A técnica tradicional foi criada no ano de 1978 pelo cirurgião francês Yves-Gerard Illouzsendo comum o surgimento de inovações que acompanham o avanço da medicina e da tecnologia, como é o caso da lipoaspiração a laser.
Reprodução Divulgação
O que é lipoaspiração a laser?
A lipoaspiração a laserconsiste em uma cirurgia plástica que visa à remoção da gordura localizada em diferentes partes do corpo, como abdômen, flancos, coxas, glúteos, joelhos e outros.
Essa técnica promove um rompimento com laser da gordura antes que ela seja aspirada. Esse processo de queda das moléculas de gordura facilita a retirada.
O que difere a técnica da lipoaspiração tradicional?
A lipoaspiração a laser e a tradicional são semelhantes, no entanto, na primeira ocorre o uso do laser para quebrar a membrana das células gordurosas, o que facilita a remoção da gordura localizada.
No caso do procedimento tradicional é usada apenas a solução tumescente, que consiste em um líquido que contém soro fisiológico e adrenalina, para quebrar as células de gorduras que serão aspiradas posteriormente com a cânula cirúrgica.
Devido facilitar a retirada da gordura, especialistas acreditam que a lipoaspiração a laser reduz o trauma cirúrgico, o que melhora o pós-operatório e o tempo de recuperação do paciente.
Destaca-se que no procedimento a laser há o risco de queimadura que não existe na técnica tradicional. Esse risco, no entanto, é minimizado com a escolha de um cirurgião plástico de confiança e experiente.
Para quem ela é indicada?
A lipoaspiração a laser tem a mesma indicação da técnica tradicional: pessoas insatisfeitas com depósitos de gordura localizada que não são eliminados com cuidados tradicionais, como dietas e exercícios físicos.
O procedimento não deve ser considerado uma solução para emagrecer e pacientes acima do peso, com excesso de estrias, flacidez na pele ou pouca elasticidade não são bons candidatos.
O paciente estar saudável e dentro do peso indicado reduz as chances de complicações durante a técnica e também torna o pós-operatório mais tranquilo e seguro.
A lipoaspiração a laser pode ser realizada em diferentes partes do corpo que tenham gordura localizada, com abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada), joelhos e glúteos.
A técnica contribui na melhora do contorno corporal, proporcionando resultados mais satisfatórios para pacientes que estejam conscientes das possibilidades do procedimento.
Como a lipoaspiração a laser é realizada?
Na técnica de lipoaspiração a laser, o feixe de luz chega ao depósito de gordura através de uma cânula com uma fibra ótica acoplada.
São realizadas pequenas incisões semelhantes às da técnica tradicional. É inserida a solução tumescente visando à diminuição do sangramento e parafacilitação na remoção da gordura localizada.
A inserção das cânulas é feita pelas incisões até a derme, segunda camada da pele, sendo feita a aspiração da gordura pelo mesmo mecanismo.
Em geral, a técnica é feita utilizando laser de CO₂ou de Diodo que fazem a quebra das membranas das células de gordura. O cirurgião executa um movimento de vai e vem para expandir a área beneficiada pelo procedimento.
Em seguida é realizada a remoção da cânula e o paciente permanece de repouso até que o efeito da anestesia passe.
Como é o pós-operatório do procedimento?
Independente da técnica realizada, o pós-operatório da lipoaspiração a laser exige alguns cuidados, como:
• repouso de, emmédia, de 3 a 5 dias;
• fazer sessões de drenagem linfática a partir do 4º dia;
• usar a cinta compressora na região operada;
• nãorealizaratividadesfísicas por, pelomenos, um mês;
• tomar apenas os remédios prescritos pelo especialista.
Todas as recomendações do pós-operatório serão informadas pelo cirurgião plástico e equipe médica. Os resultados estão diretamente relacionados ao cumprimento adequado das indicações.
A lipoaspiração a laser é uma técnica segura e autorizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sendo fundamental consultar-se com um cirurgião plástico associado à instituição para verificar se o procedimento é o mais indicado ao caso.