Se a sua gengiva apresenta má-formação, é muito fina, exageradamente grande, ou se as raízes dos seus dentes estão expostas, uma plástica gengival será a técnica recomendada para dar-lhe uma aparência saudável, discreta e com todas as características que promovam uma boa harmonia facial.

Quem realiza esse tipo de cirurgia?
Uma gengivoplastia (o seu nome técnico) dever ser realizada por um periodontista. Mas há casos em que um cirurgião-dentista especializado em periodontia pode ser o profissional mais indicado; seja pela dificuldade em encontrar um periodontista na sua região ou pelo grau de complexidade da intervenção.

plástica gengival

Quem precisa recorrer à plástica gengival?

Se a sua gengiva movimenta-se a ponto de exibir as raízes dos seus dentes, ou se você apresenta um quadro de sorriso gengival (quando as gengivas são enormes), ou até mesmo se ela apresenta-se extremamente frágil, saiba que está entre aqueles indivíduos para os quais a gengivoplastia é indicada.

Quais as vantagens e desvantagens da gengivoplastia?

Vantagens:
Devolve a harmonia facial;
Cirurgia minimamente invasiva;
Pós-operatório simples e sem dor;
Resultados com durabilidade para longo prazo.

Desvantagens:
Possibilidade mínima de reverter a cirurgia;
Podem ocorrer complicações;
Eventuais ocorrências no pós-operatório;
Outros transtornos geralmente ligados a um mau procedimento.

Quanto tempo duram os resultados da cirurgia?

Uma plástica gengival dura por toda a vida de um indivíduo – desde que, obviamente, tenha sido realizada por um profissional experiente e expert no procedimento.

O que pode comprometer o resultado são as falhas na higiene bucal após a cirurgia. Uma higiene mal feita resulta em processos inflamatórios, principalmente nas primeiras horas após a intervenção.

Como é o pós operatório?

O pós operatório da plástica gengival é dos mais simples. Somente um pouco de dor local pode ocorrer. E também há casos em que a região fica mais sensível, a depender do nível de invasão da cirurgia.

No entanto, será necessário observar cuidadosamente o prazo de 1 semana com uma certa restrição a alimentos sólidos, além do uso rigoroso dos produtos de higiene recomendados.

E ao final de 10 ou 12 dias já será possível retirar os pontos e voltar à rotina normal que mantinha antes do procedimento.

A cirurgia pode causar danos à gengiva?

Não. Toda e qualquer consequência negativa só poderá ocorrer por imperícia médica, planejamento mal feito, uso incorreto da técnica, entre outras ações que podem resultar em uma maior sensibilidade dos dentes ou na retração das gengivas.

Por isso mesmo, o recomendado é o critério na escolha do profissional que fará a cirurgia. Observe como ele é avaliado pelos seus clientes (até mesmo via redes sociais), as condições do consultório, especializações que possui, entre outras informações que o ajudem a decidir corretamente.

Há restrições para quem usa aparelhos ortodônticos?

Aqui o problema costuma estar relacionado com o pós operatório, já que o uso de aparelhos dificulta a correta higienização dos dentes – uma etapa fundamental para a obtenção de resultados satisfatórios.

Por isso mesmo é necessário não descuidar com o uso dos instrumentos para higienização que serão recomendados pelo especialista.

Mas as restrições ficam só nisso. Não há qualquer razão para que um indivíduo que utilize aparelhos esteja impossibilitado de realizar uma plástica gengival.

Agora fique à vontade para deixar a sua opinião sobre esse artigo e continue compartilhando os nossos conteúdos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee