Hidrogênio Verde e novas tecnologias para descarbonização na logística serão temas discutidos ao longo do evento

A Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, será palco do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, evento que vem se firmando no calendário setorial como importante fórum de encontro social para criação e disseminação de conhecimento. Reforçando este intuito, a edição de 2022 trará, no dia 25 de novembro, painéis temáticos para discutir novas matrizes energéticas no país, a descarbonização e soluções para viabilizá-las.

A partir das 11h15, o auditório Mahle receberá a palestra Criação da Cadeia Automotiva das Tecnologias de Hidrogênio no Brasil. Com mediação de Camilo Adas, presidente do conselho SAE BRASIL, participam da reflexão Daniel Bueno Lima, Engenheiro Mecânico Aenonáutico da Embraer; Daniel Spinelli, Head de Desenvolvimento de Produto - Caminhões - da Daimler Truck; Margarete Gandini, Coordenadora-Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia; Monica Saraiva Panik, Mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL; e Sidney Gonçalves, Diretor de desenvolvimento da Trendtech.

A transição energética em curso não tem precedentes devido a sua escala e ao profundo impacto nas tendências socioeconômicas, tecnológicas e geopolíticas estabelecidas em todo o mundo. Esta transição não é apenas uma substituição de combustível, e sim uma mudança para um sistema diferente com rupturas políticas, técnicas, ambientais e econômicas. O Hidrogênio Verde é considerado um dos pilares da transição energética porque tem um papel importante na descarbonização da indústria e do transporte. O painel tem como objetivo integrar e fortalecer a engenharia e a indústria brasileira nessa nova economia.

O auditório Mahle recebe ainda, às 13h15, recebe o painel Neutralidade de Carbono na Mobilidade e Segurança Energética - Desafios e oportunidades. Com mediação de Erwin Franieck, Diretor Presidente da SAE4MOBILITY, estarão presentes para debater sobre o tema Angela Oliveira da Costa Superintendente de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Carla Leal, Diretora da Divisão de Produtos Digitais da Way Carbon; Luiz Horta Nogueira, professor na UNIFEI e Pesquisador no NIPE/UNICAMP; e Margarete Gandini, Coordenadora Geral de Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia.

O Brasil tem histórico e experiência na utilização de energia renovável no transporte e pode colaborar globalmente com a experiência local, criando oportunidades de negócios e desenvolvimento de recursos humanos em nosso país. Além da segurança energética, a necessidade de alcançar a neutralidade de carbono e cumprir os acordos internacionais com foco em reduzir o risco das mudanças climáticas tem movimentado diversos setores da economia.

O principal desafio global nessa temática é a descarbonização da matriz energética com utilização de fontes de baixo carbono e renováveis. O setor da mobilidade também contribui para as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e, por esse motivo, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas com foco em utilizar vetores energéticos de baixa emissão, como hidrogênio e energias de baixa intensidade de carbono.

A grade completa com as principais atrações do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL pode ser acessada pelo site oficial do evento. Para mais informações, acesse Congresso SAE BRASIL.

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee