Entra ano e sai ano, e a bicicleta continua sendo o veículo de preferência de muitas pessoas que praticam atividades físicas, seja de forma profissional, ou para andar na ciclovia em frente a beira do mar, ou mesmo evitar trânsito ao ir para o trabalho. 


O fato é que a bicicleta é e continua sendo uma escolha inteligente para quem quer ter mais saúde, qualidade de vida e menos estresse no trânsito. 


Mas se é fato que muitas pessoas conhecem esses benefícios da bicicleta para a saúde e bem-estar, é fato também que na hora de escolher o modelo ideal gera muitas dúvidas, principalmente para os iniciantes de bike.  


Mas isso é super normal, afinal, até mesmo quando alguém está em busca de algo muito específico, como uma peça de automação industrial patins guia linear 20mm, por exemplo, também pode ter dúvidas, pois existem várias ofertas pela internet.


E claro, com a bicicleta não é diferente, pois existem várias ofertas de bicicletas, com vários modelos, cores, tamanhos, atribuições e funcionalidades diferentes no mercado para escolher. 


Portanto, para ajudar você a fazer uma escolha adequada do melhor modelo de bicicleta para a finalidade esperada, preparamos essas 10 dicas bem pensadas que farão você não ter mais nenhuma dúvida para comprar sua bicicleta. Confira;

1 - Defina a finalidade que sua bicicleta terá

O primeiro passo para escolher sua bicicleta de forma adequada é de fato definir a finalidade que ela terá.  


Ou seja, assim como um transporte rodoviário pode ter várias finalidades como levar passageiros para outras cidades, transportar cargas de outras empresas que fazem entregas de produtos, ou fazer mudanças, uma bicicleta pode ter variadas finalidades.  


Por exemplo, para quem mora em cidade grande, pode ser mais adequado optar por um modelo versátil, tanto para caminhada quanto para deslocamento para o trabalho ou faculdade, por exemplo.


Mas quem trabalha com entrega de encomendas, como entrega de comida ou até mesmo com entrega de aparelhos de aquecedores Rinnai, deve ter uma bicicleta mais potente, com todos os upgrades possíveis que garantem sua performance.


Logo, é preciso que você defina muito bem a finalidade pela qual levou você a optar pela compra de uma bicicleta. Ou seja, você pode precisar escolher uma bicicleta para, por exemplo:


  • Começar a praticar ciclismo profissional;

  • Pedalar no calçadão da praia para sair do sedentarismo;

  • Ir para o trabalho ou faculdade;

  • Simplesmente dizer que tem uma bicicleta.


É claro que este último exemplo foi uma ironia,  e obviamente não queremos que você compre uma bicicleta simplesmente para enfeitar o quintal da sua casa.


Afinal, assim como ter uma piscina em casa gera custos de manutenção e compra de produtos como limpadores e sequestrante de metais, ter uma bicicleta também gera custos de manutenção que precisam ser realizados. 


Logo, definir a finalidade de uso de sua bicicleta é primordial para evitar deixá-la escanteada na garagem da sua casa e ainda evitar custos desnecessários que ninguém quer ter com algo que não utiliza. 

2 - Leve em consideração o seu orçamento

Depois de ter definido a finalidade pela qual você quer comprar sua bicicleta, é hora de pensar no orçamento disponível para comprar seu veículo de duas rodas.


Afinal, assim como serviços de topografia preços devem ser pesquisados e analisados criteriosamente, os preços das bicicletas também precisam ser considerados na escolha.  


Isso porque, existem diversos modelos para escolher, existem bikes de diversos valores e é importante você não se endividar, mesmo que você queira muito uma bike mais avançada e tecnológica.


As bicicletas mais caras geralmente são indicadas para quem quer se profissionalizar no esporte de ciclismo 


Enquanto os modelos mais acessíveis são ideais para quem quer andar de bicicleta para passear, ou para se locomover para ir ao trabalho de alpinismo industrial, por exemplo.  

3 - Verifique se a bicicleta já vem com acessórios

Alguns acessórios e itens são obrigatórios por lei e até mesmo tornam as pedaladas mais confortáveis. Atenção especial deve ser dada aos equipamentos de segurança. Afinal, as quedas não são incomuns e se você não estiver protegido, poderá se ferir gravemente.


Alguns itens são de fato indispensáveis, como:


  • Luvas;

  • capacetes;

  • Equipamentos de som de buzina;

  • Acessórios como joelheiras e cotoveleiras.


Algumas bicicletas já vem com alguns desses acessórios, fazendo com que o orçamento seja mais em conta do que comprar separadamente. No entanto, é preciso verificar essa questão com a loja fornecedora. 

4 - Averigue bem a qualidade dos materiais

Embora você possa comprar bicicletas com preços diferentes no mercado, é importante lembrar que a qualidade dos materiais de fabricação deve ser o fator decisivo na hora de escolher sua bike


Isso porque o material deve ser durável e projetado profissionalmente para garantir a durabilidade e a segurança da bicicleta, pois além de ser questão de conforto, é questão de segurança.


Assim você fica mais seguro e aproveita seus equipamentos por mais tempo para pedalar com segurança.

5 - Escolha bem a loja

Escolher onde você vai comprar sua bicicleta é muito importante, pois existem muitas lojas especializadas com profissionais para ajudar os compradores na hora da escolha.


Além disso, existem muitas lojas online e sites que oferecem preços melhores e opções que cabem melhor no seu orçamento, por isso é importante verificar bem a loja antes de fechar uma compra.


Mas é importante destacar que comprar em uma loja física tem a grande vantagem de retirar no ato da compra, e assim você não precisa passar pela ansiedade de esperar para ela chegar.  


Isso porque, as compras online podem demorar mais para chegar, o que acaba gerando muita ansiedade, mas podem ter preços melhores. Vai do seu critério.

6 - Verifique os equipamentos básicos

É muito importante verificar bem se a bicicleta conta com os freios, número de marchas, termoformagem, tamanho do aro, entre outros.


Essas são as atribuições e ferramentas básicas que sua bicicleta deve ter para que você possa pedalar com mais tranquilidade. Não é necessário um bom conhecimento de mecânica para entender a importância deles.


Averiguar bem essa questão antes de comprar sua bicicleta é muito importante para poder fazer os ajustes necessários, principalmente depois de passar algum tempo pedalando com ela. Isso ajuda a prolongar a vida útil da bicicleta e garante que ela dure mais.

7 - Averigue como é a estrutura de manutenção

A manutenção é uma das partes mais importantes de uma bicicleta, e com certeza, uma das coisas mais caras. Por isso, é importante investir um pouco mais na manutenção do que nos outros aspectos.


Isso é algo imprescindível, então você precisa avaliar e certificar como é feita a manutenção do modelo de bicicleta escolhido, quanto é necessário desembolsar para isso, e de quanto em quanto tempo deve ser realizada. 

8 - Averigue a qualidade dos pneus e aros

Os pneus são outro quesito muito importante na hora de escolher a bike ideal para você pedalar com toda segurança e conforto que merece. Isso porque, existem vários modelos diferentes e devem ser utilizados de acordo com a sua necessidade.


Alguns pneus são ideais para garantir alta performance e velocidade, enquanto outros podem ser usados ​​para terrenos mais difíceis, como estradas de terra e similares.


Além disso, os pneus de bicicleta têm um aro, que é do tamanho da roda. Este tamanho deve permitir que você use a bike sem dificuldade para pedalar. Por isso que todos esses aspectos de pneus e aros devem ser analisados antes de comprar sua bike. 

9 - Certifique que sua bike tenha espelho retrovisor

Esta é uma questão importante de segurança, pois de fato, os espelhos retrovisores não vêm em todas as bicicletas, mas é preciso inserir ou mandar colocar na sua bike nova escolhida, caso ela não tenha, para que você possa manobrar sem correr riscos.


Esse é um aspecto essencial e muito importante na hora de escolher o modelo da sua bicicleta, principalmente quem vai usar a bike em trânsito intenso nas grandes cidades.


Logo, seja para ir para o trabalho na sua empresa de fresadora router CNC, ou para quem trabalha com entrega de produtos nas casas, garantir todos os equipamentos de segurança é indispensável.  

10 - Compre uma bicicleta adequada para sua altura/peso

Por último e não menos importante, é preciso avaliar bem antes de comprar sua bicicleta, o tamanho dela em relação à sua própria  altura e peso. 


Isso evitará desconforto durante as pedaladas, e claro, irá prevenir até mesmo de efeitos nocivos à saúde a longo prazo.

Considerações finais

Com todas essas 10 dicas indicadas aqui neste artigo, você agora está mais que apto para escolher sua bicicleta de forma segura e assertiva. Afinal, uma boa escolha nunca é algo impensado e sem umas boas dicas para ajudar.


Então, aproveite todas essas dicas, analise-as, pense bem sobre elas, e faça sua escolha com todo cuidado que sua futura bicicleta merece. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com