Evento é considerado um dos maiores de Brasil e acontece nos dias 3 e 4 de dezembro no bairro da Liberdade

O próximo final de semana em São Paulo será de festival oriental gratuito na Praça da Liberdade-Japão: o 52º Toyo Matsuri. Acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, com uma programação cultural das 10h às 18h, repleta de shows musicais, apresentações típicas de dança e taikô (tambor), artes marciais, entre outras atrações. Além disso, haverá oficinas grátis de origami, mangá, oshibana e pix art nos horários das 10h e das 14h.

Toyo Matsuri é um evento realizado há mais de 50 anos pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, sempre no início de dezembro, como forma de agradecimento pelo ano vivido e de boas-vindas ao próximo ciclo. Para isso, a organização decora as ruas do bairro da Liberdade com Noboris, bandeiras típicas com mensagens de Boas Festas e esperança. Elas permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo.

Uma das novidades deste ano, a 52ª edição, será o enfeite Tsuru da sorte. É um origami tradicional que pode ser pendurado no carro ou em qualquer ambiente de casa ou do trabalho. Ele será confeccionado em cores diferentes, representando os desejos para 2023, como: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção. E todas os Tsurus passarão por uma cerimônia xintoísta para receberem uma bênção e serem comercializada durante o Toyo Matsuri por valor simbólico.

Além das atividades do festival, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

“Nosso objetivo é proporcionar alegria, esperança e compartilhar das tradições culturais orientais com os visitantes que prestigiam o bairro da Liberdade. Promovemos há mais de 50 anos esse evento e outros grandes festivais, como o Tanabata Matsuri, também para milhares de pessoas”, comenta Tetuya Fujimoto, atual presidente a ACAL.

A Associação é internacionalmente reconhecida por sua atuação cultural e social, bem como pela melhoria das condições de vida de sua comunidade. O empresário Fujimoto lembra que este vem sendo um ano repleto de desafios. “Além da superação da pandemia pela Covid-19, perdemos o presidente da nossa entidade, Hirofumi Ikesaki, e seguiremos na sua batalha pelo bairro da Liberdade, que completou 117 anos”, finaliza.

Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br

Toyo Matsuri – Festival Oriental

Dias 3 e 4 de dezembro de 2022 (sábado e domingo)

Programação gratuita

Horários: das 10h às 18h

Endereço: Praça da Liberdade-Japão e avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes, São Paulo - SP

Facebook e Instagram: @toyomatsuri

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee