Eles devem atender às necessidades de cada empresa e a orientação é optar pelos painéis certificados, que garantem maior segurança nas operações. PrismaSeT, da francesa Schneider Electric, é um deles

Imagine que você está esperando ser atendido em uma empresa ou órgão público e, de repente, informam que o serviço foi paralisado devido a uma falha elétrica, sem previsão de retorno. Isso atrapalha a rotina de um ambiente de trabalho e implica uma série de transtornos para o cliente.

Mas, acredite, esses casos são mais comuns do que se imagina. O desafio das empresas e setores públicos têm sido o de investir em soluções que evitem o desligamento de data centers para minimizar riscos de sistemas ficarem fora do ar.

Considerado o sistema nervoso das empresas, o data center é onde trafega os dados de todos os departamentos da empresa e funciona como uma espécie de hub, que aloja servidores, switches, roteadores, dispositivos e tudo destinado à proteção de dados. Quando o sistema nervoso não vai bem, tudo desanda e acarreta uma série de problemas.

Ou seja, qualquer setor que necessita de um banco de dados precisa de um data center em pleno funcionamento, com disponibilidade de conexão para tráfego de dados, monitoramento preventivo e segurança no fornecimento de energia.

Independentemente do tamanho do data center, toda a energia que alimenta essa estrutura pode ser controlada e monitorada, evitando possíveis problemas que causam instabilidade ou danos no sistema.

Entre as últimas tendências em gestão de energia do mercado, estão os painéis elétricos conectados, que levam em conta a segurança e continuidade da operação.

“Os painéis elétricos com acesso remoto via wireless são os mais adequados para este tipo de infraestrutura. Por meio de smartphone, inclusive, o gestor pode detectar aumento de temperatura como indicativo de falhas. Pode, por exemplo, utilizar alarmes inteligentes caso haja qualquer mau funcionamento, apontando futuras e possíveis falhas e otimizando a manutenção. Lembrando que eles são certificados pela norma europeia IEC 61.439, o que garante maior confiabilidade e segurança”, destaca Fábio Amaral, CEO da Engerey Painéis Elétricos.

Fábio indica que a escolha do painel deve atender às necessidades individuais e que, nesse caso, é importante verificar se o produto é certificado para maior segurança nas operações, otimização de custos e outros prejuízos. Entre eles, estão o PrismaSeT, da francesa Schneider Electric, de última geração no mercado mundial. 

O PrismaSeT é um painel de baixa tensão para distribuição e gerenciamento de energia que conta com alto grau de tecnologia embarcada, além de ser certificado pela norma IEC 61.439. Seus sistemas são integrados on-line e permitem a detecção de falhas causadas, por exemplo, por gases, partículas ou o aumento de temperatura, via sensores wireless e envio de alertas via internet, o que possibilita prever e impedir paradas em data centers através de manutenção preventivas. 

Certificação e Proteção são importantes

“Cada projeto demanda algumas especificações particulares. O mais importante é que o gestor busque sempre as empresas certificadas na montagem de painéis elétricos. É fundamental que eles sejam montados de acordo com a demanda necessária e sejam testados para comprovar que estão funcionando corretamente e não coloquem a operação e as pessoas em risco”, destaca Fábio.

Ao procurar por um painel elétrico, a empresa também precisa levar em consideração o manuseio fácil, dimensionamento e proteção. “É fundamental que os painéis sejam munidos de dispositivos contra sobretensões, sobrecargas e curtos-circuitos, como é o caso dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) e os Dispositivos Residuais (DRs)”, sublinha o CEO da Engerey.

Sobre a Engerey Painéis Elétricos

A Engerey tem mais de 20 anos no mercado e está sediada em Curitiba (PR). É especialista em montagem de painéis elétricos certificados, como o PrismaSeT e o SM6, da Schneider Electric, mundialmente atestados e reconhecidos. São quadros de baixa e média tensão cuja principais funções são a distribuição e o controle da energia elétrica de maneira inteligente em instalações como data centers, aeroportos, shoppings e indústrias, e levam em conta fatores como monitoramento, gestão de riscos e segurança.

Mais informações

www.engerey.com.br

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee