A cada quatro anos, times de futebol de diferentes países do mundo se reúnem para a Copa do Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Não existe outro evento esportivo no mundo maior que este. A Copa mobiliza milhões de pessoas que de quatro em quatro anos se preparam para assistir aos jogos do campeonato.


Além da popularidade do jogo, a Copa do Mundo mobiliza muito dinheiro de patrocinadores, como grandes empresas multinacionais e de bancadas industriais de todos os países do mundo, ou seja, exige muito investimento para que o evento seja um sucesso.

Neste artigo, vamos contar um pouco da história da Copa do Mundo, os principais marcos e curiosidades sobre esse maior evento do futebol mundial. Confira!

Quando começou a Copa do Mundo?

Um fato curioso sobre a história da Copa do Mundo é que na verdade ela começou com as Olimpíadas, o que torna o evento de futebol mais recente, pois tudo começou muito depois da primeira Olimpíada da Era Moderna.

Ou seja, assim como uma empresa de análise de solo tem todo um processo para que seja criada e estruturada, a Copa do Mundo teve um processo de início que deu vida a ele e o tornou o maior evento de futebol do mundo e da história.

Então vamos lá explicar como tudo de fato começou: a Copa do Mundo se originou com a criação da FIFA em 1904. No entanto, o primeiro torneio mundial não foi realizado até 1930.

As duas figuras proeminentes que fundaram a Copa do Mundo são o ex-presidente da FIFA Jules Rimet, da França, e o holandês Carl Anton, ex-secretário-geral da Federação Willem Hirschmann.

Carl Hirschman foi um dos primeiros a imaginar a organização deste evento, e embora não tenha conseguido concretizar a ideia, foi um grande idealizador do projeto.

Foi ele que abriu caminho para a criação da competição mundial de futebol e foi fundamental para a criação da FIFA.

Jules Rimet, presidente da FIFA há mais de 30 anos, lançou um programa exclusivo de campeonato mundial de futebol sem relação com as Olimpíadas.

Durante as negociações, 1928 foi o ano em que os organizadores do torneio decidiram definir a Copa do Mundo para ser realizada a cada 4 anos, com a participação de todos os continentes, e a FIFA seria a responsável por fornecer a taça de ouro do país campeão.

E assim ficou definido até os dias de hoje, e desde então várias empresas multinacionais, como empresa de topografia ou empresas do setor alimentício, a cada quatro anos podem se tornar patrocinadoras desse grande evento futebolístico.

Quanto à primeira Copa do Mundo, ela foi realizada no Uruguai em 1930, onde apenas 13 times participaram, convidados pela FIFA, ou seja, não houve disputa de elegibilidade como é hoje.

Os países participantes foram:

  • Argentina;

  • Bélgica;

  • Bolívia;

  • Brasil;

  • Chile;

  • França;

  • Iugoslávia;

  • México;

  • Paraguai;

  • Peru;

  • Romênia;

  • Estados Unidos

  • Uruguai.

O primeiro campeão deste torneio foi o anfitrião, Uruguai. No torneio inaugural, o país-sede venceu a Argentina por 4 a 2 na final no Estádio Centenário de Montevidéu.

Nas duas Copas seguintes (1934 e 1938), a Itália conquistou o campeonato. No entanto, entre 1942 e 1946, o jogo foi suspenso devido ao início da Segunda Guerra Mundial.

Primeira Copa do Mundo sediada no Brasil

A primeira Copa do Mundo sediada no Brasil foi em 1950. Com um grande time e a grande paixão que o brasileiro tem pelo futebol, o Brasil chegou à final com o Uruguai.

A final foi disputada no recém-construído Maracanã, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de aproximadamente 200 mil espectadores.

No entanto, o inesperado aconteceu, quando o Uruguai conseguiu o aparentemente impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e ficou com o título de campeão logo na casa do Brasil.

Houve silêncio no Maracanã, e os gritos tomaram conta do futebol nacional. Isso repercutiu mundialmente e várias empresas do Brasil como empresas de fabricação de selos mecânicos decretaram dias de folga.

Foi uma forma de consolo, e cada brasieliro teve que se conformar e se consolar com essa esperança frustrada. Mas isso foi só um preparo para as muitas conquistas que o Brasil iria ter. 

Em 1958, na polêmica copa da Suécia, o Brasil conquistou o troféu pela primeira vez. Este ano, a Seleção Brasileira foi representada por aquele que é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Depois de vencer a Suécia, quatro anos depois, em 1962, o Brasil novamente conquistou o título de campeão juntamente com a taça, na Copa sediada no Chile.

Ou seja, não é à toa que o Brasil conquistou o título de país do futebol, afinal pela segunda vez consecutiva o Brasil ganhou a Copa do Mundo.

E quem disse que parou por aí? No México, na Copa de 1970, com um dos melhores times que o Brasil já teve, composto pelos jogadores que marcaram história, como Pelé, Tostão, Rivelino e Carlos Alberto, o Brasil venceu a Itália por 4 a 1 e sagrou-se tricampeão mundial.

Como vencedor pela terceira vez, o Brasil ganhou a propriedade permanente da Taça Jules Rimet, que foi colocada em exposição na sede da Federação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, em um baú de vidro à prova de balas.

Um fato um tanto triste foi que, em 19 de dezembro de 1983, a parte de trás do baú, que era de assoalhos de madeira bem estruturada, foi arrombada com um pé de cabra e a taça foi roubada.

Quatro homens foram julgados e condenados por esse ato de crime contra o Patrimônio Brasileiro.

O troféu nunca foi recuperado e acredita-se que tenha sido derretido e vendido. Apenas um fragmento da Taça Jules Rimet foi encontrado até agora, a base original é então mantida pela FIFA no porão da sede da Confederação em Zurique com totem controle de acesso.

Brasil: 24 anos sem título

Depois de vencer o campeonato em 1970, o Brasil entrou em um período de 24 anos sem ganhar a competição, depois conquistou novamente em 1994, na Copa do Mundo nos Estados Unidos.

Comandada pelo artilheiro Romário, a seleção brasileira venceu a seleção italiana em uma bela disputa de pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil voltou à final, mas perdeu o título para a anfitriã França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul comandada por Ronaldo, a seleção brasileira derrotou a seleção alemã por 2 a 0 e ganhou a quinta estrela.

No ano de 2006, a Copa do Mundo foi sediada pela Alemanha. Como sempre, o evento foi competitivo e emocionante. Na final, a Itália venceu a França por 5 a 3 nos pênaltis, já que no primeiro e segundo tempo os times empataram com um gol cada.

Em 2010, o maior evento futebolístico foi realizado pela primeira vez no continente africano. A África do Sul foi anfitriã da Copa, que foi realizada de 11 de junho a 11 de julho de 2010. Pela primeira vez na história, a Espanha conseguiu a taça.

Em 2014, a Copa do Mundo foi realizada novamente no Brasil, após um hiato de 64 anos.

E é claro que depois de tantos anos, as expectativas para o hexa estavam muito altas, mas infelizmente o Brasil perdeu para a Alemanha em um dos piores momentos que a Seleção já vivenciou: um show de 7x1 para o time alemão.

Em 2018, a Rússia sediou a Copa do Mundo da FIFA pela primeira vez na história. A competição foi realizada de 14 de junho a 15 de julho de 2018, quando a França venceu a Croácia por 4 a 2.

Curiosidades

Agora vamos relembrar algumas curiosidades sobre o universo da Copa do Mundo, afinal, independentemente se você é um advogado ou trabalha com indicador de temperatura, todo mundo ama uma curiosidade.

A primeira curiosidade é sobre o recorde de gols em uma mesma Copa, que foi do francês Fontaine, com 13 gols (no torneio de 1958). O recorde total em toda a história da Copa é do alemão Miroslav Klose, com 16 gols.

Os jogadores só começaram a usar camisas numeradas depois da Copa do Mundo de 1950. O número na camisa de cada jogador é importante, assim como sacola kraft personalizada para colaboradores de uma empresa, pois facilita a identificação.

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas assistiram à final no Maracanã durante a Copa do Mundo de 1950, possivelmente o maior público em uma partida de futebol de todos os tempos.

Com a derrota da Seleção Brasileira, o clima na arena ficou extremamente triste. Milhares de torcedores choraram no estádio, e logo depois nas ruas do Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo de 1950 não foi televisionada no Brasil. Quem não foi ao estádio, acompanhou o jogo pelo rádio, o principal meio de comunicação na época.

O Brasil é o único país a ter participado de todas as Copas do Mundo e é o país com mais títulos: cinco no total.

A Itália e a Alemanha são tetracampeãs mundiais. Argentina, França e Uruguai têm dois títulos. Inglaterra e Espanha têm apenas um título cada.

A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do mundo, depois das Olimpíadas. Mas de futebol, especificamente, é o primeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com