Dicas simples garantem renovação do espaço interno do lar

Todo ambiente em que passamos muito tempo, tanto na casa, como no escritório, por mais aconchegante que seja, nos motiva a querer incrementar algumas mudanças. Por isso, é comum que se diga que a decoração de uma residência começa no dia da mudança e não termina nunca mais.

A forma como os ambientes internos são construídos muda, inclusive, nosso humor. Seja pelas cores, pela organização ou pela quantidade de luz, passar algum tempo em algum ambiente que ative nosso sentido, mesmo que de maneira sútil, tem alguma influência em nosso estado de espírito.

É exatamente por isso que devemos estar atentos à forma como decoramos nossa casa. Da mesma maneira, observar como estamos tratando ela também pode dizer muito sobre nosso estado mental. 

Algumas mudanças podem, inclusive, serem feitas sem gastar absolutamente nada. Dicas muito simples, e algumas até óbvias, fazem toda a diferença na decoração da casa, estimulam a criatividade e podem ter custo zero. Separamos algumas para você. 

Confira.

Use flores e plantas naturais

Já pensou em começar a colher as flores do seu próprio jardim, trazê-las para dentro de casa ou pedir uma muda de planta para aquele amigo que tem várias delas? Trazer flores e plantas naturais para dentro do lar pode te custar nada e incrementar a decoração.

A sensação de conforto e bem-estar é garantida. Uma vez que a planta estiver bem estabelecida, você pode começar a fazer suas próprias mudas, seja para aumentar a quantidade delas pelos cômodos da casa ou para presentear amigos e familiares.

Aposte no minimalismo

Muitas vezes, a renovação pode vir de uma retirada em vez de um acréscimo. Menos pode, sim, ser mais. Faça um inventário de tudo que você tem e veja se precisa de todos os objetos que estão a sua disposição em casa. As chances são de você se surpreender e perceber que não necessita de muita coisa.

Dá, inclusive, para fazer algum dinheiro com esse desapego. Caso os móveis estejam em bom estado, vale a pena anunciar a venda deles. Existem diversas plataformas on-line que te ajudam nisso, e mesmo as redes sociais podem ser um importante aliado nesse processo.

Vire o tapete

Muitos modelos de tapetes têm uma parte inferior tão bonita quanto a que foi feita para ficar à mostra. Em geral, em especial, nos modelos orientais, a imagem atrás é como um negativo da figura da frente, com as cores inversas. Isso vai dar um toque retrô supercharmoso para sua sala ou seu quarto.

Vale dizer que esse procedimento não funciona com qualquer peça de tapeçaria. A dica é experimentar e ver se agrada ao seu gosto.

Remova o revestimento de um móvel antigo de madeira

Se você tem um móvel de madeira com a tinta já envelhecida, simplesmente remova-a por completo. Se a mobília for muito antiga, é possível que ela tenha mais um revestimento, uma vez que pintar diretamente por cima dele é uma prática comum na renovação de objetos. Assim, remova todas as camadas.

A madeira por baixo da tinta vai estar relativamente conservada e com um aspecto mais seco que dá um charme rústico ao objeto. Se quiser, pode lixar e passar algum óleo para hidratar a superfície que, agora, está à mostra. De qualquer forma, só a remoção da pintura antiga já será o suficiente para dar um toque de renovação para a sua casa.

Crie um cantinho de leitura

É comum que tenhamos muitos livros guardados em diferentes partes da casa, como gavetas do aparador, parte superior do armário ou esquecidos numa mesa de canto. Todos esses exemplares juntos poderiam compor um cantinho de leitura. Separe todos eles, tire a poeira e escolha um único lugar para onde poderiam ir.

Pode ser aquela estante da sala que está meio esquecida ou, até mesmo, apenas uma poltrona e um cesto que caibam os livros. Essa dica também vale para outros objetos. Uma forma muito simples de mudar o ambiente da casa é criar ambientes com uma finalidade específica. Então, use a criatividade e dê asas para a imaginação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee