Muitos são os momentos onde renovar o seu guarda-roupa e o seu visual se mostra uma boa pedida, entre eles o início de um novo ano. O problema é que deixar os cabelos descoloridos pode exigir todo um processo para garantir sua hidratação.

Antigamente, pouca atenção era dada a esse processo. Isso levando em conta também que a maioria dos salões de beleza utilizavam até mesmo de produtos químicos que faziam mal à saúde como um todo, o que dizer então sobre os fios em sua cabeça.

Como resultado disso, vemos muitas pessoas que têm problemas no cabelo, como quedas, fios quebradiços e muitas outras consequências que podem ter surgido de tratamentos mal aplicados, sendo esse o processo comum por quem passava por uma pintura de cabelo.

E antes de colocar algo como uma luva de vaqueta, achando que isso é suficiente para garantir sua saúde ao lidar com certos produtos químicos, o mesmo não poderá ser dito sobre os fios onde tais substâncias serão aplicadas.

Por outro lado, isso não significa que alguém deve se contentar em deixar o seu cabelo da maneira que está por ter medo de ir ao salão e sofrer qualquer tipo de tratamento capilar. O que encontramos hoje são processos muito mais modernos, sem grandes consequências.

É graças a isso que podemos ver mulheres e também homens desfilando por aí com diferentes tonalidades, com seus cabelos navegando entre o loiro, o preto e muitas outras cores, sem a preocupação que os seus preciosos fios possam enfraquecer ou até cair.

Por isso não estranhe quando ver uma campanha publicitária estrelada por uma modelo ruiva junto de um saco kraft personalizado de uma loja para semanas depois ver essa mesma artistas usando uma tonalidade diferente no outdoor de outra propaganda.

Isso pode acontecer pelo uso de perucas, mas também pela decisão da pessoa em pintar constantemente o seu cabelo, sendo necessário ter todo um cuidado para garantir que esse processo não cause nenhum tipo de dano à sua saúde capilar.

Com isso em vista, é possível dizer que a descoloração dos fios de cabelos é algo comum atualmente, contudo, é preciso ter todo um cuidado para que a sua repaginada no visual seja sempre algo positivo e não um problema que coloque em risco suas madeixas.

Como funciona o processo de descoloração?

Não adianta colocar uma mão de tinta clara em cima de uma parede de tonalidade escura, já que a cor de fundo pode acabar se sobressaindo por trás da tintura aplicada. O mesmo pode ser dito sobre quem pensa em mudar o tom ou a cor completa do seu cabelo.

Diante disso, para que uma jovem morena possa ficar loira ou até mesmo ruiva, é preciso recorrer ao processo de descoloração, sendo esse um tratamento que funciona de forma química, alterando a estrutura dos fios, permitindo assim uma mudança de tons.

Isso ocorre através da abertura da cutícula de cada fio capilar, retirando assim o pigmento natural ali presente, levando então ao processo de descoloração do cabelo, permitindo a ele chegar a uma textura mais clara, como um loiro que pode ser base para um tingimento.

Esse procedimento acaba sendo mais fácil de se conquistar quando pensamos em alguém de fios mais finos, com a abertura das cutículas capilares sendo mais fácil de se conquistar. O mesmo sobre quem possui cabelos claros, exigindo menos pigmentos a serem retirados.

Ao levar isso em conta, é possível olhar no mercado pela etiqueta de preço de cada tipo de pó descolorante a ser comprado, levando em conta o nível de química necessária para descolorir cada tipo de fio, tudo de acordo com o estilo de cabelo natural de alguém.

O problema é que quanto mais grosso, escuro ou até mesmo as duas características juntas, maior será a quantidade de química necessária para retirar o pigmento dos seus fios, com um processo muito intenso podendo prejudicar toda a sua saúde capilar.

Tendo isso em vista, é importante saber como nutrir o seu cabelo para evitar com que toda essa química usada no processo de descoloração não coloque em risco a saúde dos seus fios de cabelo, com esse processo podendo deixá-los sem vida ou até mesmo quebrá-los.

E para que essa nutrição seja feita de maneira correta, é importante também saber quais são as opções de produtos disponíveis para manter o seu cabelo saudável durante e após a realização de um processo de descoloração.

Quais os produtos indicados para esse tratamento?

Por muito tempo eram usados produtos muito fortes para a retirada dos pigmentos naturais, como é o caso da água oxigenada em sua forma mais pura e básica. Hoje podemos encontrar no mercado opções menos danosas, desenvolvidas para garantir esse processo.

O mesmo pode ser dito sobre muitos outros itens que podem ser usados para cuidar do seu cabelo, com a pluralidade de opções para os seus fios sendo tão grande como as alternativas trazidas por uma distribuidora de produtos de limpeza junto aos mercados.

Atualmente é possível encontrar muitos desses produtos indicados em tratamentos para o cabelo em locais diversos, indo desde farmácias convencionais até mesmo a lojas especializadas em itens capilares, tudo graças a alta procura por esse tipo de material.

Entre os produtos que podem ser usados para garantir o seu tratamento, com um foco especial durante o processo de hidratação por quem passa por uma descoloração dos fios, é possível destacar algumas opções, entre elas:

  • Shampoos para fios descoloridos;

  • Condicionadores especiais;

  • Óleo hidratantes;

  • Queratina líquida;

  • Serum anti-frizz.

Todos esses são itens indicados para quem busca manter a saúde dos seus fios após a realização de um processo de descoloração, até mesmo para evitar que o seu novo visual não seja prejudicado pela má qualidade visível do seu cabelo após tal procedimento.

Com isso em mente, é importante garantir sempre uma hidratação constante dos seus fios, para assim garantir com que o seu toalheiro para banheiro não seja ocupado por uma toalha repleta de fios caídos após secar os cabelos durante o seu pós-banho.

Esse processo de nutrição deve ser feito então de forma diária, tal como um tratamento de saúde ou até mesmo como um cronograma a ser mantido dentro da sua rotina de exercícios. Diante disso se destaca a importância de adotar um sistema diário de cuidados.

Montando o seu cronograma capilar

Cuidar dos seus cabelos diariamente é algo que deve ser garantido por todos, tudo para se ter certeza de que os seus fios permaneçam saudáveis, criando assim até mesmo um visual mais bonito que combine o seu cabelo com qualquer tipo de peça a ser usada.

Se esse tipo de tratamento é necessário para qualquer pessoa comum, não é preciso então dizer nada sobre quem passou por um processo de descoloração, onde seus fios se encontram naturalmente mais vulneráveis, após toda essa aplicação de produtos químicos.

Para evitar esse tipo de impacto visual, mas também de saúde do seu cabelo, é importante adotar o que pode ser chamado de cronograma capilar, tratando-se de um tratamento diário onde seus fios são cuidados via um processo de nutrição, hidratação e reconstrução.

Ao garantir essas três etapas é possível ter um controle da qualidade dos seus fios, mantendo controlado o nível de química aplicado através do processo de descoloração, tal como um medidor de pH pode agir na indústria ou em uma piscina.

Falando de piscina, é importante garantir a sua saúde capilar após ter um contato direto com o cloro presente na água desses locais, podendo ser ainda mais prejudiciais para os fios já vulneráveis por causa de uma ação de descoloração.

Para garantir essa nutrição dos cabelos, basta tomar banho com água gelada e lavar seus fios com shampoo e condicionador, dando preferência aos modelos desenvolvidos especificamente para quem está passando por esse tratamento químico de descoloração.

Após isso basta aplicar uma máscara hidratante e colocar uma touca por cerca de 15 minutos, para assim garantir com que o produto possa fazer efeito em sua cabeça. Depois disso basta lavar novamente com água gelada para garantir um visual de destaque positivo.

É claro que esse cronograma de hidratação exige uma grande quantidade de produtos a serem depositados em uma mesa em aço inox ou qualquer outro tipo de espaço que possa servir de local para guardar todos os itens a serem usados no tratamento dos seus cabelos.

Junto disso é importante ficar atento para quando somente a hidratação não se mostra o suficiente, sendo preciso recorrer a um processo de reconstrução dos fios, com o uso de máscaras e ampolas de hidratação desenvolvidos justamente para recuperar seu cabelo.

A criação desse cronograma de tratamento deve ser desenvolvido junto de profissionais de beleza que possam dar importantes dicas de beleza, para que todo o processo de coleta de resíduos químicos possa até ser menor em relação aos itens usados em seu cabelo.

Tudo isso para garantir com que seus fios possam receber novas cores de acordo com a sua vontade, sem que isso implique em um cabelo quebradiço ou qualquer tipo de característica associada a quem passa por uma descoloração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.