Lula anunciou que vai acabar com o direito à herança em seu governo. Filhos não terão mais direito de bens de seus pais quando eles morrerem. (É Boato).
Durante o período eleitoral, uma das fake news que mais circulou foi a que apontava que o presidente da Argentina Alberto Fernández havia decidido acabar com o direito à herança no país. Agora, uma história circula no Brasil.
Com base em um vídeo de uma live de Lula e Leonardo Boff, está circulando na internet uma mensagem que aponta o presidente eleito teria anunciado o fim do direito à herança no Brasil. A prova seria uma fala em que ele teria falado que, quando os pais morrerem, os filhos não terão direito aos bens. Tudo iria para o governo.
Lula diz que filhos não terão direito à herança quando pais morrerem porque bens vão para o governo?
A tese se espalhou muito entre opositores do governo que está por vir. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula anunciou o fim da herança no próximo governo. Na realidade, o que houve foi uma interpretação errada da fala dele.
As mensagens já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Elas têm características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.
Ao buscar por mais detalhes sobre a fala de Lula, descobrimos algumas coisas que invalidam a tese. A primeira é que o vídeo sequer é de um “anúncio do governo”. Na realidade, o vídeo de Lula com Leonardo Boff foi gravado em junho de 2020.
Ao analisar o conteúdo, podemos perceber uma coisa muito importante: em nenhum momento Lula diz que o fim da herança vai ocorrer no seu governo. Ele sequer fala que quer que os bens de alguém fique no governo.
Na realidade, o que ele indaga é porque algumas pessoas acumulam tanta riqueza (como, por exemplo, 130 bilhões). É aí que ele pergunta se é para deixar para herdeiros que nunca trabalharam. Você pode concordar ou não com a fala, mas tem que concordam que ele não fala em “deixar bens para o governo”.
Vale apontar que não há qualquer previsão de acabar com o direito à herança no plano de governo de Lula. E vamos convir que, mesmo que houvesse, trata-se de uma cláusula pétrea. Ou seja: isso só poderia ser revogado com uma nova Constituição. Vamos combinar que é algo que não ocorrerá.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula prometeu acabar com a herança em seu governo. Trata-se de uma fake news que surgiu de uma interpretação errada de uma fala dele em 2020.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494
Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.
Café de Apoio ao Blog SHD:
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919