Visuais coloridos estão em alta, e o segredo está no círculo de cores. Veja como combiná-las

As cores fortes e vivas têm o seu lugar garantido nas passarelas e nas ruas sempre que o clima esquenta e o verão vem. Este ano, além das cores fortes, os tons mais diferentes, e a mistura de vários deles estão em alta. Aliás, essa é uma tendência que vale tanto para os homens quanto para as mulheres.

O problema é que muita gente fica em dúvida sobre como misturar cores nos looks sem ficar com um visual extremamente carregado ou sem sentido. Essa é uma dúvida legítima, já que realmente é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer as combinações.


Abandonando o look monocromático

Um jeito certeiro de não errar na hora de misturar cores é apostar na combinação daquelas cores da mesma família, variando apenas o tom e criando os famosos looks monocromáticos. 

Eles podem ser super estilosos, especialmente se a pessoa apostar em diferentes texturas e tecidos e abusar dos acessórios. Apesar disso, a tendência agora é ser um pouco mais ousado e misturar cores. Vamos sair da zona de conforto?

Combinando cores análogas

Um bom jeito de combinar cores marcantes, especialmente para quem está começando agora a se aventurar nesse estilo, é apostando em cores da mesma família, como o rosa e o vermelho, ou o azul e o verde, por exemplo.

Apesar de já serem combinações mais chamativas — e que estão em alta —, os tons que pertencem ao mesmo círculo de cores tendem a ser mais harmônicos entre si, e as chances de errar são menores porque eles costumam se complementar.

Uma dica é usar a parte de cima de uma cor e a de baixo de outra, mas também é tendência combinar um look de uma cor só, com acessórios coloridos de outra cor vizinha no círculo de cores.

Misturando cores complementares
As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo de cores, como o azul e o vermelho, o roxo e o amarelo ou o rosa e o verde. E a combinação delas resulta em looks bastante ousados.

Misturar cores fortes e opostas dá ao visual uma sensação de blocos de cor, o que pode ser ótimo para pessoas altas, pois faz parecer que elas têm alguns centímetros a menos. Já se a pessoa é baixinha e quer disfarçar a característica, essa pode não ser uma boa opção. 

Uma dica para quem vai apostar nesse tipo de look é usar um tom mais vibrante combinado com outro mais fechado, para que o visual fique harmônico. Ser ousado não significa exagerar na dose.

Escolhendo mais de duas cores

Se combinar duas cores fortes já é um desafio, imagina fazer isso com três ou mais? A tendência é escolher cores que tenham a mesma distância no círculo de cores, como roxo e verde ou azul, amarelo e laranja.

Esse tipo de look utiliza bastante o color blocking, justamente porque o contraste entre cores vibrantes ajuda a harmonizar o visual. Uma dica é mesclar cores fortes com outras mais suaves, para, assim, como no caso acima, não ficar demais.

Outra dica é escolher o lugar onde vai fazer essas combinações porque, apesar de ficarem harmônicas se a pessoa fizer as escolhas certas, o excesso de cores deixa a produção mais despojada e informal.

Usando o neutro com qualquer outra cor

O assunto é cor, mas é sempre bom lembrar que peças pretas, cinzas ou brancas costumam ir bem com todas as outras cores e, portanto, são coringas na hora das combinações, incluindo nas mais ousadas. 

Vá para a frente do espelho e experimente!

Muita gente confunde criatividade de ousadia com falta de bom senso, e esse, definitivamente, não é o caso. Não se trata de misturar qualquer cor e, mesmo utilizando essas dicas, a melhor forma de saber se deu certo é indo para a frente do espelho e testando.

O segredo está sempre no círculo cromático e nas três cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Todas as outras cores vêm dessas, sabia? No começo, pode ser o caso de consultar esse círculo, mas, depois, a tendência é se acostumar. Vamos ousar mais nas combinações?

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee