fantasias geeks, é importante também tomar alguns cuidados para que o seu Carnaval seja o mais seguro e divertido o possível, sendo indicado seguir algumas dicas, entre elas:

  • Se hidratar;

  • Escolher fantasias leves;

  • Usar protetor solar;

  • Não exagerar na bebida.

Ações essas que podem fazer você não salvar o mundo como um super-herói, mas ao menos salvar a sua diversão. Até porque o Carnaval é uma festa ideal para quem gosta do universo geek, diante do caráter fantasioso que essa festa traz com o passar dos anos.

Seja com uma fantasia comprada em uma ponta de gôndola ou então com uma opção feita de forma caseira, o importante é estar confortável em sua roupa, para que seja possível se divertir nessa festa anual cujo foco está na alegria de todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com