No ano de 1970, a Tsuburaya Productions estava envolvida com a nova versão de um grande sucesso do estúdio. A retomada de Ultraman, seriado campeão de audiência entre 1966 e 67, havia recebido sinal verde da emissora TBS para entrar em pré-produção. A ideia era trazer de volta o aclamado super-herói, mas com um novo hospedeiro humano. O título já estava pronto: Kaettekita Ultraman, ou "O Regresso de Ultraman". 

Cheio de ideias, ele mudou os rumos da produção junto com a equipe de criação que reuniu. Enquanto Ultraman e Ultra Seven eram histórias com várias similaridades, mas independentes, a nova série iria criar um senso de continuidade, estabelecendo os Ultras como protetores da Terra e heróis do Universo. 

O título O Regresso de Ultraman, já registrado e negociado, não impediu que fosse criado um Ultra totalmente novo. Havia, claro, similaridade de aparência e poderes, mas isso era devido ao fato de pertencerem a uma mesma raça. Pela primeira vez, ficava claro que Ultraman e Ultra Seven pertenciam a uma mesma raça guerreira, e que de tempos em tempos viria um desses guerreiros para proteger a Terra.

Para o papel da identidade humana do novo Ultraman foi escolhido Jiro Dan, um jovem modelo já com experiência em comerciais de TV. Rumi Sakakibara, belíssima modelo em ascensão, foi escolhida para ser o par romântico do herói. Um elenco de peso foi montado pela TBS, que cuidava da dramaturgia, enquanto a Tsuburaya se concentrava no roteiro e nos efeitos especiais. 
O pessoal do estúdio da TBS era quem organizava o trabalho dos diretores e atores, independente das cenas de ação com o herói e os monstros, que eram feitos dentro da Tsuburaya, sob a supervisão de diferentes diretores de efeitos especiais, com destaque para Koichi Takano, um dos melhores discípulos de Eiji Tsuburaya.

Para roteirista principal foi convocado Shozo Uehara (1937~2020), que abandonou o projeto Kamen Rider, no qual estava envolvido na Toei, movido pelo débito de honra que ele sentia para com a memória de Eiji Tsuburaya. Ele escreveria 22 dos 51 episódios, especialmente na primeira metade da produção. Escritor brilhante, ele formatou os personagens e desenvolveu dramas tocantes com críticas sociais, mensagens políticas e muito de sua filosofia de vida em histórias cheias de ação. 

Esse mesmo sentimento para com a memória de Eiji Tsuburaya trouxe o diretor Ishiro Honda (1911~1993), famoso pelos filmes de Godzilla, que dirigiria os episódios 1, 2, 7, 9 e 51 (final) de O Regresso de Ultraman, além dos dois primeiros de Mirror Man, série que a Tsuburaya lançou ainda no final de 1971, em meio ao final da produção de O Regresso de Ultraman e os preparativos da série sucessora. O estúdio estava em crescimento e sua qualidade técnica, naquele momento, era muito superior à da Toei com seu Kamen Rider e da P-Productions com seu Spectreman. 


BATALHAS E PERDAS

Em relação a seus antecessores, o novo herói possuía mais habilidades acrobáticas e maior agilidade em combate. Para isso, era fundamental que Hideki Goh estivesse em forma, e ele era visto frequentemente se submetendo a intensos treinos, como quando enfrentou o dinossauro King Saurus III. 

Com 40 metros de altura, o alienígena Ultraman era capaz de disparar raios e lâminas de energia assim como o primeiro Ultraman a vir para a Terra e possuía habilidades únicas, como o poder de manipular energia para controlar e reverter até mesmo um tsunami devastador, causado pelos monstros Seamons e Seagorath.

Quando se depara com um monstro espacial de poder superior, o Bemstar, Ultraman recebe de Ultra Seven o artefato Ultra Bracelete, capaz de se transformar em diversos tipos de arma, como lança, escudo, lâmina de arremesso e cargas explosivas. Entre os Ultras, vários teriam braceletes como arma, mas nenhum tão versátil quanto o bracelete do segundo Ultraman. 

O momento mais terrível para Goh chega quando o grupo conhecido como Os Poderosos do Espaço inicia seu ataque. Tendo analisado Ultraman, concluem que o melhor jeito era atacar sua parte humana. Assim, eles matam com extrema violência tanto Aki quanto Sakata, deixando Goh transtornado. Quando o monstro Negrume ataca, Goh e Ultraman estão descontrolados pela ira. O líder dos Poderosos, o alien Knuckle, se une à batalha e Ultraman cai vencido. 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com