Diante do momento em que vivemos, onde a situação em relação ao meio ambiente se mostra cada vez mais preocupante, a energia limpa global se tornou uma busca constante e algo necessário para evitar a poluição e estabelecer um cenário totalmente positivo.

Logo, por ser um assunto frequente e uma busca até mesmo constante, que impacta até mesmo uma empresa corrimão de madeira, esse processo deve ser seguro e manter uma constante limpeza ambiental.

Dessa forma, recentemente uma descoberta que promete mudar tudo aquilo que conhecemos e estabelecer reflexos incríveis ao meio ambiente e a forma em que vivemos merece toda a atenção.

A fusão nuclear descoberta por cientistas americanos poderá avançar na energia limpa global, estabelecendo melhorias incríveis e algo que promete revolucionar todo o mundo e a energia como conhecemos.

Entretanto, ainda se tem muitas dúvidas quando se trata da fusão nuclear, energia limpa e até mesmo da descoberta realizada pelos cientistas americanos, pois como esses conceitos são recentes ainda se tem muitas dúvidas em relação a eles.

Por isso, estar por dentro de cada um deles é uma ação necessária para que você entenda o quanto a energia limpa já é algo alcançável e que pode ser estabelecido diante de todo o planeta.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esses conceitos, fazendo com que você entenda a significação da fusão nuclear e energia limpa, o experimento realizado por cientistas que está mudando a perspectiva de energia limpa e a importância dessa descoberta para o mundo.

O que é a Fusão Nuclear?

Por mais complexa que possa parecer, a fusão nuclear é caracterizada até mesmo de uma forma simples, sendo a junção de átomos que têm núcleos leves, logo através da junção desses átomos se resulta em um núcleo mais pesado.

Quando eles são submetidos a uma temperatura mais elevada, o deutério e o trítio, que são isótopos de hidrogênio (H), se unem. Dessa forma, a partir da união realizada se tem uma liberação de uma grande quantidade de energia e são formados núcleos de Hélio (He). 

O processo de fusão nuclear ao ser realizado dá origem ao funcionamento de bombas de hidrogênio, as bombas que são conhecidas como as bombas atômicas, as mais destrutivas que existem.

Além disso, é importante ter em mente que as reações de fusão ocorrem no interior do sol e é a fonte de energia solar que utilizamos diante de todo o nosso dia a dia e dos processos existentes.

Por isso, por mais que essas questões possam parecer distantes da sua rotina e até mesmo da sua empresa de projeto elétrico predial, elas estão muito mais próximas do que imaginamos, pois a fusão nuclear tem impactos relevantes diante do meio ambiente.

O que é energia limpa?

A energia limpa quando se pensa na sua significação ele é mais simples do que a fusão nuclear, pois ela é caracterizada como o tipo de energia que não emite gases poluentes no seu processo de produção e consumo.

Os gases poluentes são um tema frequente diante da sociedade e dentre os principais podemos citar o gás carbônico e o CO2, pois eles contribuem para problemas climáticos como o aumento do efeito estufa e o aquecimento global.

Logo, diante desse cenário preocupante em relação aos gases poluentes, a energia limpa é a principal solução, pois ela não é produzida por meios convencionais e não utilizam combustíveis fósseis.

Sendo assim, para que fique claro, confira as principais fontes de energia limpa e veja o quanto essas questões são determinantes até mesmo para a sua empresa de levantamento topográfico.

  • Energia eólica;
  • Energia solar;
  • Energia geotérmica;
  • Energias oceânicas.

Logo, ao destacar esses tipos de energia limpa, confira as características de cada uma delas e entenda ainda melhor o quanto a energia limpa é algo que deve ser estabelecido o quanto antes diante da nossa vida.

Energia eólica 

A energia eólica é o tipo de energia que é gerada por meios de turbinas eólicas que convertem as correntes de vento em energia elétrica e tornam essa fonte ainda mais sustentável.

Esse tipo de energia no Brasil está em grande ascensão, pois o nordeste por exemplo, é o responsável por 94% da energia da região, contando com a marca impressionante de 80% dos parques eólicos pelo Brasil.

Ou seja, ao pensar em uma empresa que trabalha com tecnologia ou até mesmo uma empresa que produz lâmina para roçadeira, a energia eólica é uma ótima opção para evitar possíveis gases poluentes e danos ao meio ambiente.

Energia Solar 

As energias solares têm sido um dos temas frequentes diante de todo o mercado, pois se utilizam de painéis solares com células voláteis para captar a energia do sol, transformando-a em energia elétrica ou a utilizando para aquecer água.

Além do mais, a energia solar é determinante pois ela pode ser implantada desde uma empresa de comando hidráulico as residências que pretendem produzir energia para o consumo próprio.

Por isso, tem se tornado cada vez mais comum as pessoas falarem sobre a energia solar e buscarem realizar a sua implantação, pois ela é uma das principais formas de evitar os gases poluentes.

Energia Geotérmica 

A energia geotérmica é gerada a partir do calor no interior da terra, que produz vapor e água quente que são utilizados por turbinas para produzir energia elétrica.

Esse tipo de energia depende das condições geográficas específicas e o seu processo geralmente ocorre através de uma perfuração em reservatórios subterrâneos profundos ou em geotérmicos próximos da superfície.

Energias oceânicas 

Por mais que as energias limpas muitas vezes pareçam distantes e até mesmo complexas de serem realizadas, elas podem ser obtidas de diversas formas, gerando benefícios e cenários únicos diante do planeta.

Por isso, assim como a aerofotogrametria é importante diante da engenharia, as energias limpas também são fundamentais ao se tratar do planeta e de uma diminuição dos gases poluentes.

Geralmente o processo para obter as energias oceânicas é realizado da seguinte forma:

A energia das marés é obtida aprisionando a água durante a maré alta e utilizando a vazão desta na maré baixa para a geração de energia, realizando um mecanismo muito similar ao das usinas hidroelétricas.

Energia limpa infinita

Na terça-feira dia 13 de dezembro de 2022 uma descoberta realizada por cientistas promete revolucionar todo o mercado e de fato diminuir consideravelmente alguns níveis de poluição e danos ao meio ambiente.

Essa conquista é um marco histórico na fusão nuclear que promete ter reflexos totalmente positivos que tendem a gerar benefícios desde uma empresa que realiza teste hidrostático a toda a população em seu dia a dia.

Pela primeira vez, cientistas americanos produziram mais energia a partir da fusão do que a energia do laser usada para alimentar o experimento, dando um grande passo à revolução e a uma nova forma de propagar a energia limpa.

Também chamado de ganho de energia líquida, essa ação é um marco importantíssimo em uma tentativa de décadas de obter energia limpa e ilimitada a partir da fusão nuclear.

O experimento colocou 2,05 megajoules de energia no alvo e resultou em 3,15 MJ de saída de energia de fusão, tendo como resultado mais de 50% a mais de energia do que foi colocado.

Logo, diante dessa ação realizada é a primeira vez que um experimento resultou em um ganho significativo e totalmente animador de energia.

Por isso, diante desse marco e da conquista realizada caso essas ações e experimentos continuem dando bons resultados, uma empresa de tubulação de aço galvanizado e toda a população tendem a viver em um planeta muito mais sustentável.

Além disso, é importante ressaltar que a descoberta foi feita por uma equipe de cientistas da National Ignition Facility do Lawrence Livermore National Laboratory na Califórnia no dia 5 de dezembro de 2022.

Importância da descoberta realizada 

O tamanho da importância dessa descoberta foi tamanha que a secretaria de energia dos EUA, Jennifer Granholm chamou esse avanço de conquista histórica em um comunicado que foi realizado.

Neste comunicado Jennifer também citou que os cientistas de Livermore e outros laboratórios fazem um trabalho que vai ajudar que os EUA resolvam os problemas mais urgentes de toda a humanidade.

Afinal de contas, ao colocar a energia limpa em evidência e utilizá-la através de diversos processos, se evita os gases poluentes e até mesmo as mudanças climáticas que são realizadas por conta da energia fóssil.

Dessa forma, fica claro que a ação realizada é um triunfo da ciência que brilhantemente tem demonstrado o quanto o futuro tende a ser muito mais esperançoso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.