O Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas, realizou um levantamento que mapeou as principais áreas de atuação e interesse de jovens talentos de 18 a 27 anos quando buscam por uma colocação no mercado de trabalho.
Entre os jovens de 18 a 22 anos, 23,9% procuram por emprego na área comercial e vendas; 22,9% estão em busca de recolocação no setor administrativo; 7,5% na área de telemarketing e 6% buscam emprego na área de logística.
Já entre a faixa de 23 a 27 anos, 21% querem ingressar na área comercial e vendas; 19% na área administrativa; 6,9% procuram ocupação no setor de telemarketing e 6% no de logística.
Outros setores onde há predominância da procura de trabalho são os de alimentação, com preferência de aproximadamente 6% entre os dois grupos analisados; 5% entre estão à procura de recolocação na área de serviços gerais e 4% na indústria, também nos dois grupos analisados.
A última pesquisa realizada pelo IBGE mostra que a geração com idade entre 18 e 24 anos é uma das mais impactadas pelo desemprego. Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, observar as áreas almejadas pelos jovens pode ajudar esses setores a atrair esses talentos:
“Os jovens profissionais, apesar de não contarem com experiência, são um investimento necessário para renovar e ter diversidade de olhares nos times, o que sempre traz benefícios ao trabalho. Muitas empresas inclusive auxiliam na maior qualificação desses profissionais, promovendo entre benefícios, auxílio a cursos de idiomas ou até mesmo a cursos universitários”, afirmou a executiva.
A pesquisa mostra ainda que a escolha por algumas áreas pode se dar por serem geralmente cargos de transição, onde o jovem busca as primeiras oportunidades, caso por exemplo dos setores de telemarketing e vendas. Já áreas que exigem o ensino superior, como a de tecnologia, que aparece com apenas 2% das preferências entre os grupos pesquisados.
A pesquisa do jobsite foi realizada com base na procura por trabalho de 2.961.886 jovens de 18 a 27 anos, sendo 57,2% do sexo femino e 42,8% do sexo masculino.