O Wi-Fi é uma ferramenta que está na casa da maioria das pessoas, afinal, trata-se de um elemento imprescindível para o acesso à internet. Mais do que isso, através das redes wi-fi é possível trabalhar com diversos elementos de automação em sua casa ou empresa.

Essa tecnologia permite que dispositivos acessem uma mesma rede em particular, compartilhando o acesso a dados e principalmente a conexão à internet, tudo sem a necessidade de fios, seja em uma empresa de quinta roda ou dentro de uma casa.

Ademais, essa conectividade garante uma transferência de arquivos e dados muito mais frequente, possibilitando muito mais interações e acessos tecnológicos para sua companhia.

Por conta disso, é importante ter em mente a forma de você trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação. É importante entender, entretanto, que wi-fi não é uma sigla, como diversas outras ferramentas e mecanismos digitais.

Primeiramente, entenda mais sobre o conceito de Wi-Fi

O termo wi-fi foi criado por uma empresa de marketing, com o objetivo de ter um termo comum para servir como um modelo de interoperabilidade, que garante uma série de recursos disponíveis para, por exemplo, um suporte de TI para pequenas empresas.

Através de um padrão digital, os protocolos de comunicação sem fio são conectados a dispositivos que possuam essa funcionalidade habilitada, o que inclui roteadores de internet e accesss points, que normalmente são compatíveis com diversos modelos e padrões.

Cada uma destas operações trabalha com frequências variadas, garantindo uma largura de banda diferenciada e com acesso a uma quantidade variada de canais de comunicação, ideal para conseguir trabalhar com qualidade esse tipo de conexão.

Existem diversas maneiras de implementar o wi-fi, por isso é importante saber como trabalhar com qualidade para conseguir garantir resultados mais satisfatórios a esse tipo de ação, independentemente se for dentro de uma empresa ou de uma casa.

Conheça alguns modelos de conexão

O modelo mais comum de redes sem fio é conhecido como o sistema de implantação centralizada. Normalmente, esse modelo é implantado em locais onde as redes e os edifícios ficam próximos uns dos outros.

Essa implantação é muito mais segura, uma vez que consolida o potencial da rede sem fio e facilita atualizações e manutenções de recursos e mecanismos que precisam ser identificados.

Além disso, é mais fácil habilitar algumas outras funcionalidades sem fio com soluções em internet, como:

  • Iluminação automatizada;

  • Smartphones;

  • Smart TV;

  • Segurança de portas e janelas.

Os mecanismos mais avançados são mais fáceis de lidar quando você trabalha com esse modelo de implementação, em grande parte por conta da instalação de controladores de maneira local e centralizada.

Já a implementação convergente é muito melhor qualificada para uma conexão mais estável e potente. É importante ter em mente que esse conceito de wi-fi é muito necessário para conseguir trabalhar com um dispositivo de rede única.

Este dispositivo, que funcionará como um switch de acesso, também será o controlador da rede sem fio, otimizando seus resultados e criando um material mais adequado para sua estrutura de trabalho.

Um dos modelos mais recentes é o de implantação na nuvem. Este conceito amplamente tecnológico utiliza a própria internet para se conectar, através de uma série de painéis que se conectam a uma catraca para academia ou outro elemento.

Com a implantação na nuvem, todas as informações relevantes para o funcionamento do dispositivo ficam na internet, tendo que ser ligadas de maneira diferenciada para conseguir trabalhar com qualidade em suas ações.

Entretanto, um dos problemas recorrentes desse tipo de atividade é a falha de conexão, em grande parte pela perda de sinal. Em escritórios ou casas muito grandes, é comum que a rede original não dê conta de atender todo o espaço necessário.

Por isso, é preciso pensar em formas de trabalhar com mais qualidade o sinal de wi-fi que você utiliza, e existem algumas maneiras simples, mas que podem ter resultados muito satisfatórios.

Por isso, é muito importante entender como você pode realizar com qualidade suas ações e trabalhar seu potencial de exploração com esse tipo de ferramenta. Assim, você pode conquistar um resultado mais adequado, seja em uma empresa de arruela lisa ou não.

Veja como melhorar sua conexão sem fio

Muitas pessoas precisam de recursos externos para conseguir utilizar todos os seus mecanismos digitais, sobretudo com o avanço dos processos de automação. Hoje, você pode ter sua casa inteira automatizada, desde equipamentos eletrônicos até luz e portas.

Por isso, ter uma internet consistente, que não apresente falhas ou fraqueza de sinal, é muito importante. Para conseguir esse tipo de resultado, o primeiro ponto que você precisa tomar é fortalecer sua rede sem fio.

Cada situação, entretanto, é singular, e você precisa ter conhecimento de suas necessidades para conseguir trabalhar com qualidade nesse tipo de ação. Por isso, é importante conseguir conquistar um recurso que supra todas as suas necessidades.

Pois bem, pensando nisso, separamos cinco dicas que podem ajudar a manter a sua conexão sempre boa. Sendo elas:

1.    Posicionamento do roteador

O roteador é o dispositivo de onde a internet sai, e é preciso que você saiba posicioná-lo com qualidade para que toda a sua residência consiga ter um acesso decente à internet.

Vale lembrar que quanto mais distante você estiver dele, maiores as chances de ter problemas com sua conexão, uma vez que o sinal enfraquece, principalmente se houver muitos obstáculos no caminho, como um redutor planetário ou divisórias de gesso.

Por isso, é importante saber como posicionar esse tipo de equipamento para conseguir usufruir todo o potencial dele, alcançando uma qualidade muito maior de internet.

Assim, você consegue explorar todo o potencial de sua residência, sem precisar de outras ferramentas. O primeiro ponto que você deve ter em mente é colocar o equipamento em um ambiente de livre passagem, sem muitos objetos em volta.

Além disso, a propagação das ondas do wi-fi é muito maior de cima para baixo, o que significa que quanto mais alto você colocar o roteador, maior será a capacidade de transmissão de dados.

Alguns itens, principalmente aqueles com vidro, como espelhos ou aquários, são prejudiciais para o dispositivo, uma vez que podem causar interferência no sinal. Dessa forma, afastar o roteador é fundamental.

A melhor conexão vai facilitar em diversos momentos, seja para procurar sobre válvula de pressão ou para fazer uma reunião virtual na empresa.

2.    Atualizações frequentes

O firmware é o mecanismo digital que permite o funcionamento do roteador. Por não ser algo tão visível quanto um software ou um hardware, é comum que este elemento seja deixado de lado, e as pessoas passam anos sem atualizá-lo.

Entretanto, o firmware é uma peça-chave para o roteador funcionar com sua capacidade total, e quanto mais tempo passar sem atualizações, mais defasado ele estará, apresentando mais falhas e outros problemas de desenvolvimento.

Por conta disso, é importante saber como lidar com esse tipo de ferramenta, buscando opções de versão mais atualizadas e fazendo constantes modificações para que você sempre tenha seu equipamento em funcionamento total e absoluto.

Dessa forma, você garante um resultado muito mais satisfatório para conseguir trabalhar com seu roteador corretamente.

3.    Reinicie com frequência

Este é um hábito pouco utilizado. Normalmente, o usuário só reinicia o roteador quando há algum problema na conexão, ou quando solicitado pelo suporte técnico de sua operadora de internet. Entretanto, esta técnica deve ser realizada com frequência.

Ao reiniciar o dispositivo, você elimina da memória padrão uma série de dados, que permite que ele trabalhe com mais eficiência, assim como uma bomba industrial atua dentro de uma empresa.

Além disso, a temperatura do roteador quando ele é reiniciado diminui, permitindo que você trabalhe com mais qualidade nesse tipo de ação.

4.    Aumente sua segurança digital

A quantidade de pessoas utilizando seu wi-fi também contribui para a lentidão e falhas do sistema. Por isso, é importante que você evite esse tipo de situação com uma senha mais complexa e avançada.

Isso porque quando você não coloca senha em sua internet, qualquer pessoa nas proximidades pode acabar utilizando o serviço. Além disso, algumas pessoas ativamente buscam “roubar” o sinal alheio, utilizando senhas padronizadas e comuns.

Por isso, é ideal que você utilize senhas complexas com números e letras para conseguir trabalhar com mais tranquilidade e evitar tentativas de acesso não autorizadas.

5.    Repetidores de sinal

Mesmo que você compre um roteador muito potente, é possível que ele não consiga acessar todo o espaço de sua casa ou escritório.

Sobretudo em ambientes com mais de um andar, é importante saber como conseguir conexão em todo o espaço, sem precisar contratar mais de uma vez o serviço. Os repetidores de sinal funcionam para esse tipo de ação.

Esse equipamento funciona como seu nome já diz. Basta ligá-lo em um ambiente onde a conexão ainda é forte, e ele repetirá o sinal para outros ambientes, tornando mais efetivo esse tipo de ação e conseguindo trabalhar com mais qualidade em outros ambientes.

Considerações finais

Em tempos de home office e lojas virtuais, ter uma boa internet é um passo fundamental para qualquer pessoa que trabalha utilizando a rede de computadores. Por isso, conseguir acesso irrestrito e de qualidade é uma preocupação séria.

Esse tipo de ação só é possível quando você se preocupa com a forma como seus dispositivos estão recebendo a conexão, com um wi-fi mais poderoso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee