A Volkswagen é uma empresa alemã e está há 64 anos no Brasil. Começou suas atividades no bairro Ipiranga, em São Paulo, com uma pequena unidade e depois, em 1959, inaugurou a fábrica do Anchieta, contando com o incentivo do então presidente Juscelino Kubistchek (JK).

Com seu Plano de Metas, JK propôs ao povo brasileiro desenvolver o país em cinco anos, com o lema “cinquenta anos em cinco”. O plano consistia em injetar investimentos em áreas fundamentais para alavancar o país economicamente, considerando infraestrutura, rodovias, hidrelétricas, aeroportos e indústria. 

O setor automobilístico recebeu muito aporte financeiro, o que atraiu investimentos de grandes empresas, inclusive montadoras. Foi em seu governo que Ford, Volkswagen e General Motors entraram no país.



O Variant, por exemplo, foi criado em 1970 e, ao observar os comerciais da época utilizados para sua divulgação, percebe-se a exaltação dos conceitos de praticidade, amplo espaço e potência. Um carro ideal para o dia a dia, mas que não decepcionava quando o objetivo era viajar e rodar o país. Um combo de características que fizeram o modelo automotivo cair nas graças do consumidor na década de 70.




Em 1977 surgiu um novo modelo da Variant, chamado de Variant II, um projeto exclusivamente nacional, com design similar ao da Brasília, porém mais amplo. Essa era a característica mais exaltada do carro em seus comerciais, por exemplo. 



O Variant permaneceu na linha de produção de 1969 a 1977, dando espaço para o Gol que veio logo em seguida. Como todo carro, saiu de linha quando se tornou obsoleto no mercado. Era considerado um modelo classe média, com motor 1.6 traseiro, 4 cilindros, boxer, refrigeração a ar, 1.584 cm³ e 2 carburadores de corpo simples, com um consumo médio de 12,3 km/L. Suas dimensões reais eram: comprimento 4326 mm; largura 1630 mm; e altura 1430 mm. Seu design era considerado moderno para a época, robusto e de manutenção fácil. 

O amplo espaço cativava o público consumidor.

As informações são do Autos Cultura Mix

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!




꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.