O aparelho transparente é indicado para pessoas que pretendem ser discretas

O aparelho transparente é indicado para pessoas que pretendem ser discretas em relação ao tratamento, não interferindo no sorriso. 


Atualmente, usar um aparelho de dente pode ser um desafio devido a estética, em que muitas pessoas deixam de fazer um tratamento devido ao sorriso metálico que o aparelho tradicional traz.


O aparelho ortodôntico é um meio de alinhar os dentes, melhorando a aparência e autoestima do paciente, além de auxiliar em uma arcada dentária sem problemas, com uma melhor mastigação e até mesmo fala. 


Dentre tantas opções de aparelhos ortodônticos, ainda gera muitas dúvidas em relação ao alinhador transparente com o tradicional. Por isso, neste artigo, será falado sobre a principal diferença entre eles.  

O que é o aparelho transparente?


O aparelho transparente é um modelo produzido para um tratamento com uma melhor estética, tendo a mesma eficácia dos alinhadores tradicionais e mantendo um sorriso sem o uso de materiais evidentes, o tão temido metálico.


Por se tratar de um aparelho transparente, os materiais em que o mesmo é produzido são de peças translúcidas que são super discretas e muitas vezes imperceptíveis à distância, como a safira, policarbonato e porcelana. 


Como vimos, existem muitos modelos de aparelho transparente e a melhor escolha será feita através da avaliação de um profissional em uma clínica de dentista.

5 Tipos de aparelho ortodônticos


Dentro da ortodontia, há muitas opções de aparelhos, visto que para cada caso é indicado um modelo, além de ter uma grande diferença de valor e tempo de duração do tratamento. 


Sendo assim, separamos os 5 aparelhos ortodonticos mais utilizados na atualidade, sendo os principais: 


  • Aparelho fixo tradicional;
  • Aparelho fixo estético;
  • Aparelho autoligável;
  • Aparelho lingual;
  • Placas invisíveis. 


Dependendo de como os terceiros molares estão, é preciso realizar uma cirurgia para tirar o siso, para assim, poder fazer o tratamento com um aparelho ortodôntico. 

Aparelho fixo tradicional


Quando se fala em aparelho ortodôntico, a primeira coisa que vem à mente são os alinhadores metálicos, e sim, esse é o modelo tradicional e mais utilizado até hoje. 


O aparelho fixo metálico é composto por braquetes, fios e bandas nas quais são metalizados. Por meio da ligação entre esses três componentes, permite a realização da movimentação dos dentes para gerar o alinhamento desejado. 


Para a inserção desse aparelho ou outros, é preciso de um exame panorâmico, assim vendo a situação de cada dente, por isso tem crescido a procura de radiografia panorâmica valor

Aparelho fixo estético 


Assim como o aparelho fixo tradicional, o aparelho fixo estético possui braquetes, fios e bandas, entretanto sua diferença está na estética. 


Isso porque, geralmente é feito de fios de porcelana, safira ou policarbonato, que são materiais discretos, deixando o sorriso aparentemente natural. 

Aparelho autoligável


O aparelho autoligável veio através da evolução do tradicional, sendo adaptado para uma melhor estética, onde nos braquetes ele não necessita de borrachas para prender os fios.


Além disso, o paciente pode escolher uma opção ainda mais discreta, sendo utilizado barquetes de porcelana, safira, entre outros materiais discretos que geram uma melhor estética ao sorriso. 

Aparelho lingual


Esse aparelho é muito utilizado por esportistas, pois ele pode gerar um impacto menor quando há quedas ou acidentes. 


O aparelho lingual é bem parecido com o modelo tradicional, entretanto sua maior diferença está onde ele fica localizado. 


Por ser um aparelho lingual, ele é inserido atrás dos dentes, sendo totalmente discreto no paciente.

Placas invisíveis


Quando se procura por aparelho de dente invisível, as placas invisíveis são a melhor opção tanto pelo conforto quanto por ser o mais discreto entre todos os alinhadores.


As placas invisíveis também são conhecidas como alinhadores de dentes, e por meio de um tratamento desenhado feito por um ortodontista. 


Então, ele não necessita de braquetes ou fios, havendo uma placa removível e transparente para cada fase do tratamento, alinhando os dentes com mais agilidade. 

Diferenças entre o aparelho fixo tradicional e os alinhadores invisíveis

Como vimos anteriormente, os detalhes de diversos tipos de aparelhos, a grande diferença entre o modelo tradicional e os alinhadores invisíveis é que os metálicos são compostos por bráquetes, arcos, borrachinhas e necessitam de manutenção mensal para ajustar e dar movimento aos dentes.


No caso dos alinhadores invisíveis, não necessita de fios e braquetes, sendo uma placa transparente totalmente ajustável aos dentes e removível.


Desse modo, agora que já sabe as principais diferenças entre os aparelhos fixos e os invisíveis, veja com seu dentista qual a melhor opção para o seu problema. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee