Excesso de sol, água do mar e da piscina: é hora de redobrar o cuidado com os cabelos. Médico especializado em saúde dos fios dá as dicas de como se cuidar

O presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia – SBTri traz dicas para quem tem cabelos afro, brancos ou louros; tingidos, vai à praia, à piscina ou é careca

Está chegando a época do ano em que os cabelos ficam expostos ao sol, mar, piscina e esses elementos costumam danificar os fios. Conforme explica o Dr. Luciano Barsanti, médico e tricologista, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), o sol é um grande inimigo dos cabelos, pois os raios UVA e UVB penetram até as camadas mais profundas dos fios causando ressecamento e quebra dos cabelos. A exposição aos raios solares também aumenta o frizz e provoca o aparecimento de pontas duplas. “E os cabelos tingidos são mais lesados ainda, pois perdem a cor. Já os loiros ou brancos tornam-se amarelados pelo efeito da luz solar”, comenta.

Além do sol, a água do mar é mais um agravante, conforme explica o especialista em saúde capilar. “Os cristais do sal contido na água do mar funcionam como micro lentes de aumento, provocando queimaduras nos fio. Por isso, é fundamental enxaguar bem os fios a cada mergulho”, ensina.

Nas piscinas, a presença de substâncias químicas, como o cobre e o cloro, pode deixar os fios esverdeados. “Quem descolore os fios precisa se atentar a esse detalhe, procurando o cabeleireiro para proteger os cabelos antes da exposição. Esses cabelos são mais sensíveis e necessitam de cuidados extras, porque podem se quebrar também. É melhor prevenir do que remediar”, diz.

Dr. Luciano Barsanti dá dicas de como proteger e tratar os cabelos no verão:

1- Independentemente do seu tipo de cabelo, proteja o couro cabeludo e os fios com chapéus ou bonés com proteção 100% UV mesmo na água. Recolocá-los após mergulhar.

2 - Todas as pessoas também devem utilizar o leave in com protetor solar, antes e depois da praia, em toda a extensão do fio. Procure produtos conforme o seu tipo de cabelo.

3 - Aumentar a hidratação dos fios para, no mínimo, três vezes por semana. Utilizar máscaras hidratantes à base de óleos como argan, murumuro, semente de girassol e extrato de rosas brancas. Diariamente, utilizar condicionador.

4 - Evitar sol entre às 10h e 16h.

5 - Ingerir bastante água e alimentar-se com alimentos pobres em gorduras, privilegiando frutas, verduras, legumes, grãos e proteínas magras.

6- Cuidado com produtos caseiros. A babosa, por exemplo, se usada diretamente nos cabelos, pode causar alergia. Assim como ela, outros produtos tidos como naturais podem ser prejudiciais à saúde.

7 - Se for passar o dia todo na praia, enxague os cabelos a cada mergulho e reaplique o leave in com filtro solar. Ao chegar em casa, lave bem os cabelos e faça uma boa hidratação nos fios.

8 - Se você tem cabelos grisalhos ou brancos, utilize produtos específicos para seus fios, evitando que fiquem amarelados. É muito charmoso mantê-los bonitos e saudáveis.

9 - Os cuidados com os cabelos afro são os mesmos dos outros tipos: proteção solar com leave in indicado para seu tipo de cabelo, hidratação caprichada e uso de bonés ou chapéus com proteção UVA e UVB. E que tal investir em um belo turbante, para dar mais estilo na praia? Ele também pode ajudar na proteção dos fios!

10 - Se você é careca, não utilize filtro solar na cabeça. Mesmo que o couro cabeludo seja pele, essa parte do corpo não deve receber o filtro. O correto é utilizar barreira física, que são os chapéus ou bonés com proteção solar UVA e UVB 100%. Fique atento a esse importante detalhe!

11 - Quem tem cabelos louros ou descoloridos precisa tomar cuidado com o cloro da piscina. Esse produto costuma deixar os tom dos cabelos esverdeados. É importante, antes da exposição, consultar o cabeleireiro, solicitando um produto para proteção capilar. E mesmo quem não tem cabelos louros pode proteger os fios da agressão dos produtos químicos usados na água da piscina. Consulte sempre seu cabeleireiro de confiança e, também, seu médico e tricologista.

Sobre o Dr. Luciano Barsanti e a Dra. Marcia Cecilio

Dr. Luciano é médico e Tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri", membro titular do American Hair Loss Council - USA e da Sociedade Italiana de Tricologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

Dra. Marcia Cecilio é Médica e Tricologista, membro titular do American Hair Loss Council - USA, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, e membro da Sociedade Brasileira de Tricologia - SBTri.

Seja um Apoiador Seja Hoje Diferente!

Que tal pagar um café? Me paga um café.
Reduzimos a quantidade de anúncios no blog.
O blog não tem fins lucrativos mas precisamos de apoio.
Seu café nos ajuda nas despesas de domínio, hospedagem e outros.
Que tal me pagar um cafézinho via pix?
Agradeço desde já pelo café no pix 11 98363-7919

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 


GeraLinks - Agregador de links