Quando se trata de defender o cinema obscuro, Quentin Tarantino é incomparável. Ao longo de sua carreira como cineasta proeminente, Tarantino reconheceu que foi influenciado por uma grande variedade de filmes – desde mestres asiáticos como Wong Kar-wai até filmes de exploração erótica que a maioria das pessoas esqueceu.
Na verdade, Tarantino é fã do cinema grindhouse desde que era um cinéfilo iniciante . O termo é geralmente usado para se referir aos cinemas americanos, que se tornaram famosos principalmente por exibir recursos de terror e exploração de baixo orçamento que raramente conseguiam entrar na consciência dominante por meio da cultura popular.
Ao relembrar sua relação com o cinema grindhouse nessa idade, Tarantino revelou a quantidade de filmes objetivamente ruins que viu, o que proporcionou o equilíbrio perfeito aos clássicos canônicos. O diretor disse: “Vimos muitos filmes ruins. Eu nunca fui da escola 'tão ruim que é bom'. Muito raramente era tão ruim que era bom.”
Ele acrescentou: “Você esperava pelo melhor e comprou seu ingresso, e então em cinco minutos você está tipo, 'Oh, eca, Jesus Cristo!'... mas então você vai ver Piranha de Joe Dante , escrito por John Sayles , e de repente, 'Ei! Este é um bom roubo de Jaws !' Naquela época, parecia muito bom porque você não esperava. Stephen King tinha uma fala sobre isso, direto no dinheiro. Ele disse: 'Você tem que beber muito leite antes de poder apreciar o creme.' E no gênero de que estamos falando, você tem que beber muito leite ruim antes de poder apreciar o leite.”
Devido à má rede de distribuição desses filmes, as cópias costumavam estar em más condições. Não apenas isso, as visões originais dos diretores eram frequentemente comprometidas pelos produtores e outros agentes do processo de produção. Essa também é a razão pela qual muitas dessas obras não foram preservadas adequadamente.
Tarantino observou: “Quando o filme chegou à sua cidade, você não tinha ideia do que iria ver. A impressão poderia ser espaguete nessa época. É surrado, há cortes de salto nele, os rolos podem estar faltando ou desbotados, ou fora de ordem, talvez um projecionista veja uma cena de nudez de que goste e a recorte para sua própria coleção.
Quando lhe pediram para nomear seus filmes grindhouse favoritos de todos os tempos , Tarantino incluiu muitas adições notáveis, como The Texas Chainsaw Massacre de Tobe Hooper e Halloween de John Carpenter . No entanto, uma das adições mais interessantes à sua lista é o pornô de ficção científica exagerado de 1975 de Derek Ford - The Sexplorer .
Também conhecido como The Girl from Starship Venus , este filme B é realmente algo especial. Conta a história de uma jovem de Vênus que decide explorar a Terra, iniciando sua jornada com o Soho em Londres. Um instantâneo bizarro da Londres dos anos 1970, este é um grindhouse essencial para os fãs do gênero que também têm uma conexão especial com a cidade.
Em 2007, no Los Angels Grindhouse Festival, Tarantino chegou a apresentar The Sexplorer , o que contribuiu para um aumento na popularidade do filme. Agora é regularmente citado como o “filme britânico favorito” de Tarantino, o que é uma publicidade incrível para um filme B esquecido dos anos 70. Felizmente, ele foi digitalizado e está disponível gratuitamente no YouTube.