8.4.21

O Pix veio para ficar

O Pix é um sucesso sob diversas óticas: adoção por milhares de usuários, estabilidade e segurança do sistema, redução de custos e maior velocidade e eficiência no processamento de operações.

O que pouca gente sabe é que diversas novas funcionalidades, como o Saque Pix e o Pix Garantido estão sendo desenvolvidas pelo Banco Central e pela iniciativa privada e ainda este ano devem ser lançadas para o mercado.



Um dos focos da agenda evolutiva do Pix para 2022 será adicionar funções ao sistema de pagamento e impulsionar as transações P2B (entre pessoas e empresas), reduzindo a necessidade de uso de dinheiro em espécie para transações comerciais.

Com a nova funcionalidade, será permitido fazer cobranças com vencimentos em datas futuras, e será possível incluir o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos.

Para o segundo trimestre de 2021, está prevista a implementação do Saque Pix, que possibilitará ao usuário fazer transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e sacar a quantia em espécie em estabelecimentos cadastrados.

Também para este ano está previsto o Pix Garantido, que permitirá ao usuário fazer transações como se fossem compras parceladas.


GeraLinks - Agregador de links