Veja se você está cuidando dos seus móveis da maneira correta

Móveis de madeira combinam com os mais variados ambientes da casa, desde os armários da cozinha até o guarda-roupas de madeira no quarto. Contudo, para mantê-los sempre bonitos, é necessário ter algumas cautelas diários. Será que você está cuidando corretamente dos seus móveis? Veja os principais erros e acertos.

Objetos pesados em cima ou dentro do móvel

Guarda-roupas e armários têm a função de guardar objetos. Ainda assim, é indicado tomar cuidado com o peso. Você pode consultar informações com o fabricante e, até mesmo, ao saber o tipo de madeira que o móvel é feito.

O compensado, por exemplo, é menos resistente que o pinus. Este último pode até ser utilizado na parte externa da casa, exatamente por resistir à ação do tempo. Então, evite colocar muito peso em cima ou dentro dos móveis, pois existe o risco de afundar prateleiras e pernas das mesas.

Proteção para colocar panelas quentes e bebidas na mesa

No caso da mesa de madeira, não importa qual tipo, é indispensável colocar alguma proteção antes de trazer panelas e bebidas. O calor pode causar danos no móvel, da mesma forma que os líquidos.

Assim, é indicado usar uma toalha plástica por cima do tampo da mesa, para evitar acidentes. De qualquer forma, se a mesa de madeira é para trabalho ou descanso de revista, use porta-copos sempre que for deixar um recipiente apoiado no móvel.

Móvel exposto diretamente ao Sol

A não ser que sejam móveis para a área externa da casa, o melhor é evitar a exposição da mobília direta ao Sol. Coloque armários, mesas e guarda-roupas de madeira em um local iluminado, mas que não receba luz solar direta durante um dia inteiro.

Como a madeira dilata, um móvel feito desse material que fica exposto diretamente ao Sol irá passar por esse processo e, durante à noite, voltar ao seu tamanho normal. Por mais que a dilação da madeira seja pequena, parafusos podem se soltar e a cor natural do móvel irá desbotar.

Móvel distante da parede

Encostar móveis de madeira na parede não é correto. Como se trata de um material poroso, existem chances dele ser afetado pela umidade. Neste caso, a madeira apodrece com o tempo e você perde seu móvel.

Armários de cozinha fixados nas paredes precisam ser feitos de materiais que resistem à umidade, como a mesma madeira de móveis externos. A de reflorestamento também é um bom exemplo, além da madeira maciça e a de demolição.

Agora, se os móveis não são fixos, adote a ideia de mantê-los 5 cm distantes das paredes. Ao mesmo tempo, escolha uma posição que não permita luz solar direta. Assim, você evita o problema da umidade e do desbotamento.

Limpeza com os produtos certos

Limpar os móveis é importante para que não estraguem. No entanto, tenha em mente que a madeira é um material mais sensível, então não é permitido aplicar qualquer produto na hora de remover a sujeira nela.

O álcool, por exemplo, é proibido, já que pode causar manchas. Se o móvel precisar de uma limpeza mais profunda, o ideal é apostar em um pano molhado em água e sabão neutro. A finalização deve ser feita com um tecido seco, para evitar que a madeira fique úmida.

Aplicação de verniz

Uma vez ao ano, é recomendado fazer a aplicação de verniz, ao menos nos móveis da área externa da casa. O objetivo é aumentar a vida útil deles. No entanto, mesas, cadeiras e guarda-roupas também podem ser envernizados.

Antes de aplicar o produto, pesquise se ele é indicado para aquele tipo de madeira. Além disso, vale conferir se o móvel pode ser envernizado. Em alguns casos, é indicado deixar a tarefa para um profissional, já que terá que lixar a madeira primeiro antes de passar o verniz.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee