ONG flagrada roubando um diamante de 2 toneladas e meia?
Imagem Reprodução Divulgação Internet

Circula nas redes sociais um vídeo no qual um grupo de pessoas coloca uma pedra preciosa na caçamba de uma caminhonete. 

As informações são do Yahoo Confira:

Na legenda, é dito que se trata de uma apreensão do Exército. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. 

Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Pedra preciosa com 2 toneladas e meia que já estava em uma ONG se preparando para viajar. Exército invadiu apreendeu esse tesouro agora pertence ao Brasil rito, isso a Globo não mostra!”
Legenda de vídeo publicado nas redes sociais que, até as 16h40, tinha sido compartilhado por mais de 2,6 mil pessoas

FALSO
A pedra que aparece no vídeo analisado pela Lupa não foi apreendida por militares brasileiros. Em nota, o Centro Comunicação Social do Exército diz que “desconhece totalmente os fatos mencionados no referido vídeo”, e que “não há elementos [no vídeo] que fazem referência à atuação do Exército Brasileiro”. Tampouco há qualquer evidência da participação de ONGs no transporte da pedra, ou de que o vídeo tenha sido gravado na Amazônia.

Outras versões do mesmo vídeo mencionam ainda que a pedra preciosa seria um diamante. Essa afirmação é ainda menos plausível. O maior diamante bruto da história, o Diamante Cullinan, foi encontrado em 1905, na África do Sul, e pesava somente 621,35 gramas. Ou seja, a pedra mostrada no vídeo pesa 4 mil vezes mais.

Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org e E-Farsas.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee