Alessandra Borelli, advogada especializada em Direito Digital e Proteção de Dados, sócia e CEO da Opice Blum Academy, lança, no próximo dia 19 de novembro, o livro "Crianças e adolescentes no mundo digital - Orientações essenciais para o uso seguro e consciente das novas tecnologias". O lançamento, com bate-papo com o psicoterapeuta Leo Fraiman e a influenciadora Carol Celico, será às 10h30, na Livraria da Vila, na R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros -SP.
Dados da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet. Essa é uma realidade sem volta. Quando utilizada com consciência e responsabilidade, a internet e todos os demais avanços tecnológicos representam mecanismos espetaculares e incomparáveis, tanto para a comunicação como para acesso à informação, entretenimento e até educação.
Por outro lado, o acesso a conteúdos inadequados à capacidade de compreensão de crianças e adolescentes é facilitado, assim como a sua vulnerabilidade à pornografia e a ações de aliciadores acaba sendo potencializada. Ofendem e são ofendidos, expõem a própria privacidade e da família, e, quando não são vítimas, cometem, muitas vezes sem saber, inúmeras infrações. Portanto, conhecer os perigos a que estão sujeitos também no ambiente digital é fundamental para se criar mecanismos e estratégias a fim ajudá-los a desfrutar das novas tecnologias de forma segura e consciente.
Este livro, de forma realista, prática e acolhedora tem o objetivo de dar às famílias e às escolas as respostas para muitos de seus questionamentos, entre eles, como bem direcionar crianças e adolescentes para o uso seguro e saudável das novas tecnologias. Não se pretende, absolutamente, reprimir, tampouco criticar as inovações tecnológicas, mas sim fazer com que tomem conhecimento da seriedade que reveste o universo digital, de modo que possam se resguardar de suas armadilhas e aprender a tirar dele o melhor proveito possível.