Divulgação Reprodução

Confira quais são os elementos da moda retrô e entenda por que eles estão fazendo tanto sucesso. 

Quando o assunto é moda, o universo retrô sempre dá o ar da graça. Trazer para o contexto atual roupas, sapatos e acessórios de épocas remotas é uma ótima oportunidade para quem já desfilou por aí com os looks da época matar a saudade.

Mas, não são apenas os mais velhos que curtem esse retorno. Quem não vivenciou a moda no passado também pode sentir um pouco do que os itens da composição representam.

Nas vitrines e nos desfiles de moda atuais, a gente pode presenciar a volta dos anos 80 e 90. O que foi sucesso no final do século XX voltou a ser tendência em grande parte do mundo. 

Estilo pautado na liberdade

A principal tendência que dita o retorno de modas antigas reflete a valorização da liberdade e do gosto particular.  Os movimentos na sociedade e na cultura estão indicando que as pessoas estão se valorizando e se aceitando mais.

Todos esses elementos são muito a cara das décadas de 80 e 90. Todo esse desejo de ser livre, leve e solto veio parar nas passarelas do século XXI e reforça o caráter emancipatório das escolhas particulares.

E o que a gente faz com tudo isso? O melhor caminho para dar as boas vindas às vibes oitentista e noventista é se apropriar de toda essa carga de liberdade, montar o look ideal e mergulhar nesse universo fascinante e cheio de brilho e presença.

Brilho, amplitude e muitas cores

São tantos os elementos emblemáticos dos anos 80 e 90 que fica difícil estabelecer apenas um para traduzir essas épocas. No que diz respeito à marcação de presença, a economia e discrição não são as palavras mais adequadas para definir a moda retrô.

Estamos falando da ode ao brilho, das ombreiras bufantes. E não para por aí! Também tem os vinis, plásticos, strass e outros ícones que estão reflorescendo e marcando presença nos guarda roupas atuais.

Monte seu look  inspirado na moda retrô

Para entrar nesse clima de retorno dos anos 80 e 90, a primeira coisa que você deve saber é quais são os itens característicos dessas épocas. Para te ajudar, a gente fez uma lista que contempla os que mais se destacam.

Bolsas retangulares de alça curta: Prometem marcar presença nos looks atuais. A tendência é usar tamanhos compactos e lenço estampado amarrado na lateral para dar ao acessório um toque de personalização.

Bucket bags:  As famosas bolsas saco são reconhecidas por sua praticidade e por se adaptar a looks casuais ou despojados. Modelos em couro e estampados já podem ser vistos por aí. 

Pochete: Podem ser encontradas em diversas cores, modelos e tamanhos. Você pode adquirir modelos em couro, tecido, jeans, lona, vinil entre outros materiais.

New Balance: A fabricante colocou no mercado o tênis 1600 depois de mais de 20 anos.  O relançamento seguiu onda da moda retrô surfada e foi muito bem recebido.

Sapatos: Essa categoria dos anos 90 veio parar em peso no século XXI. Você verá muitos modelos de plástico coloridos e transparentes. Sapatos femininos com Bicos quadrados também são a marca registrada da moda retrô. 

E não para por aí! A papete, modelo de sandália que foi um verdadeiro estouro nos anos 90 voltou com tudo para mostrar que conforto nunca sai de moda.  E o que dizer dos coturnos, sandálias e botas de salto plataforma?

Por fim, mas não menos importante, os chinelos e sandálias de tira única também vieram dar o ar da graça. Com esses modelos, o pé é sustentado por uma tira grossa de plástico, couro ou tecido emborrachado. 

Aqueles que tiveram um apego emocional a ele na época, agora, veem no seu retorno a oportunidade de reviver momentos de pura descontração. O mesmo vale para os iniciantes na moda típica dos anos 90, que esbanjam estilo desfilando por aí.

Acessórios: Se você está vendo pessoas andando por aí com mini óculos de sol ou armações redondas, isso é um sinal de que os anos 80 estão dizendo um “oi”. O mesmo vale para os grandes brincos de argola.

Outros acessórios típicos da moda retrô são os  chockers, colares que ficam bem justos e colados no pescoço. Também tem os body chains, que são uma espécie de colares que envolvem o pescoço, cruzam a barriga e circundam a parte posterior da cintura. 

Roupas: As estampas xadrez são típicas dos anos 80 e 90. Junto delas estão a cintura alta e a jaqueta de vinil (com ombreira, claro!).  Outra peça muito emblemática da moda retrô é a jardineira jeans.

Se você acha que as camisetas "croppeds" foram criadas no século XXI, estamos aqui pra te dizer que isso não é verdade. Essa peça e sua combinação com moletons são marcas registradas da era disco. O mesmo vale para a saia de vinil branco ou vermelho. 

Os jeans oversizeds não poderiam ficar de fora dessa atmosfera. Estamos nos referindo ao estilo “roupas de mãe”, ou seja, aquelas peças com lavagens desgastadas e com tamanho muito maior do que nosso manequim. Um conforto só!

Camisa jeans com calça jeans, pode? Claro que pode! Não há nada mais retrô do que a sobreposição dessas peças. A dica é usar tonalidades ou lavagens diferentes e ser feliz. 

Maquiagem: No rosto, muitas cores! Assim é a definição da maquiagem ditada pela moda retrô. As sombras típicas dos anos 80 compõem tons vibrantes que deixam a pálpebra móvel destacada. 

Na região dos olhos, a tendência é apostar no amarelo, roxo, azul, verde, rosa ou marrom. E nos lábios? Vermelho bem marcado! As técnicas de make também são emblemáticas. O blush em diagonal tem um glamour à parte. Ele começa na maçã do rosto e vai até a região das sobrancelhas. 

Busque inspiração na hora de compor seu visual

A dica para receber esse clima dos anos 80 e 90 de abraços abertos é se entregar á liberdade e brincar na composição dos looks. Vale tudo, inclusive, misturar peças atuais no visual. 

Você também pode explorar a combinação entre os estilos casual e chique e abusar do brilho. Mas, sobre esse último, o ideal é focar em um elemento de destaque. Se você carregar na maquiagem, por exemplo, deixe a roupa mais neutra.

O contrário também é possível. Se quiser apostar nas roupas de vinil, o melhor é deixar a maquiagem mais leve e preferir tons mais neutros. Quer mais inspiração? Então selecione uma lista de filmes da época e prepara a pipoca.

Certamente, você encontrará uma ampla lista de personagens que foram verdadeiros influenciadores de estilos. Para aprimorar esse encontro fantástico com a moda retrô, não deixe de criar uma playlist com músicas dos anos 80 e 90. 

Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente. 
#sejahojediferente #sejadiferente #correntedobem
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee