Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

A comunicação visual vive ao nosso redor, de nossos feeds sociais aos outdoors que cruzamos em uma estrada. Quer seja produzida por sua equipe interna ou por uma agência de criação, uma ótima comunicação visual é mais do que uma imagem básica, ela cativa, informa e deixa os espectadores querendo mais. 


Mas produzir conteúdo de marketing visual de alta qualidade não é uma tarefa fácil. Requer uma compreensão profunda de como produzir conteúdo que possa atingir objetivos específicos e atingir públicos-chave. 


Embora possa parecer um desafio produzir visuais de alta qualidade, vale a pena. A qualidade e o conteúdo de comunicação visual que você produz podem ter um impacto substancial em seus negócios. 


Mas não se preocupe, compartilharemos dados essenciais sobre como as pessoas respondem à comunicação visual e os tipos de comunicação visual que você pode utilizar. 

O que é comunicação visual?


Como veremos mais adiante, comunicação visual não é o mesmo que design gráfico, porque este não dá a mesma ênfase à apresentação precisa de dados e informações. É por isso que todos os designers de comunicação visual são designers gráficos, mas nem todos os designers gráficos são comunicadores visuais.



Por mais difícil que seja criar um design de comunicação visual de sucesso, interpretar informações visuais rapidamente é algo que vem muito naturalmente para nós. Na verdade, segundo uma estimativa, os recursos visuais comunicam informações 60.000 vezes mais rápido do que o texto.

Estatística de estratégia de marketing visual


A disseminação da tecnologia e da comunicação aumentou as maneiras como usamos os recursos visuais para nos comunicar. E hoje, os profissionais de marketing contam com a comunicação visual para conduzir suas estratégias de marketing. 


Infográficos, visualizações de dados e outros conteúdos visuais mudaram a maneira como lemos, compartilhamos e falamos sobre as informações em todos os setores e públicos.


É por isso que o primeiro passo para saber o movimento certo para sua marca é entender as diferenças de comunicação visual, para que você possa descobrir o que você precisa. Vamos dar uma olhada nas diferenças.

Visualização de dados


A visualização de dados é exatamente o que parece: uma representação visual de números concretos. Estes são diagramas individuais ou gráficos que pegam dados e os apresentam em um formato visual. A visualização de dados pode ser incluída em uma peça maior de comunicação visual, mas uma visualização de dados por conta própria pode ter dificuldade para entregar uma mensagem ou história mais complexa. É por isso que os elementos de visualização de dados costumam ser combinados para criar um infográfico, um gráfico animado ou outro tipo de comunicação visual.

Design gráfico


O design gráfico é um meio visualmente orientado no qual uma variedade de elementos de design são combinados para criar uma obra de arte, um anúncio, material de marketing ou outros tipos de conteúdo. Uma única peça de design gráfico geralmente visa alcançar uma estética coesa seguindo as práticas recomendadas da indústria e criando um clima ou tom específico.

Comunicação visual


A comunicação visual geralmente usa uma combinação de visualização de dados e design gráfico para criar conteúdo cujo objetivo é fornecer informações de forma precisa e atraente. Ele usa uma variedade de elementos visuais para desenvolver uma narrativa e emprega vários formatos para atingir um público. É o retângulo, enquanto a visualização de dados e o design gráfico são simplesmente quadrados.

Tipos de comunicação visual que ajudam a fixar a sua marca


A comunicação visual pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, setores e tópicos para fixar a sua marca. Alguns formatos incluem:

Infográficos



Os infográficos contam uma história usando fatos, dados e recursos visuais. Eles funcionam em formatos digitais e impressos e são uma ótima ferramenta para apresentar uma mensagem clara baseada em dados ou fatos.

Relatórios anuais e financeiros


Os relatórios anuais não precisam ser volumes pesados. Seguindo os fundamentos da comunicação visual e incorporando visualização de dados e iconografia, esses relatórios podem assumir uma nova vida e capturar o interesse e os leitores.

Gráficos de movimento


Os gráficos em movimento, geralmente em 90 segundos ou menos, fornecem histórias dinâmicas. Eles são um ótimo meio para explicar informações, promover produtos ou descrever uma situação. Eles contam com uma abordagem multissensorial para capturar uma resposta emocional no espectador.

Conteúdo interativo


O conteúdo interativo cria uma abordagem prática para o aprendizado. Quer seja um microsite em tamanho real ou um widget compacto, uma experiência interativa pode fornecer quantidades complexas ou substanciais de informações em formatos personalizados e facilmente digeríveis.

Materiais de impressão


Posters. Folhetos. Mala direta. Não importa o tamanho da página, a comunicação visual pode transmitir sua mensagem. Até mesmo um cartão postal pode ser um uso de espaço e informação digno de uma moldura.

Identidade da marca


Manter a integridade de sua marca é fundamental. O estabelecimento de uma identidade visual de marca clara garantirá que cada peça de conteúdo visual que você produz mantenha os valores e objetivos da sua empresa, ao mesmo tempo que atinge um público definido.

Realidade aumentada e virtual


AR e VR oferecem oportunidades para ir mais fundo do que o que está na superfície. Seja fornecendo dados adicionais ou criando um novo universo para mostrar sua marca, essas plataformas de ponta criam uma experiência visual incorporada que comunica o coração de qualquer mensagem.

Campanhas de comunicação visual


Qualquer peça individual de garantia é uma gota no balde de marketing. Com uma abordagem de campanha, você pode usar uma variedade de comunicação visual em todos os canais para contar uma história maior, esteja você construindo o reconhecimento da marca, compartilhando informações ou lançando um produto.

O processo criativo: fazer uma peça de ótimo conteúdo visual


Compreender a importância e as implicações do conteúdo visual é uma coisa ... mas criá-lo é outra. Aqui estão três princípios que você deve ter em mente enquanto trabalha para desenvolver recursos visuais que se destacam.

Comunicação

A criação de peças que se comunicam visualmente requer uma comunicação clara em todo o processo: entre escritores de conteúdo e designers, entre sua equipe de marketing e sua equipe de design e muito mais.


Se você estiver trabalhando com uma agência de comunicação visual, certifique-se de que ela faça pelo menos algumas perguntas básicas sobre seus objetivos e público-alvo. Essas considerações devem ser comunicadas a toda a equipe criativa e devem orientar todo o processo de produção.

Revisão


Mesmo quando você fala sobre seus objetivos, é muito raro que as coisas saiam perfeitamente na primeira tentativa. Trabalhar com uma equipe criativa é um processo colaborativo, então seja claro sobre as mudanças que você gostaria de ver e qual é o seu raciocínio para essas mudanças. 


Uma experiente equipe de comunicadores visuais será capaz de fazer recomendações inteligentes para revisões que abordem suas preocupações, mantendo seus objetivos em uma visão clara.

Parceria


Ao criar conteúdo personalizado - seja um ícone ou uma linguagem visual - é importante que você dê o seu melhor. Trabalhar com uma agência de comunicação visual que pode orientá-lo em direção ao resultado final que é melhor para sua situação e objetivos específicos ajudará sua comunicação visual a se destacar de todas as maneiras certas.


A comunicação visual é uma parte rica de nossa história e evolução. Ele chega até nós naturalmente, por isso achamos mais atraente e fácil de entender do que o texto. Tudo isso o torna uma ferramenta poderosa que os profissionais de marketing não podem ignorar.


Lembre-se de uma coisa se estiver procurando incorporar mais conteúdo de comunicação visual em sua próxima campanha de marketing para fixar a sua marca: foco na qualidade. 


Em um mundo onde visuais de alta qualidade estão por toda parte, o estoque de imagens não será suficiente para prender a atenção do seu público. Portanto, faça parceria com uma agência de comunicação visual para determinar a estratégia visual certa  para sua marca.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919

𝔐𝔢 𝔞𝔧𝔲𝔡𝔢 𝔞 𝔠𝔬𝔫𝔱𝔦𝔫𝔲𝔞𝔯 𝔠𝔬𝔪 𝔬 𝔰𝔦𝔱𝔢!

𝔖𝔢𝔧𝔞 𝔲𝔪 𝔞𝔭𝔬𝔦𝔞𝔡𝔬𝔯: 𝔓𝔦𝔵 11 98363-7919

𝒮𝓊𝒶 𝒶𝒿𝓊𝒹𝒶 𝑒 𝓋𝒾𝓉𝒶𝓁 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝑜𝒷𝓇𝒾𝓇 𝒹𝑒𝓈𝓅𝑒𝓈𝒶𝓈 𝑒 𝒾𝓂𝓅𝓊𝓁𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝓋𝓊𝓁𝑔𝒶ç𝒶𝑜 𝒹𝑜 𝓈𝒾𝓉𝑒, 𝒸𝒶𝓅𝒶𝒸𝒾𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜-𝑜 𝒶 𝒾𝓃𝓈𝓅𝒾𝓇𝒶𝓇 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝒶 𝒻𝒶𝓏𝑒𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃ç𝒶. 𝒥𝓊𝓃𝓉𝑒-𝓈𝑒 𝒶 𝓃𝑜𝓈 𝑒 𝓈𝑒𝒿𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝑒 𝒹𝑜 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓊𝓂 𝒶𝓂𝒶𝓃𝒽𝒶 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝒷𝓇𝒾𝓁𝒽𝒶𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝒶𝒹𝑜𝓇.

GeraLinks - Agregador de links

Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!