Diretora Comercial de Agronegócios

Parceria entre Lockton, MAPFRE e Cooxupé dá aos cooperados do grupo mineiro a possibilidade de contratação exclusiva de apólices de riscos nomeados e/ou multirrisco

 A Lockton, maior corretora e consultoria independente de seguros do mundo, a seguradora MAPFRE e a Cooxupé oficializam parceria para a distribuição de seguro agrícola aos cooperados da maior cooperativa de produtores de café do mundo. 

Com a iniciativa, a Cooxupé tem a intenção de alcançar 18 mil cafeicultores cooperados, que terão acesso exclusivo a soluções estruturadas de seguros rurais – elaborados “sob medida” pelos especialistas em Gestão de Riscos Agrícolas da Lockton –, com a opção de proteção de seguros de Riscos Nomeados ou Multirrisco. A MAPFRE assume como operadora do projeto.

Segundo Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, a solução foi criada para levar mais apoio e tranquilidade às famílias cafeicultoras ainda na safra 2022/2023. “Além de aplacar riscos para as lavouras de café, uma vez que as intempéries climáticas são fatores de grande preocupação para todo produtor rural”, explica.

Ele acrescenta que a iniciativa deve fortalecer o mercado cafeicultor brasileiro, pois antes de firmarem a parceria foram feitas inúmeras análises e estudos. “Estamos unidos para viabilizar as melhores condições do mercado e testamos diversas hipóteses até chegarmos a um modelo de cobertura que pudesse ser personalizado, conforme as peculiaridades de cada lavoura”, diz Melo.

De acordo com Catia Rucco Rivelles, superintendente de Agronegócios da MAPFRE, assim como aconteceu em outros países, o seguro rural no Brasil passa por um processo de amadurecimento e consolidação. “Essa expansão é reflexo dessa evolução. O produtor rural começa a enxergar o seguro como um investimento que reduz o risco fundamental na gestão do seu negócio, e não mais como um custo”, afirma.

Uma vez que as lavouras de café estão espalhadas por diferentes regiões do País, cada produtor cooperado receberá uma proposta de seguro com soluções desenhadas conforme os riscos inerentes à respectiva área do cafezal. “Não serão oferecidos produtos de prateleira, essas apólices serão diferentes de tudo o que existe no mercado agrícola, com consultoria antes, durante e depois da contratação”, garante Julia Guerra, diretora da especialidade de Agronegócios da Lockton. 

Opções de proteção para safra 2022/2023

A produção de café para a safra 2022/2023 está estimada em 50,38 milhões de sacas, segundo o 3º Levantamento do grão para a atual temporada, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Nos dois últimos ciclos, o clima adverso influenciou de maneira negativa a produtividade do café. O desempenho da planta foi impactado pela falta de chuvas em 2020, e, no ano passado, além de estiagem, foram registradas fortes geadas em importantes regiões produtoras.

“Cada vez mais sofremos com os impactos das mudanças climáticas globais. Diante dos eventos de seca prolongada e geada que acometeram as lavouras nas safras anteriores, é iminente a necessidade de proteção e implementação de gestão de riscos para o agricultor cooperado que quer preservar seus investimentos e garantir a estabilidade do seu negócio nas próximas safras”, ressalta Guerra. 

Modelos de seguros agrícolas

Com o objetivo de levar aos cooperados do grupo mineiro uma consultoria de riscos eficiente, a Lockton e MAPFRE segmentaram a oferta dos seguros rurais em duas modalidades: Seguro Riscos Nomeados (Cafezal) e Seguro Multirrisco.

Para mais informações, os cooperados da Cooxupé devem entrar em contato pelos e-mails: kelvin@cooxupe.com.brdebora@cooxupe.com.brvanessasantos@cooxupe.com.br.  

Sobre a Lockton

Lockton é a maior corretora e consultoria independente de seguros privados do mundo. Em 2021, a companhia registrou receita recorde de US$2,69 bilhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras. Presente em 125 países, foi fundada por Jack Lockton em Kansas City, Missouri, EUA, em 1966. Chegou ao Brasil em 1994 e possui escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. 

Atualmente, oferece de maneira global soluções de riscos, benefícios e seguros por meio de seus 9 mil colaboradores e administra uma carteira de mais de 65 mil clientes. Premiada pela revista Insurance Business como Melhor Empresa para Trabalhar em Seguros por 13 anos consecutivos, em 2022, a Lockton foi nomeada entre as Empresas com Melhor Gestão pela Deloitte e pelo Wall Street Journal. Recentemente, a Forbes reconheceu a instituição como Melhor Empregador da América, nas categorias Grandes Empresas e Diversidade. 

Sobre a Cooxupé

Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito e transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957, quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café, a Cooxupé faz parte da história da cafeicultura brasileira e avança a passos largos, fazendo com que o seu café verde vá muito além da fronteira nacional. A sede da cooperativa está instalada no município mineiro em Guaxupé, onde também está situado o Complexo Industrial Japy. 

Hoje, com mais de 60 anos de atividades voltados para o café e 90 anos dedicados ao cooperativismo, a Cooxupé é referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica. A cooperativa mantém investimentos permanentes para a modernização de sua estrutura que, atualmente, inclui armazenagem para mais de 6 milhões de sacas de café; laboratórios de controle de qualidade e análise de folha e solo; Centro próprio de Distribuição e cinco unidades industriais responsáveis, incluindo o Complexo Industrial Japy, empreendimento inovador que revolucionou a logística da cadeia produtiva do café e que conferiu à Cooxupé o pioneirismo da granelização. Atualmente, os cooperados entregam seus cafés a granel, benefício que trouxe mais competitividade, economia e qualidade de vida dentro e fora das lavouras.

Sobre a MAPFRE
No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2021, suas receitas globais atingiram 27,2 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. 

Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com