Time de pesquisadores da agência, que é especializada em projetos e criadores de conteúdo nesta plataforma, entrevistou quase três mil usuários ativos em todo o país e ainda brasileiros que vivem no exterior

A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais para o LinkedIn. A empresa conta com um time de pesquisadores e acaba de finalizar a primeira edição do estudo inédito “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn”, em parceria com a Lumen Academy, patrocinadora da pesquisa. Os resultados comprovam, por exemplo, que os usuários gostam de consumir conteúdos na plataforma, porém, o interesse não é o mesmo quanto à vontade de produzir esse conteúdo.

Entre os respondentes, 87% concordam total ou parcialmente que gostam de consumir o que é compartilhado no LinkedIn, sejam posts, artigos, fotos ou vídeos. Por outro lado, apenas 49% fazem a mesma afirmação sobre produzir esse conteúdo, sendo que, destes, somente 19% concordaram totalmente que são ativos em publicações na plataforma.

“Esses resultados nos apontam claramente como o LinkedIn é uma plataforma na qual os usuários têm um grande interesse sobre o que é compartilhado, porém, ainda são poucos aqueles que utilizam o canal para publicar seu conteúdo aproveitando toda essa atenção. Por isso, entre as redes sociais mais utilizadas no país, esta é uma das que ainda oferecem uma oportunidade bastante grande para empresas impactarem seus clientes e também para pessoas criadoras de conteúdo engajarem seus seguidores”, destaca Erih Ribeiro, cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice.

Mais da metade dos usuários tem o LinkedIn como plataforma preferida

Entre a amostra composta por usuários ativos da plataforma, uma descoberta interessante é a fidelidade dos usuários. Pouco mais da metade dos entrevistados afirmam total ou parcialmente que esta é a sua rede social preferida na internet. Sendo que 89% da amostra acessa o LinkedIn frequentemente ou muito frequentemente.

Além disso, o estudo apontou que a plataforma ganhou engajamento durante a pandemia, pois 57% concordam em algum nível que passaram a utilizar mais o LinkedIn durante a ameaça do coronavírus e as restrições impostas. No entanto, apenas 11% afirmam terem reduzido essa frequência de uso após o fim desse período pandêmico.

“Observando esse fenômeno durante e pós-pandemia, podemos verificar, mais uma vez, que a plataforma tem um grande poder de fidelização. Dessa vez, comprovando que quando alguém dá início a uma atividade mais frequente na rede torna-se um usuário habitual. Esse é um ponto extremamente importante ao analisarmos as oportunidades, já que também existe uma chance de crescimento de novos usuários e do aumento do engajamento dos que já estão por lá”, conclui Dimitri Vieira, cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice.

Sobre a metodologia

O estudo “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn” foi liderado pelos pesquisadores Cristian Schaefer, Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e especialista em Comportamento do Consumidor, e Alisson Pereira, Antropólogo, Mestre em Antropologia Sociocultural pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialista em Antropologia do Consumo.

A pesquisa teve a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma, independente da frequência, de todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior. Para criar uma amostra que fosse representativa do universo ativo no Linkedin, os pesquisadores criaram uma metodologia exclusiva em forma de cascata que selecionou inicialmente um pequeno grupo representando todos os diversos perfis de usuários e, a partir deles, adentrou cada em uma de suas redes na plataforma criando um recorte fiel de como o brasileiro se comporta dentro da rede.

Sobre a Gombo

A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais para o Linkedin. Uma startup jovem, em atividade desde agosto de 2021, e que traz um board com grande experiência. Fundada por Erih Carneiro e Dimitri Vieira, ambos LinkedIn Top Voices da plataforma.

Erih Carneiro é formado em Contabilidade pela Universidade de Feira de Santana, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho e foi Fellowship pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Partiu para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil e de se tornar um criador de conteúdo e palestrante sobre carreiras e diversidade.

Dimitri Vieira é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Universidade de Brighton (Reino Unido). O profissional é ex-Rock Content, onde atuou como especialista de marketing e professor, e também é escritor, mentor e criador de conteúdo.

A equipe Gombo ainda conta com Tânia Chaves, uma mulher negra, 50+ e fundadora da Academia de Diversidade, que além de ter cursos e palestras sobre diversidade, equidade e inclusão da própria fundadora, é um hub de talentos para a área.

Dirlene Silva é economista de formação, conselheira 101, palestrante, mentora e se destaca como uma das poucas economistas negras a estarem em evidência nas mídias e redes sociais.

Patrícia Pousa é Doutora em Saúde, executiva de pessoas e cultura, palestrante, professora da FGV e aborda temas como liderança, gestão de pessoas humanizada e saúde do trabalhador.

Thomas Nader é um homem trans, palestrante e gestor de pessoas e aborda temas como liderança inclusiva e como as organizações podem ser mais respeitosas no processo de contratação de pessoas da comunidade trans.

Alisson Pereira é antropólogo e Especialista Sênior em Treinamento e Desenvolvimento da Lindt & Sprüngli Brasil. Cientista social com mestrado em antropologia, o foco do trabalho de Alisson está na pesquisa, consultoria e treinamento em comportamento do consumidor e na experiência do cliente e atendimento ao cliente.

Cristian Schaffer é aluno de Doutorado e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação em Estratégias Digitais no UniCeub. Nos últimos anos, participou de consultorias e pesquisas de mercado, palestras sobre pesquisas de mercado, inbound marketing, neuromarketing, dentre outros assuntos. Cristian se faz presente no LinkedIn produzindo conteúdo sobre marketing, comunicação, tecnologia e comportamentos de consumo.

*Linkeding

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.