Manter uma barba de qualidade requer uma série de cuidados, que são essenciais para a qualidade dos pelos e para a higiene masculina. Por isso, muitas pessoas que trabalham com descartáveis cirúrgicos estão dando mais atenção a essa parte do corpo.

A barba é um elemento estético muito usado por homens de diversos estilos e tem ganhado muita força nos últimos anos, fazendo com que mais pessoas queiram aderir a esse estilo diferenciado.

Entretanto, engana-se o homem que pensa que apenas deixar a barba crescer é o suficiente. Isso porque é possível ter uma barba mal feita e até mesmo desagradável de se olhar.

Para mantê-la em ordem e garantir que você ficará estiloso como deseja, é preciso tomar alguns cuidados essenciais na hora de dar uma atenção especial para essa parte do corpo em particular.

Por conta do interesse cada vez maior em cuidados com as barbas, todo um novo mercado floresceu. Isso se mostrou através da abertura de diversos salões especializados em barba, com experiências diferenciadas para seus usuários.

Além dos salões, empresas de produtos estéticos perceberam as oportunidades surgindo e começaram a criar produtos específicos para cuidados com as barbas. Entretanto, é preciso saber escolher os melhores para seus pelos.

Por isso, identificar alguns passos importantes para garantir cuidados adequados com a barba e ficar com um ótimo visual para seu curso de segurança e saúde ocupacional é fundamental.

Cuidados corretos para as barbas

Embora os cuidados com a barba sejam relativamente simples, eles são essenciais para garantir que você terá uma barba com qualidade e que não terá nenhum tipo de problema com ela.

Vale lembrar que cada pessoa é única, e as barbas não são diferentes. Por isso, é importante você avaliar como sua barba se comporta em questão de crescimento para poder tomar os cuidados corretos com ela.

Dessa forma, você consegue criar um modelo personalizado de atenção com sua barba, verificando itens que sejam importantes nesse tipo de questão antes de ir trabalhar em uma empresa de funcionários terceirizados. Entender essas diferenças é crucial.

1. Higiene da barba

O primeiro ponto que qualquer pessoa com barba precisa se atentar é na higiene. É preciso lavar diariamente a barba para garantir resultados adequados com esse tipo de ação.

Isso porque a barba acaba retendo impurezas e resíduos no dia a dia, e basta andar na rua para estar aberto a esse tipo de ação. Alguns alimentos são também muito importantes para a barba.

Sempre que uma pessoa com barba se alimenta com molhos e outros itens pastosos ou líquidos, há uma chance de ficar resíduos na barba. Sem a lavagem, isso acaba permitindo a proliferação de bactérias.

A falta de cuidados também deixa a aparência da barba suja e desagradável. Por isso, este é um dos itens mais importantes para os cuidados com a barba, garantindo uma aparência adequada para seu trabalho em uma empresa de impressora 3D.

Os sabonetes convencionais podem ser usados para a higiene, mas eles podem deixar a pele ressecada e atrair outros problemas. Por isso, é interessante que você procure produtos próprios para a barba e para a região do rosto como um todo.

2. Hidratação

Um dos maiores segredos de ter uma barba de qualidade e com aparência limpa e agradável é fazer hidratações frequentes. Esse tipo de ação ajuda a cuidar dos fios, principalmente durante períodos mais quentes.

A exposição solar muitas vezes danifica os pelos da barba, ressecando-os e deixando-os mais quebradiços. Para garantir mais qualidade no tratamento da barba, é importante usar um hidratante de qualidade.

Algumas pessoas também preferem o uso de óleos, que dão mais saúde para a barba e possibilitam que ela fique mais vibrante. Em áreas onde não há crescimento de pelo, é ideal usar protetor solar.

Com esses cuidados, a barba ficará sempre macia e com brilho, dando uma aparência diferenciada para o visual com ela quando for trabalhar em uma companhia de rótulos adesivos.

3. Evite coceira

A coceira na barba é um problema que pode gerar uma série de complicações. Essa coceira pode ficar ainda mais forte durante o período inicial de crescimento da barba, ou quando você a apara.

O ideal nestes casos é fazer um bom tratamento e aplicar um produto pós-barba para ajudar a acalmar o rosto, evitando assim a sensação de coceira e o risco de pelos encravarem, o que pode até mesmo causar feridas na pele.

Depois de passar a lâmina de barbear, o ideal é fazer uma lavagem no rosto com água fria. Isso ajuda a fechar os poros abertos pelo processo de aparar a pele e evita possíveis sangramentos.

Dessa maneira você consegue evitar a coceira nesse estágio inicial, protegendo melhor a pele do rosto e ficando muito mais estiloso para participar de eventos corporativos e confraternizações.

4. Troca de lâminas

Muitos homens, ao se barbearem, acabam usando a mesma lâmina por um longo período de tempo. Embora isso não seja ruim, é preciso que elas estejam sempre limpas quando você for aparar os pelos.

Além disso, verificar se a lâmina está adequada é importante para evitar cortes e machucados durante o aparar de sua barba. Se a lâmina estiver enferrujada ou com alguma falha, descarte-a imediatamente.

Lembre-se de fazer a higienização do equipamento e secar muito bem a lâmina para evitar que bactérias possam se proliferar e prejudicar a pele na próxima utilização.

Além disso, sempre que possível, faça a barba à noite, pois dessa forma você evita o suor e o contato direto com o sol enquanto sua pele está mais sensível, protegendo-o para quando for trabalhar em uma fábrica de bancada inox expurgo, por exemplo.

5. Toalhas quentes

Uma técnica tradicional que muitas vezes é apresentada em filmes e seriados quando um personagem está em um barbeiro, a toalha quente é na verdade uma excelente maneira de cuidar da sua barba.

Para conseguir ter o resultado esperado, é interessante usar água quente, uma toalha comum e um pouco de óleo essencial. Existem muitas opções que podem ser usadas, como:

  • Lavanda;

  • Sândalo;

  • Eucalipto;

  • Laranja doce.

Independentemente de sua escolha, basta aplicar um pouco na toalha antes de despejar a água fervente. Não se esqueça de esperar alguns minutos antes de aplicar a toalha no rosto, uma vez que a toalha quente demais pode causar danos na pele.

Quando for descartar os itens descartáveis que usou nesse processo, é interessante utilizar uma lixeira coleta seletiva aço inox.

6. Cuidados com foliculite

A foliculite, conhecida popularmente como pelo encravado, acontece quando há algum tipo de complicação na formação do pelo. Na maioria dos casos, ele não consegue ultrapassar a barreira da pele e começa a gerar uma inflamação.

Para evitar esse tipo de complicação, é ideal fazer uma limpeza esfoliante na pele, deixando os poros livres para o crescimento do pelo. O tempo ideal entre as limpezas é de uma semana.

7. Aparar os fios

Com o tempo, os pelos da barba continuam crescendo e podem gerar algum desconforto. Mesmo que você queira aumentar o tamanho da sua barba, aparar os fios é fundamental.

Isso é ainda mais importante na região do bigode, por sua proximidade com a boca. Ao aparar os pelos, você consegue se alimentar melhor, evitando que os pelos entrem quando você abrir a boca.

8. Estímulo para o crescimento

Existem alguns elementos que podem ativamente ajudar no crescimento da barba, como minoxidil, alguns corticóides e outras substâncias. Entretanto, é preciso cuidado ao usar estes itens.

O ideal é procurar ajuda profissional, como um dermatologista, para verificar se há necessidade de usar esse tipo de item e se existe algum efeito colateral que deva ser levado em conta quando você utilizar estes elementos.

9. Combine sua barba com o cabelo

Para ficar com uma aparência adequada, o ponto mais importante é a harmonia. O cabelo deve fazer parte do visual, e não parecer deslocado ou estranho de alguma forma.

Para homens que têm muito cabelo ou carecas, o ideal é optar por um modelo mais curto de barba, que deixa o rosto mais harmônico. Já pessoas que utilizam cortes baixos e curtos podem usar a barba para desviar a atenção.

Se você pretende colorir os cabelos de alguma forma, é importante equilibrar os tons entre barba e cabelo para evitar uma discordância maior.

10. Nunca faça barba a seco

Molhar o rosto e os fios antes de se barbear é uma parte fundamental desse processo. O mais indicado é o uso de produtos próprios para isso, mas de forma alguma faça a barba a seco.

Esse é o método mais rápido para criar irritações na pele e pelos encravados, além de lesionar o rosto. Para facilitar, é interessante pensar em fazer a barba durante o banho, quando o rosto está molhado.

Considerações finais

Com os cuidados certos, você terá a barba que sempre quis, conseguindo manter saúde e qualidade nos pelos. Por isso, é fundamental saber aplicar essas dicas no seu dia a dia.

Os cuidados com a barba são parte da rotina de quem deseja ter os pelos no rosto e precisa ser normalizado para que cada vez mais as pessoas saibam como cuidar desse elemento estético.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee