Qualificação é problema para 84% das indústrias. Empresas que ofertam relacionamento diferenciado crescem, como é o caso da Soma Solution, que fechou contrato com grande empresa do setor alimentício

De 40 países, o Brasil está em 9º lugar quando o assunto é mão de obra qualificada.  Entre os setores com mais carência, a indústria aparece no ranking com 84%, conforme dados da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup.

O sinal de alerta é mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, embora com cenário diferente quando comparado à economia e à educação brasileira, há também muita dificuldade em preencher lacunas de talentos no setor industrial. Segundo uma pesquisa do Workforce Institute, antes da pandemia o déficit era de 38% e depois dela saltou para 54%.

No intuito de compartilhar conhecimento e fazer a roda da Indústria 4.0 girar, uma empresa de atuação nacional vem dando exemplo. A Soma Solution, que fornece equipamentos de inspeção, automação e de codificação para aplicação em variadas atividades, nutre seu cliente com informação e treinamentos técnicos. Faz parte do pacote: a compra de qualquer solução já congrega a vinda de treinamentos e orientações.

“Uma vez vendido o equipamento, já se negocia o pacote de treinamento”, confirma Luiz Guilherme Santos, coordenador técnico da Soma Solution. Essa capacitação fica em fluxo constante, com manutenções preventivas, corretivas e treinamentos. “Nossa relação com o cliente é muito importante, seja ele comprador de uma máquina ou de dez, sempre com a mesma paixão e entrega. Temos itens mais simples, dentro do nosso portfólio de solução, equipamentos complexos com sistemas de visão com a tecnologia Deep Learnig, em que exige um nível de entrega mais especializado, para a satisfação do cliente”. 

A via é de mão dupla. A satisfação do cliente significa imediatamente autoridade de marca e distância da concorrência. Entre os diferenciais da Soma Solution, por exemplo, está o fato de que o time conta com mais de 140 colaboradores, sendo 32 profissionais do setor técnico. “Nosso diferencial no pós-vendas é que não é um robô do outro lado do telefone que vai atender o cliente. O cliente tem o contato direto do técnico, o que facilita a comunicação assertiva. Se ele tentar com um técnico e este não atender, tenta com outro. Alguém sempre vai atender e auxiliar”, compartilha Luiz Guilherme.

Os detalhes no atendimento fazem toda a diferença e levaram a empresa a fechar, recentemente, contrato com uma das maiores empresas do ramo alimentício do mundo, justamente por conta da capacitação oferecida no pós-venda. Internamente, a Soma Solution mantém uma rotina de capacitação intensa sobre as novidades de mercado e sobre cada novo produto lançado pelas empresas parceiras.

Girando a roda

A chamada Quarta Revolução Industrial envolve um amplo e completo sistema de tecnologias avançadas. No entanto, para o especialista da Soma, ela só tem impacto significativo na produtividade e, finalmente, na economia, quando operada por quem faz a roda girar: as pessoas.

“Falta mão de obra especializada. É fato e nós tentamos ajudar um pouquinho nisso também, ajudando nossos clientes e deixando-os confortáveis para operar as máquinas sem nenhuma dificuldade. Todos ganham com isso”, assinala o técnico. Vale lembrar a importância financeira de todo aporte feito nos parques industriais: para cada R$ 1 produzido na indústria, são gerados R$ 2,40 na economia como um todo, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

SOBRE A SOMA SOLUTION

A Soma Solution é descendente da Soma Sul e reúne mais de 20 anos de experiência no mercado de automação, inspeção, codificação industrial de produtos e equipamentos para processamento e embalagem. Durante sua história, a empresa virou Grupo, dando origem à Datec – especializada em projetos de automação industrial –, e à SomaFlux – referência em vendas e serviços de compressores de ar, bombas de vácuo e sopradores. 

Para conhecer mais, visite: https://www.somasolution.com.br/

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.