Para a escolha de um lugar para morar, muitas pessoas tendem a pesar o prós e contras antes de tomar uma decisão. Quando o critério principal é a parte financeira, ganham espaço na discussão os apartamentos compactos.
Eles têm se tornado uma tendência em todo o mundo, especialmente nas grandes cidades. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo o aumento da população urbana e alto custo de imóveis em áreas metropolitanas.
O que são apartamentos compactos?
Um apartamento compacto é uma forma de moradia em que o espaço é otimizado para acomodar o máximo de conforto e funcionalidade em um espaço menor.
Esse tipo de apartamento é projetado para ser menor em comparação aos apartamentos convencionais e inclui apenas o básico em termos de espaço, mas ainda oferece conforto e praticidade para o seu morador.
A procura pelos compactos começou décadas atrás, mas ganhou popularidade recentemente devido a uma série de fatores, incluindo o aumento no preço dos imóveis, a mudança na cultura de consumo e a necessidade de viver de maneira mais eficiente e sustentável.
Além disso, com a população urbana crescendo rapidamente, a procura por apartamentos compactos também aumentou, já que é uma opção viável para morar em grandes cidades, onde o espaço é limitado e os preços imobiliários são elevados.
Devido ao seu tamanho menor, os apartamentos compactos são geralmente mais baratos que os apartamentos convencionais, tornando-os uma opção atrativa para pessoas com orçamento limitado.
Além disso, eles também exigem menos recursos para manutenção e consumo de energia, o que pode resultar em uma economia adicional a longo prazo.
Como eles são menores e geralmente localizados em áreas urbanas, os apartamentos compactos são fáceis de manter e mais práticos para pessoas que buscam uma vida mais simples e sem complicações.
Se uma pessoa trabalha como operadora de uma máquina de demarcação viária, numa rotina cheia, a última que ela quer é mais complicação ao chegar em casa.
Primeiramente, o aumento da população urbana tem resultado em uma escassez de espaço para moradia.
Com as cidades crescendo cada vez mais, os imóveis são cada vez mais caros e disputados, e muitas pessoas precisam encontrar formas de viver em espaços menores e práticos.
As pessoas também estão buscando formas de reduzir seus custos de vida, e os apartamentos compactos são uma solução viável, já que geralmente têm menores taxas de condomínio e menores despesas com energia e água.
Algo que agrega ao valor do imóvel, sem sombra de dúvidas, são áreas de lazer. E, na prática, as pessoas têm preferido um ambiente bem localizado do que um apartamento que possui churrasqueira gourmet, por exemplo.
Outra razão pela qual a procura tem aumentado é a necessidade de viver de forma mais eficiente e sustentável.
Com a conscientização sobre o impacto ambiental da construção e uso de edifícios, muitas pessoas estão buscando formas de minimizar sua pegada de carbono e viver de forma mais sustentável.
Os apartamentos compactos têm menor consumo de energia e água, o que significa menor impacto ambiental e menores despesas com recursos naturais.
Você pode cogitar até fazer o aluguel de geradores de energia ou até mesmo comprar um para a utilização emergencial, mesmo alguns apartamentos já tendo essa possibilidade dentro do próprio condomínio.
Além disso, os apartamentos compactos também oferecem uma vida mais prática e conveniente. Com menos espaço para manter limpo e organizado, as pessoas têm mais tempo livre para se dedicar a outras atividades, como trabalho, lazer e família.
Além disso, é importante escolher um apartamento bem planejado e com boa ventilação e iluminação natural para garantir conforto e qualidade de vida.
Morar em um apartamento compacto apresenta diversas vantagens em comparação a um apartamento convencional, e algumas delas incluem:
Menor custo;
Mais praticidade;
Maior sustentabilidade;
Maior segurança.
Contudo, é importante levar em consideração que viver em apartamentos compactos também pode ter desvantagens, como falta de privacidade e espaço limitado para armazenamento.
Além disso, é importante escolher um apartamento bem planejado e com boa ventilação e iluminação natural para garantir conforto e qualidade de vida, mas esses pontos negativos são minimizados se você comparar a praticidade, acessibilidade e economia.
Economia como fator determinante
Seja para sair da casa dos pais ou para morar próximo ao serviço, fato é que grande parte dos jovens têm procurado sua autonomia na possibilidade de um lar próprio. No entanto, não há como negar que os números assustam.
Comprar um terreno demanda tempo e burocracias que algumas pessoas preferem evitar. Por isso, a opção mais benéfica acaba por ser esse tipo de imóvel que, embora menor, entrega o suficiente para qualquer pessoa viver tranquilamente.
Os apartamentos compactos têm se tornado uma opção cada vez mais popular para pessoas que buscam viver com mais simplicidade.
Este tipo de moradia tem diversas vantagens financeiras, começando pelo menor custo de aquisição em comparação com casas e apartamentos convencionais.
Além disso, taxas de condomínio e despesas com energia e água são geralmente mais baixas, resultando em uma vida mais barata. Além disso, viver em um espaço menor pode ser mais prático, já que exige menos tempo e esforço para manter a limpeza e organização.
Muitos condomínios de apartamentos compactos também oferecem áreas comuns, como piscinas e academias que proporcionam opções de entretenimento simples sem precisar sair do prédio.
Além disso, muitos condomínios de apartamentos compactos oferecem vigias 24 horas e sistemas de segurança avançados, o que pode oferecer mais tranquilidade em comparação a morar em um imóvel convencional.
Por fim, a localização central e próxima a transporte público, comércios e serviços tornam a vida mais conveniente e fácil para os moradores de apartamentos compactos.
No entanto, é importante levar em consideração que viver em apartamentos compactos também pode ter desvantagens, como falta de privacidade e espaço limitado para armazenamento.
Além disso, é importante escolher um apartamento bem planejado e com boa ventilação e iluminação natural para garantir conforto e qualidade de vida.
O mais importante é se programar
Apesar das muitas vantagens de morar em um apartamento compacto, como menor custo de aquisição, taxas de condomínio e despesas com energia, áreas comuns e localização central, é importante levar em consideração que também existem desvantagens.
Vivendo em um apartamento compacto, pode haver falta de espaço para armazenamento, falta de privacidade, espaço limitado para receber visitas e a necessidade de ser criativo para aproveitar o espaço de maneira eficiente.
Isto é, você precisa avaliar se precisa de um closet do tamanho de um cômodo ou se bastam os seus cabides de madeira em um guarda-roupas pequeno.
Não adianta entrar com a mentalidade e uma mansão em um apartamento compacto, porque é garantido que você não irá se adaptar tão cedo.
Por isso a necessidade de se planejar independentemente da escolha do seu imóvel. Tenha opções em mente, analisando fatores que serão facilitadores na sua rotina. A sua organização impacta diretamente na experiência que você terá com aquele local.
Converse com a administradora de condomínios, pergunte sobre as principais queixas dos moradores e veja o que melhor se adequa no perfil. É importante que você conheça bem o imóvel que você vai morar, então pesquise antes de embarcar nessa mudança.
Por que eu devo escolher um apartamento compacto?
A procura por apartamentos compactos tem aumentado significativamente nos últimos anos, e isso se deve a uma série de fatores, incluindo o aumento da população urbana.
Essa é a realidade de muitos, ainda mais que a concentração das grandes empresas está nas grandes metrópoles.
O número de apartamentos compactos vendidos em todo o mundo aumentou em média 10% ao ano nos últimos cinco anos. Trata-se não somente de um forte indicativo, mas também de uma tendência para as próximas gerações.
E quando se fala em futuro, é claro que a tecnologia acompanha esse modelo de moradia também. Alguns já possuem até automação residencial, entre outras facilidades que vão impactar positivamente na sua qualidade de vida.
São inúmeros os benefícios que você pode ter ao morar nesse tipo de imóvel. Mas claro que a experiência de cada um vai depender de sua escolha, afinal o imóvel precisa fazer o seu perfil.
Muitos possuem um bom serviço por parte do condomínio. É provável que você não precise se preocupar com recarga de extintores de incêndio SP próximos às saídas de emergência, tampouco com a manutenção deles.
Além disso, a procura por apartamentos compactos tem sido cada vez mais um sucesso entre jovens, economizando dinheiro em transporte e tempo. Isso também é atrativo para os idosos que desejam viver em um ambiente seguro e prático.
Muitos desses imóveis permitem reformas e personalizações, ou seja, já pegue o seu misturador de argamassa e sua espátula e dê os retoques necessários para o ambiente ficar do seu jeito, com certeza vai ficar com cara de lar.
Escolher um apartamento compacto pode ser vantajoso por te aproximar dos centros comerciais, isto é, o local onde você mora pode ser um agente facilitador na sua carreira, além de ser bem mais econômico que os modelos tradicionais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.