Explorar sabores e criatividade são a chave para bebidas com a cara da estação

Há quem prefira deixar a cerveja para os dias mais quentes, mas sem abrir mão de um drink gostoso para aproveitar o clima frio durante o inverno. 

De mãos dadas com a estação, os vinhos acabam sendo a escolha da maioria das pessoas em período de temperaturas mais baixas, principalmente, porque a atmosfera dos lugares acaba ficando mais intimista, pedindo uma boa taça da bebida. 

Com o distanciamento social perdurando mais tempo do que todos esperavam no Brasil, youtubers, baristas e donos de bares têm compartilhado receitas, incentivando as pessoas a fazerem seus próprios drinks em casa

Aliás, muita gente está sentindo falta das bebidas tradicionais, que costumam ser vendidas nas festas juninas, mas que também podem ser feitas em casa. Confira uma seleção de alguns drinks que, com certeza, vão aquecer o seu inverno. 

Irish Coffee 

Entre as bebidas clássicas encontradas em pubs e cafés mais descolados, o Irish Coffee é uma das mais famosas. Combinando um bom uísque irlandês com o sabor inconfundível do café, esse drink é ótimo para momentos intimistas no inverno. 

Algumas pessoas arriscam trocar o tradicional uísque pelo licor Baileys, o que resulta em um drink igualmente saboroso. Os ingredientes são: 

1 xícara de café fresco — de preferência bem quente, servido após a filtragem;
1 ½ xícara de uísque irlandês — geralmente, o Jameson; 
creme de leite fresco batido ou chantilly de sua preferência, 
açúcar a gosto. 

Para preparar o drink, basta misturar o café com o açúcar, até que ele dissolva completamente. Acrescente o uísque e misture mais uma vez. Por fim, encha o restante do copo com o creme, deixando que ele “boie” em cima do líquido. 

Caipimenta

Mesmo no inverno, a tradicional caipirinha não pode fazer falta nas mãos dos brasileiros e turistas que frequentam o país nessa época do ano. Conhecida pelo seu sabor refrescante, essa receita acrescenta um toque de calor com um ingrediente bastante utilizado por aqui. Confira os ingredientes: 

gomos de tangerina; 
pimenta-biquinho,
80 ml de cachaça — melhor ainda se for brasileira!

Em um copo, amasse os gomos junto à pimenta. Tome cuidado com o olho! Acrescente o gelo e a cachaça. Misture bem e sirva. 

Choconhaque 

Uma das bebidas mais pedidas em dias frios é o bom e velho chocolate quente. Com sabor para ninguém botar defeito, a bebida clássica foi misturada ao imponente conhaque, criando uma união que aquece qualquer um. Para prepará-á, você vai precisar de: 

200 ml de leite quente — a temperatura varia dependendo do seu gosto;
50 ml de conhaque;
4 colheres de sopa de chocolate em pó — não use achocolatado;
açúcar a gosto;
chantilly ou creme de leite fresco batido, 
canela em pó. 

Misture o leite e o conhaque, mexendo bastante com uma colher ou um mixer. Em seguida, adicione o açúcar e o chocolate. Cubra a mistura com o creme e finalize com a canela polvilhada. 

Vinho Quente 

Em diversas versões, com rótulos de diferentes preços, o vinho quente é a grande sensação das quermesses e das festas juninas ao redor de todo o país. Cada lugar acaba acrescentando seu toque de sabor à receita original, ganhando selo gourmet em algumas. O modo de preparo tradicional pede:

1 ½ xícara de açúcar — pode ser utilizado mel ou uma menor quantidade de açúcar se o vinho for suave;
canela em pau;
cravo-da-índia — em quantidade mínima, pois, a ideia é só saborear a bebida;
casca de 1 laranja ralada;
1 litro de vinho tinto seco;
1 xícara de água,
1 maçã em cubos.

Em um recipiente, adicione todos os ingredientes em fogo com temperatura alta, até começar a ferver. Diminua-a e mexa por cerca de 15 minutos. A bebida já estará pronta para ser servida. 

Quentão

Lado a lado com o vinho quente nas mãos dos amantes do inverno nos meses de junho e julho, o quentão é uma bebida à base de pinga e gengibre, com sabor intenso e características bem brasileiras. Para fazer o seu, tenha em mãos:

1 litro de pinga;
alguns cravos-da-índia;
1 raiz de gengibre — maior ou menor, dependendo da intensidade de sabor desejada;
1 pau de canela, 
4 colheres de sopa de açúcar — o tipo do açúcar pode afetar a coloração da bebida e o gosto adocicado presente nela.

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver. Com o fogo baixo, cozinhe por cerca de 20 minutos, experimentando para garantir a necessidade de mais ou menos açúcar. Depois de pronta, deixe a bebida descansar por 1 dia. O quentão não estraga ao ser aquecido novamente para ser servido.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee