Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).


Veja se você está cuidando dos seus móveis da maneira correta

Móveis de madeira combinam com os mais variados ambientes da casa, desde os armários da cozinha até o guarda-roupas de madeira no quarto. Contudo, para mantê-los sempre bonitos, é necessário ter algumas cautelas diários. Será que você está cuidando corretamente dos seus móveis? Veja os principais erros e acertos.

Objetos pesados em cima ou dentro do móvel

Guarda-roupas e armários têm a função de guardar objetos. Ainda assim, é indicado tomar cuidado com o peso. Você pode consultar informações com o fabricante e, até mesmo, ao saber o tipo de madeira que o móvel é feito.

O compensado, por exemplo, é menos resistente que o pinus. Este último pode até ser utilizado na parte externa da casa, exatamente por resistir à ação do tempo. Então, evite colocar muito peso em cima ou dentro dos móveis, pois existe o risco de afundar prateleiras e pernas das mesas.

Proteção para colocar panelas quentes e bebidas na mesa

No caso da mesa de madeira, não importa qual tipo, é indispensável colocar alguma proteção antes de trazer panelas e bebidas. O calor pode causar danos no móvel, da mesma forma que os líquidos.

Assim, é indicado usar uma toalha plástica por cima do tampo da mesa, para evitar acidentes. De qualquer forma, se a mesa de madeira é para trabalho ou descanso de revista, use porta-copos sempre que for deixar um recipiente apoiado no móvel.

Móvel exposto diretamente ao Sol

A não ser que sejam móveis para a área externa da casa, o melhor é evitar a exposição da mobília direta ao Sol. Coloque armários, mesas e guarda-roupas de madeira em um local iluminado, mas que não receba luz solar direta durante um dia inteiro.

Como a madeira dilata, um móvel feito desse material que fica exposto diretamente ao Sol irá passar por esse processo e, durante à noite, voltar ao seu tamanho normal. Por mais que a dilação da madeira seja pequena, parafusos podem se soltar e a cor natural do móvel irá desbotar.

Móvel distante da parede

Encostar móveis de madeira na parede não é correto. Como se trata de um material poroso, existem chances dele ser afetado pela umidade. Neste caso, a madeira apodrece com o tempo e você perde seu móvel.

Armários de cozinha fixados nas paredes precisam ser feitos de materiais que resistem à umidade, como a mesma madeira de móveis externos. A de reflorestamento também é um bom exemplo, além da madeira maciça e a de demolição.

Agora, se os móveis não são fixos, adote a ideia de mantê-los 5 cm distantes das paredes. Ao mesmo tempo, escolha uma posição que não permita luz solar direta. Assim, você evita o problema da umidade e do desbotamento.

Limpeza com os produtos certos

Limpar os móveis é importante para que não estraguem. No entanto, tenha em mente que a madeira é um material mais sensível, então não é permitido aplicar qualquer produto na hora de remover a sujeira nela.

O álcool, por exemplo, é proibido, já que pode causar manchas. Se o móvel precisar de uma limpeza mais profunda, o ideal é apostar em um pano molhado em água e sabão neutro. A finalização deve ser feita com um tecido seco, para evitar que a madeira fique úmida.

Aplicação de verniz

Uma vez ao ano, é recomendado fazer a aplicação de verniz, ao menos nos móveis da área externa da casa. O objetivo é aumentar a vida útil deles. No entanto, mesas, cadeiras e guarda-roupas também podem ser envernizados.

Antes de aplicar o produto, pesquise se ele é indicado para aquele tipo de madeira. Além disso, vale conferir se o móvel pode ser envernizado. Em alguns casos, é indicado deixar a tarefa para um profissional, já que terá que lixar a madeira primeiro antes de passar o verniz.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!