A aquisição de conhecimento é hoje a ferramenta mais poderosa no mundo corporativo. E a capacidade de adquirir mais conhecimento e, principalmente, aplicá-lo para soluções é o grande diferencial dos candidatos que têm sido contratados por empresas de alta performance. Empresas e mercados precisam de pessoas que não se contentam com respostas prontas.

As atuais gerações que estão ingressando no mercado de trabalho já chegam com um comportamento diferenciado em relação a aquisição de conhecimentos, pois o acesso à informação tem sido cada vez mais facilitado por meio da tecnologia e da internet, e essa geração sabe fazer isso desde bebê. Para quem não é dessa geração, o aprendizado que se pode obter diante desse novo comportamento é o fato de que é necessário aprender sempre, e cada vez mais.

Ninguém mais precisa ter medo de perguntar ou vergonha de parecer ignorante. Basta consultar sites de pesquisa e em poucos segundos um mundo de possibilidades se abre por meio do acesso à informação em forma de significado, literatura, imagem, vídeo e o que mais houver à disposição sobre o tema. Selecionei algumas dicas que podem mudar seu estado de espírito e ajudar a adquirir mais conhecimento.

Como adquirir mais conhecimento?

1. Mude o hábito aos poucos

Se você não gosta de ler, para romper a barreira do hábito, separe leituras curtas e de assuntos que atraiam a sua atenção. Gradativamente o hábito de ler se tornará um prazer.

2. Mergulhe em sua área

Busque conhecimentos prioritariamente em sua área de atuação, de forma a aumentar conhecimentos específicos ou, pelo menos, manter-se atualizado diante das mudanças que teimam em chegar cada vez mais rápido.

3. Leia em outro idioma

Ler em outro idioma permite que você acumule conhecimentos em duas frentes ao mesmo tempo. Faça suas leituras técnicas em inglês, por exemplo. A ideia é escolher fontes dos países que são relevantes para sua área de atuação.

4. Procure cursos online

Algumas universidades públicas e particulares oferecem cursos de especialização a distância, gratuitos inclusive, de excelente qualidade e que podem ser de grande valia em tempos de redução de despesas.

5. Tenha um mentor

Se está com tempo livre, aproveite para conversar com pessoas que podem lhe acrescentar visões ou dicas de aperfeiçoamento na sua área e aprenda com a vivência e os bons exemplos das pessoas que você respeita.

6. Faça perguntas

Pergunte, sim, tudo o que quer saber, para tudo e para todos que possam trazer luz à sua dúvida. Ao contrário do que imaginou-se durante muito tempo, ignorante não é o que expõe sua situação de desconhecimento fazendo perguntas, mas aquele que se contenta em continuar ignorando assuntos, apenas por furtar-se a perguntar do que se trata.

Por fim, aprenda sempre!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee