Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro, às 18h, com a presença do artista e do curador Jacopo Crivelli Visconti, organizador da obra

Nara Roesler convida a todos para o lançamento do livro Com o coração saindo pela boca, de Jonathas de Andrade, que acontecerá no dia 16 de novembro, a partir das 18h, na sede paulistana da galeria. Na ocasião, De Andrade e Jacopo Crivelli Visconti farão uma fala apresentando o projeto.

Organizada pelo curador Jacopo Crivelli Visconti e editada pela Silvana Editoriale, a publicação tem como tema principal a instalação homônima desenvolvida especialmente pelo artista para ocupar o Pavilhão do Brasil na 59ª edição da Bienal de Veneza – a representação brasileira na mostra italiana é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo ao lado do Governo Federal.

Ricamente ilustrado e com edição bilingue, em português e inglês, o exemplar apresenta um percurso pela instalação, oferecendo informações sobre o processo de criação de algumas de suas obras, assim como um breve panorama cronológico da produção do artista, com textos elaborados pela escritora e jornalista Teté Martinho. Após o lançamento, Com o coração saindo pela boca estará disponível para aquisição na livraria virtual da Nara Roesler Livros.

O ano de 2022 tem sido um ano bastante prolífico  para Jonathas de Andrade. Além da retrospectiva de seu trabalho, atualmente em exibição na Pinacoteca do Estado de São Paulo até ano que vem, e da sua primeira individual institucional na França, que esteve em exibição de junho a setembro no CRAC Alsace, em Altkirch, o artista integrou também diversas mostras coletivas. Um dos pontos altos do ano foi ter sido eleito representante do Brasil na 59ª Bienal de Veneza, que segue aberta ao público até final de novembro de 2022 e na qual o artista ocupa o Pavilhão do Brasil no Giardini, a convite do curador Jacopo Crivelli Visconti, – por sua vez, apontado pela Fundação Bienal de São Paulo para a curadoria da representação nacional brasileira na mostra italiana – com a instalação Com o coração saindo pela boca. 

A instalação buscou inspiração em expressões populares, que se valem de metáforas corporais para descrever sentimentos e situações. “As expressões são organizadas na exposição como o fio condutor que explicita e torna quase tangível a existência de um universo de ditos imensamente maior do que os que foram traduzidos em obra.” Afirma Crivelli Visconti no texto de abertura. “É significativo – por evidenciar a dimensão afetiva e pessoal do trabalho, marcada por memórias do passado – que, entre as referências que ajudaram a definir a estética da instalação no pavilhão, estejam as ‘feiras de ciências.’”

Além do texto de Crivelli Visconti, que se debruça especificamente sobre o projeto para a Bienal de Veneza, a publicação apresenta um ensaio inédito de autoria da curadora Clarissa Diniz, que aborda diferentes aspectos da produção do artista, entre eles, a relação entre linguagem e corpo. “A atenção à dimensão topológica da linguagem e dos sentidos encontraria outro elemento central na poética de Andrade: o corpo programaticamente interessado no desmonte das políticas – topológicas, linguísticas, sociais, raciais etc. – da separabilidade, Jonathas tomará o corpo não só como parte inerente de suas posições e construções, mas também como motor da crítica e da criação que sua obra encontra e produz no mundo”, escreve Diniz.

“É com muito orgulho que comemoramos todos os acontecimentos em torno de Jonathas de Andrade com o lançamento de sua publicação no Brasil”, afirma Nara Roesler, fundadora da galeria. O lançamento internacional da publicação aconteceu em junho, primeiramente como parte da programação oficial da Art Basel, na Suíça e, mais tarde em Veneza, na Fondazione In Between Art and Film, onde Jonathas integra a exposição coletiva Penumbra, com o vídeo Olho da Rua (2022), comissionado pela instituição.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs