Ingerir mais chás e iogurtes, limpar a casa com mais frequência e evitar estofados e limpar as narinas com solução salina são medidas simples para aliviar o desconforto provocado por coceiras, espirros e congestão nasal

Com o término do verão, as temperaturas médias e a umidade dos ambientes começam a baixar, atingindo seus menores valores no inverno. Por isso, na estação mais fria do ano, é comum uma maior ocorrência de alergias e sintomas relacionados a problemas respiratórios, como asma e rinite.

Um ambiente arejado é fundamental para reduzir a frequência de tais sintomas.  Deixar a casa ventilada e garantir a umidade relativa do ar acima de 50% é importante para afastar poluentes, bactérias e vírus.

Contudo, especialmente em grandes cidades, conseguir esses fatores pode ser um pouco mais difícil. A imensa população dos centros urbanos, como São Paulo, provoca aglomerações em transportes públicos, o que facilita a disseminação de doenças. Por isso, se você costuma enfrentar problemas nessa época do ano, siga as dicas a seguir.

Mantenha a limpeza em dia

Pelos, ácaros, poluição do meio ambiente, fezes de insetos e descamação da pele de animais: todos esses materiais são motivos de alergias, exigindo uma limpeza mais frequente da casa.

Estofados, travesseiros, colchões e edredons abrigam mais ácaros, portanto, devem ser constantemente limpos. Tapetes, carpetes e tecidos são os principais abrigos de ácaros e pelos por isso, devem receber especial atenção. 

Aspiradores de pó não são eficazes na remoção de partículas, e os aparelhos mais velhos podem até trazer mais ácaros para as superfícies em que são usados.

Se possível, evite materiais estofados para o piso, pois, além de acumular essas partículas, eles mofam se forem molhados ou permanecerem úmidos. Priorize azulejos, laminados e vinil, cuja limpeza é mais fácil.

Limpe as narinas

Lavar as narinas três vezes ao dia, quando as alergias são intensas, alivia sintomas como congestão, coceira e espirros. Uma opção é limpá-las com vapor, a partir da ingestão de chás de urtiga, por exemplo, já que essa planta possui propriedades anti-histamínicas. 

Outro método é lavá-las com uma solução salina que pode ser preparada em casa. Basta misturar meio litro de água morna, meia colher (de chá) de sal e meia colher (de chá) de bicarbonato de sódio.

Para colocar no nariz, use um conta-gotas ou um dispositivo de irrigação nasal, que pode ser comprado em farmácias. Incline a cabeça sobre uma pia e vire-a para deixar a narina esquerda apontada para baixo. 

Delicadamente, lave a narina direita com 250 ml da solução, que escorrerá pelo lado esquerdo. Então, assoe o nariz com cuidado. Repita as mesmas etapas na outra narina com a solução salina restante.

Tenha mais cuidado com a alimentação

Além da urtiga, chá de maçã é uma excelente fonte de quercetina, que atua como antioxidante no organismo, controlando a liberação de substâncias inflamatórias responsáveis por reações alérgicas mais comuns. Uvas vermelhas e cebola crua também são ricos neste ingrediente.

Outra dica importante é aumentar a ingestão de iogurtes. Pessoas que ingerem, pelo menos, 250 ml desses laticínios têm uma redução de até três dias nas manifestações de sintomas alérgicos. Uma possível explicação é que os iogurtes possuem probióticos, substâncias que aumentam a atividade e a produção de células de defesa do organismo.

Evite objetos desnecessários

A bagunça provocada por pilhas de revistas e objetos sem uso são ótimos abrigos para mofo e poeira. Por isso, organize o quarto com frequência e evite empilhá-los, especialmente perto de almofadas, travesseiros, sofá e cama. Além disso, recomenda-se usar purificadores de ar com filtro HEPA, capazes de remover partículas, desde poeira, ácaros e pele descamada de animais.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee